16/07/2013

Recife Celebra a Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora do Carmo...







Nossa Senhora do Carmo, cuja festa celebra-se hoje, é um título dado à Mãe de Jesus pelos católicos, com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A tradição desta invocação mariana é relacionada ao Escapulário do Carmo, trazido ao peito pelos devotos e membros dessa Ordem: duas peças de lã ou metal atadas por um cordão, com figuras de Maria e Jesus, em sinal de seguimento e proteção de Nossa Senhora.
Nossa Senhora do Carmo foi escolhida como padroeira do Recife em 1908, depois de uma campanha de assinaturas organizada por religiosos da Ordem carmelita espanhola. A mobilização teve o apoio de pessoas importantes da época, como o barão de Casa Forte, a viscondessa do Livramento e famílias tradicionais, tendo a coroação canônica acontecido em 1917. A sua festa está acontecendo na Basílica do Carmo no centro da cidade (em cujas portas foi deixado, no ano de 1825, o corpo do grande revolucionário Frei Caneca.

A programação para este dia da Padroeira do Recife é a seguinte:

- Missas na basílica às 5h, 6h, 7h, 8h, 10h e meio-dia. As missas no claustro acontecerão às 5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 11h30, 12h30 e 13h30.

- Veja como fica a Tradicional Procissão:
A procissão com a imagem da santa sairá da Basílica do Carmo do Recife, às 17h. Este ano, o percurso aumentou e os fiéis seguirão até a Igreja do Carmo de Olinda, totalizando cerca de 8 quilômetros de caminhada.

E você pode acompanhar todas as informações, matérias e as transmissões das missas, através do facebook da Paróquia de Tabira.

Que Nossa Senhora do Carmo, nos proteja e nos guarde sempre!

Informações: Jornal do Commercio
Por: Erivelton Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário