05/12/2011

Parceria entre Reino Unido e Pernambuco promove intercâmbio entre estudantes da rede estadual



O secretário de Educação, Anderson Gomes, assinou um protocolo de intenção que garantirá o intercâmbio de estudantes pernambucanos para a Inglaterra. A iniciativa, que faz parte do Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), aconteceu no British Council, na Ilha do Leite, durante a cerimônia de inauguração do novo consulado-geral do Reino Unido, no Estado.

Além do secretário, o evento contou com a presença do ministro adjunto das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Browner, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, o cônsul-geral em São Paulo, John Doddrel, e o representante do Itamaraty no Nordeste, Isrnad Penha Brasil.

“Cerca de mil estudantes participantes do programa irão passar um semestre fora do Brasil, em 2012. Os lugares escolhidos foram: Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. A ideia, desenvolvida a partir do programa, é uma tentativa que os alunos voltem sabendo falar a língua inglesa fluentemente”, explicou Gomes, ao adiantar que os estudantes ganhadores serão selecionados pelas próprias unidades de ensino. “Queremos que os nossos alunos sejam, lá fora, embaixador dos 124 municípios pernambucanos participantes da ação”, finalizou, ao informar que tudo será custeado pelo Governo de Pernambuco.

Para o ministro Jeremy Browner, a ação é uma oportunidade para que o Estado tenha uma relação sólida com o Reino Unido. “Vamos trocar experiências. O intercâmbio será importante não somente para os estudantes brasileiros, mas principalmente para os alunos britânicos. Será uma oportunidade para a troca de informações entre as culturas”, avaliou.

Consulado–geral - Pernambuco é a única capital nordestina a ter o órgão britânico de representação diplomática. Além do Recife, existem outros dois no Brasil, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. “Estamos contentes com o crescimento econômico que está acontecendo aqui. Pernambuco é a prova de que o sucesso do Brasil vai além do que é visto no Rio de Janeiro e em São Paulo”, pontuou Browner.

por GRE Sertão do Alto Pajeú, 

0 comentários: