A Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, a primeira emissora do Sertão Pernambucano, nasceu em completa hoje 54 anos. Para marcar o aniversário da emissora e a inauguração do Museu do Rádio, a programação está definida.
Nesta sexta (04), às 19h00, Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco. No sábado (05), às 19h00 haverá a inauguração do Museu do Rádio, no bairro São Francisco. Às 22h00, shows com Gilliard e Banda, além do sanfoneiro regional Lindomar Souza em palco armado no Bairro São Francisco.
História : Foi através das ideias e mãos de um bispo visionário, Dom João José Mota e Albuquerque, que viu no rádio um veiculo perfeito no processo não apenas de evangelização, mas especialmente o de criar um espaço de difusão de valores éticos, políticos e socioculturais, além de propor e efetuar uma formação educativa fundamental ao desenvolvimento da comunidade, que a emissora foi fundada, desbravando a comunicação no Sertão Pernambucano.
Destaca-se em toda a sua história em especial o nome de um radialista que é uma espécie de patrono do rádio interiorano: Valdecyr Xavier de Menezes, convidado por Dom Mota para assumir a emissora, deixou a Rádio Clube de Pernambuco, à época a Rádio mais potente do estado e esteve desde a fundação da Rádio Pajeú até falecer em 04 de dezembro de 1989 aos 61 anos. A emissora acompanhou passo a passo o processo de democratização do país e acompanhou a chegada das novas tecnologias.
Atualmente, a Rádio Pajeú tem uma programação com informação, música, prestação de serviço e um espaço especial para evangelização, com participação de representantes da Igreja, como Bispos e Sacerdotes. Muitos foram os profissionais revelados para emissoras de rádio de todo o país.
Nomes como Anchieta Santos, Augusto Martins, Elias Mariano, Vanderley Galdino, Celso Brandão, Aldo Vidal, Nill Júnior, Micheli Martins e Juliana Lima passaram ou ainda permanecem na emissora.
A Pajeú é líder de audiência na região e difunde seu som também através da Internet. Sua programação já lhe rendeu vários prêmios, com destaque para o Ayrton Senna de Jornalismo e o Microfone de Prata (UNDA/CNBB) pelos relevantes serviços prestados a toda a região.
Por Nill Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário