15/12/2011

Obama dá por acabada guerra no Iraque


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu por acabada nesta quarta-feira a Guerra do Iraque ao recepcionar alguns dos últimos soldados americanos que serviam no país árabe, que será desocupado até o fim deste ano.
Em uma cerimônia na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, ele homenageou os soldados que lutaram e os que morreram na guerra. Os últimos militares que ainda permanecem no Iraque retornarão aos EUA nos próximos dias.
No discurso, Obama deu as boas vindas aos militares.A retirada das tropas, uma promessa de campanha de Obama, foi criticada por setores republicanos, preocupados com a instabilidade reinante no Iraque. A volta dos soldados, no entanto, é apoiada pela maioria da população.
"Como seu comandante em chefe, representando uma grande nação, estou orgulhoso de finalmente dizer essas palavras: bem-vindo ao lar", disse a milhares de tropas em um hangar da base militar.
Obama anunciou em outubro a retirada de todas as tropas até o fim de 2011, data que já havia sido acertada pelo ex-presidente George W. Bush em 2008.

G1

0 comentários: