28/11/2011

Projeto leva alunos para conhecer as principais casas da política pernambucana



Estudantes da Escola Estadual Eneida Rabello, do Jordão Alto, tiveram a oportunidade de conhecer, na manhã desta quinta-feira (24), a história viva da política do Estado, numa visita às sedes dos poderes legislativo, executivo e judiciário de Pernambuco, na Aula de Cidadania. A ação é uma das atividades da agenda do Projeto Cidadão no Controle, promovido em parceria entre a Secretaria de Educação (SE) e a Controladoria Geral do Estado (CGE).

A primeira casa a ser visitada foi a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A convite do deputado Aluízio Lessa, os alunos foram apresentados às instalações da Assembleia e participaram de uma aula para conhecer mais da história da Casa, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco. Em seguida, os estudantes visitam também as sedes dos Poderes Judiciário e Executivo - Tribunal de Justiça de Pernambuco e Palácio Campo das princesas, respectivamente.

Os jovens acompanharam atentos o passeio e aprovaram a iniciativa. Isis Silva, de 14 anos, mostrou-se curiosa pela aula. "É muito interessante aprender novas coisas sobre a história do nosso Estado", comentou. Já a professora da escola, Tatiana Patrícia, apontou outro aspecto positivo da excursão. "São alunos que desde cedo participam do grêmio escolar. Além da história, é importante para a formação política deles", disse.

Aula de Cidadania - É uma ideia da Mesa Diretora realizada desde 1999 pela Assistência de Cerimonial da Casa. A ação já mobilizou estudantes de todas as regiões de Pernambuco. Na aula, os jovens aprendem sobre o funcionamento do Poder Legislativo, desde a elaboração de leis aos debates promovidos pelas Comissões Permanentes e Temporárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário