Imagens captadas pelo satélite Meteosat-9 mostram que boa parte do Nordeste enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos. Nas imagens é possível ver que 80% do semiárido da região sofre com a estiagem, o que representa seis vezes o percentual registrado no ano passado.
A pedido do UOL, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) produziu dois mapas, com imagens referentes aos meses de abril de 2011 e 2012. A diferença gritantes entre os cenários pode ser comprovadas pelas áreas em vermelho –as quais a vegetação encontra-se afetada pela falta de água.
Veja Álbum de fotos
Em 2011, quando o volume de chuvas no início do ano ficou dentro da média, a área do semiárido nordestino atingida por estiagem não chegava a 15%.
Segundo dados atualizados na sexta-feira (27), pelo menos 550 municípios já estão com decreto de situação de emergência em vigor por conta da estiagem ou da seca. O número deve crescer nos próximos dias, já que vários municípios anunciaram que ainda preparam a documentação.
Segundo o coordenador do laboratório da Ufal, o meteorologista Humberto Barbosa, a situação na região é grave e tende a piorar nos próximos meses, já que a quadra chuvosa sertaneja começa em fevereiro e termina em maio –o inverno no semiárido é marcado por chuvas raras e de baixa intensidade.
Nº DE CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NO NORDESTE*
Bahia 225
Rio Grande do Norte 139
Piauí 96
Pernambuco 41
Alagoas 25
Sergipe 18
Ceará 6
Paraíba 0
* Até sexta-feira (27/4)
VEJA MAIS
fonte blog tv web sertão
0 comentários:
Postar um comentário