28/02/2013

AFOGADOS : IMPLANTAÇÃO DO VOTO BIOMÉTRICO MARCADA PARA 15 DE MARÇO

Está confirmada a implantação do Sistema do Voto Biométrico em Afogados da Ingazeira. A cerimônia que marca o início do processo está marcada para a Sede do Cartório Eleitoral no próximo dia 15 de março, às 10h.

A solenidade será conduzida pela Juíza Eleitoral Maria da Conceição Godoi Bertholini, Juíza da 66ª Zona Eleitoral, que abriga eleitores de Afogados da Ingazeira e Iguaraci.

Mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Em oito capitais vai acontecer o recadastramento pelo sistema biométrico: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em 100% dos municípios brasileiros.

Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada através da impressão digital. No caso do cadastramento que será efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição. Há também críticas ao sistema : a maior delas, de que o processo de votação pelo sistema é mais demorado. Mas por outro lado, é infinitamente mais seguro, a prova de fraudes.

Por Nill Júnior

0 comentários: