06/06/2013

Afogados da Ingazeira vai ganhar centro de atendimento às mulheres vítimas de violência

A Lei Maria da Penha foi fundamental para dar visibilidade à luta das mulheres contra a violência. Ela também foi importante para tirar da impunidade os agressores. O que era silêncio transformou-se num clamor generalizado por um mundo sem violência contra as mulheres.

Em Pernambuco, apenas 13 municípios possuem Centros Especializados de Atendimento às mulheres vítimas de violência. Afogados da Ingazeira será o 14º município do Estado a receber o equipamento. Isso ficou acertado em reunião ocorrida segunda (03), na Secretaria Estadual da Mulher, no Recife, com a participação da Secretária de Assistência Social de Afogados, Joana Darc, e a Diretora Estadual de enfrentamento à violência de Gênero, Fábia Lopes.

Para a instalação da unidade, o Governo do Estado vai doar os equipamentos (mobília, computadores, notebooks, aparelhos de som, TV, Fax e DVD, ar condicionado, além de um veículo utilitário, com capacidade para sete passageiros). A Prefeitura de Afogados da Ingazeira coordenará os serviços de atendimento e ficará responsável por alugar um imóvel para o funcionamento do Centro e contratar os profissionais - psicólogo, assistente social, advogado, motorista e recepcionista - que atuarão na triagem, atendimento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai elaborar uma cartilha com orientações às mulheres que sofrem com a violência doméstica, contendo informações úteis e estratégias para um plano de segurança pessoal. “A reunião foi maravilhosa. Precisamos dar um basta a todas as formas de violência, sobretudo a violência de gênero. O centro será importante para combater essa violência e para nos ajudar a construir uma cultura de paz em Afogados da Ingazeira,” afirmou Joana Darc. A previsão da Secretaria Estadual da Mulher e da Prefeitura de Afogados é que a unidade seja inaugurada entre os meses de Setembro e Outubro próximos.

Fonte Blog do Sertão

0 comentários: