25/09/2013

FERNANDO BEZERRA CONFIRMA QUE ATO EM FLORES SERÁ ÚLTIMO COMO MINISTRO."ÁGUA DA ADUTORA EM AFOGADOS PODE CHEGAR ANTES"

Em entrevista gravada a pouco para o programa Manhã Total , que apresento diariamente na Rádio Pajeú, o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho falou sobre a Adutora do Pajeú, sua saída do Ministério e 2014. Leia :

Qual a importância do trecho da Adutora que o senhor inaugura hoje ?

Fernando Bezerra : Estamos esta tarde entregando mais uma etapa desse trecho da Adutora que vai até Flores. Tudo isso com os trabalhos em ritmo acelerado para em novembro alcançar Afogados e iniciar as tratativas para o segundo trecho quando a Adutora vai chegar a outras cidades.

Hoje a notícia do dia é de que a Barragem de Brotas entra em colapso daqui a no máximo 15 dias. O cronograma da Adutora será cumprido ?

Fernando Bezerra : Com certeza. Estarei com Roberto Tavares em Flores e vamos antecipar e entrega da água até Afogados porque o DNOCs está com toda as providências tomadas para não deixar escapar, passar esta data que é 15 de novembro. Além disso tem uma série de alternativas para fazer manejo dentro das Adutoras que a Compesa manteve na região.

O senhor foi questionado aqui porque chegou a sinalizar que a água poderia chegar a Afogados até 1º de julho. Porque a promessa não saiu ?

Fernando Bezerra : Nós tínhamos a expectativa sim, quando nos comprometemos com o prefeito que era possível chegar com água do São Francisco nesta data. Ocorre que tivemos percalços com desapropriação de área em função de discussão de retirada da faixa do DER. Tivemos apoio do MP para levar essa compreensão junto aos proprietários. Também tivemos dificuldades para aditivos de contrato para execução da obra e isso foi destravado pelo DNOCs. O importante é que a gente chega com uma obra estruturante para a região.

Será mesmo seu último ato como ministro no Pajeú ?

Fernando Bezerra : Na realidade estamos nos afastando do Ministério cumprindo deliberação do partido. Estive com a Presidenta Dilma e ela pediu para aguardar retorno dos Estados Unidos para trabalhos na ONU. Ela chega amanhã e temos expectativa de roda de conversa dela com Eduardo. Mas a decisão do partido é definitiva. Devo estar saindo.

Alguns chegaram a sinalizar que Dilma poderia pedir para o senhor ficar. Por outro lado PMDB e PT já miram o cargo…

Fernando Bezerra : Vamos sair sim do Ministério. A decisão será cumprida. Vamos fazer isso da melhor maneira, facilitando esse processo e aguardando a escolha do que vai seguir com essas obras.

Há um medo de que haja descontinuidade das obras como a Adutora e Baragem da Ingazeira com sua saída do Ministério. Isso é possível ?

Fernando Bezerra : Tenho a alegria de poder dizer que viabilizamos R$ 400 milhões em obras, boa parte em execução como adutora do Serigí, barragens como a da Ingazeira no Pajeú e tantas outras obras licitadas e com ritmo adequado até o fim de 2014 e outras até 2015 como é o caso da transposição do São Francisco. Não haverá esse problema.

Humberto Costa reclamou que o senhor não o convidou para Flores. O que houve ?

Fernando Bezerra : Falei com ele e Pedro Eugênio. Ele me ligou, falei da agenda atribulada em função do meu afastamento. Tentei compatibilizar a entrega em Flores para data mais conveniente mas hoje assino mais um trecho da vertente litorânea da Paraíba. Amanhã vou ter eventos com Geraldo Júlio e Zé Queiroz e vou a minha cidade de Petrolina. Sexta estarei em Brasília com Dilma e Eduardo. A agenda não permitiu uma data conveniente que permitisse participação de Deputados e Senadores. Mas não faltará oportunidade. A água tá já em Carnaíba e vamos ter a alegria de ter a Presidente Dilma numa grande festa em novembro em Afogados.

O Senador Armando Monteiro começou a adotar tom de candidato em eventos recentes do PTB. E o senhor, já se articula como candidato ao Governo do Estado em 2014 ?

Fernando Bezerra : Para mim 2013 é ano de trabalho. Estou dedicado a encerrar minhas atividades no Ministério. Já 2014 deve ficar em 2014. Estamos concluindo uma missão confiada pelo partdo e por Dilma. Depois, vamos aguardar a convocação do partido.

Por Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário