04/05/2013

ATERRO SANITÁRIO, PRÓVIAS E LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PAUTA DO CIMPAJEÚ

Buscar soluções coletivas para os problemas que são comuns aos municípios, barateando o custo das ações. Essa é a principal tarefa dos consórcios intermunicipais. É assim que tem trabalhado o Consórcio de Municípios do Pajeú - CIMPAJEÚ, presidido pelo Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

Ontem, durante reunião do Consórcio, ocorrida no Instituto Tecnológico Federal, em Afogados da Ingazeira, somente seis Prefeitos estiveram presentes, para discutirem temas relevantes. A empresa Eco-trade Engenharia Ambiental apresentou uma proposta para destinação sustentável dos resíduos sólidos produzidos nos municípios. Além do gerenciamento dos resíduos, a proposta prevê a transformação do chorume em água (não potável), a produção de adubo orgânico através de compostagem e a formalização da mão de obra dos catadores.

Os Prefeitos irão avaliar melhor a proposta uma vez que para ser viável economicamente, a unidade de tratamento dos resíduos deve abranger municípios cujas populações, somadas, ultrapassem 100 mil habitantes. Esse número obriga a adesão de um número maior de municípios, muitos dos quais ficarão distantes da unidade, encarecendo o custo do transporte do lixo.

 Por Marcello Patriota

0 comentários: