05/04/2013

COODAPIS ameniza os efeitos negativos da seca.

Em Conseqüência da seca o valor do kg de mel teve um aumento significativo em relação ao ano passado, por não ter a florada normalizada, e sim acentuadas em determinadas regiões, teve também uma diminuição na produção em todo o Estado. Mais como a cooperativa tem ligações em todo Nordeste, teve uma entrada de mel na região do Sul da Bahia e Maranhão.

Com todas as dificuldades os apicultores estão bastantes otimistas e felizes por que a COODAPIS, elevou o preço pago ao produtor de mel, que antes era de R$ 6,00kg e agora são R$ 10,00 o kg, pago ao apicultor. Com isso os produtores estão mais animados e dispostos a investirem cada vez mais nessa atividade, que apesar de terem perdidos alguns enxames, não houve prejuízos financeiro pois as abelhas que abandonaram as colméias naturalmente retornarão a habitar no próximo inverno.

É o inverso do que aconteceu com os criadores de gado, que tiveram que presenciar o seu patrimônio ir embora, e no próximo inverno ele não volta. Por isso a COODAPIS vem se empenhando a cada dia para intensificar a apicultura de forma dinâmica e objetiva, buscando investimentos e apoio ao Governo Municipal, Estadual e Federal para implantar uma apicultura inovadora, produtiva e de baixo custo.


(Jornal Tabira)

0 comentários: