01/05/2013

Governo de PE anuncia reajuste de 6% no programa Chapéu de Palha

Trabalhadores rurais se concentraram em ruas do centro do Recife. (Foto: Priscila Miranda / G1)

Após protesto de trabalhadores rurais, que fizeram passeata pelas ruas do centro Recife, nesta terça-feira (30), o governador Eduardo Campos anunciou que irá reajustar em 6% o valor do programa Chapéu de Palha. A medida deve atingir aproximadamente 6 mil agricultores que recebem o benefício. Os manifestantes participaram do "Grito da Terra", ato que cobrou do governo mais atenção para as questões relativas à seca e à reestruturação produtiva do interior.

"Nós temos uma série de políticas que vão desde o abastecimento d'água, da forragem, da ajuda à estruturação e legalização das pequenas propriedades no campo. Hoje nós anunciamos o reajuste de 6% na bolsa do Chapéu de Palha para este ano e outros 6% para próximo ano", disse o governador. Eduardo falou ainda da criação de um piso para o valor do Chapéu de Palha, que agora será de no mínimo R$ 100 para todos os beneficiados.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, falou que as medidas anunciadas pelo governador foram importantes, mas acredita que é preciso que outros pontos voltem a ser discutidos. "Na nossa pauta [de reivindicação] , a gente tinha trabalhado com o governo para ele pudesse falar de 14 itens que são centrais pra nós, e que precisava de uma resposta urgente. A resposta não veio na dimensão que a gente gostaria, porque nós queremos uma secretaria de estado, que possa tocar a agricultura familiar", afirmou.Antes do anúncio, Eduardo recebeu representantes da Federação Estadual de Agricultores (Fetape) e de outros sindicatos de trabalhadores rurais. Ele recebeu um documento com 56 itens que reivindicam melhorias. Destes,14 foram definidos como pontos centrais pelos manifestantes.

Do G1 PE

0 comentários: