13/12/2012

Pedro Eugênio homenageia Gonzagão e recebe título de cidadão honorário de Exu

O dia em que Brasil comemora o centenário de um dos seus maiores gênios da música popular também foi especial para o deputado federal Pedro Eugênio, presidente do PT de Pernambuco. A Câmara de Vereadores de Exu, cidade natal do mestre Luiz Gonzaga, rei do baião, concedeu ao parlamentar o título de cidadão honorário. Impossibilitado de estar presente na cerimônia que marcou as festividades no sertão nordestino, ele aproveitou para fazer um pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a sessão solene realizada especialmente em homenagem ao seu conterrâneo.“Luiz Gonzaga, rei do baião, pernambucano e filho de Exú, terra de bravos. Terra que nos legou o pioneirismo de mulheres guerreira e libertárias, que foi Bárbara de Alencar, revolucionária de 1817”, disse Pedro Eugênio no início de sua fala, ao lembrar que a cidade foi o berço dessas figuras importantes para a cultura brasileira, e que deixaram sua marca na história do povo nordestino.

Pedro Eugênio lembrou o protagonismo de artistas como Humberto Teixeira, parceiro de Gonzagão, José Dantas, o grande poeta do Pajeú, e Gonzaguinha, “rebento precioso” do mestre sanfoneiro que sintetizou magistralmente os ritmos populares.

“O canto universal de Luiz Gonzaga nos acalanta até hoje. Tornou-se um ritmo próprio, marca registrada do nosso sertão pernambucano, nordestino, mas também do Brasil de mil faces musicais, e do mundo, claro, que é o espaço maior onde cabe a importância do baião”, declamou.

Agradecimento

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco aproveitou a sessão solene para agradecer a homenagem do povo de Exu, nas pessoas dos vereadores Francisco Brígido de Souza, o Tiquinho, Miguel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rigoberto, e a presidenta regional do partido, Naelma.

“Quero aproveitar e agradecer a iniciativa do vereador Tiquinho e dos vereadores de Exu por estarem hoje, no dia em que homenageiam Luiz Gonzaga, concebendo-me o titulo de cidadão daquela terra”, registrou o parlamentar.

Ao final do discurso, Pedro Eugênio fez uma comparação entre a trajetória do mestre Gonzagão e o histórico de luta do Partido dos Trabalhadores. “Meu partido tem compromissos e bebe nas águas da luta pela igualdade do nosso povo. Nada mais representativo nesta luta do que a capacidade do homem do povo simples, incendiado de paixão pela sua terra, ter sido capaz de criar uma obra universal e única, fincada na cultura e na história do povo nordestino, e fazê-la universal, digna de estar sendo homenageada por todos nós. Portanto, viva o eterno Luiz Gonzaga, rei do Baião”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário