Monitoramento urbano chega às cidades do sertão do Estado
Triunfo é uma das primeiras cidades do interior pernambucano a investir no sistema de segurança com câmeras
A ideia era uma sociedade vigiada para assim controlar os súditos de um rei corrupto. Esse foi o tema central do romance “1984”, do escritor inglês George Orwell. O que o ele não sabia era que sua ideologia, no futuro, seria a base de um sistema de segurança que iria ajudar a esclarecer crimes e até mesmo acidentes. Deixando o universo literário, o pensamento de uma sociedade vigiada é o mote central do sistema de monitoramento, que já é utilizado por grandes cidades do Nordeste, incluindo as capitais Recife e Fortaleza, além de pequenas cidades.
Localizada no sertão do Pajeú e com cerca de 15 mil habitantes, Triunfo é uma das primeiras cidades do interior do Estado a receber um sistema de monitoramento urbano. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos.
O projeto assinado pela Nordeste Segurança Eletrônica (NSE) foi implantado também para trazer maior tranqüilidade para os turistas que visitam a cidade, especialmente, durante o Carnaval dos Caretas, o Festival de Cinema e a tradicional Festa dos Estudantes. Essa última, que é o maior evento cultural e de entretenimento do município, atrai mais de 150 mil pessoas durante os oito dias de sua realização. “A principal atividade econômica da cidade é o turismo. Recebemos anualmente mais de 100 mil visitantes, e o fluxo turístico cresce a cada ano. Por isso, a necessidade de um investimento maior em segurança, que beneficia também à população triunfense”, diz o prefeito, Luciano Bonfim.
Um dos locais escolhidos para receber uma das câmeras foi o pátio de eventos Maestro Madureira. Outras estão localizadas próximas à Prefeitura e ao centro comercial da Cidade. O sistema de monitoramento aplicado em Triunfo funciona via rádio e via fibra óptica, com câmeras fixas e móveis com giro de 360° e poder de aproximação de 500 metros. Tudo isso controlado por uma central de monitoramento, que contará com três operadores treinados, trabalhando em regime de escala, e o suporte de um software de gestão e gravação de imagens.
“O sistema de monitoramento de cidade, além de registrar a ocorrência delituosa, consegue fazer o reconhecimento de quem pratica o ato ilegal, trazendo maior agilidade à ação policial e até inibindo o próprio delito”, ressalta o gerente da NSE, Maurício Ciaccio. O executivo explica que a câmera é uma ferramenta de apoio para uma tomada de decisão imediata ou posterior ao ato criminoso.
O prefeito de Triunfo acredita que o sistema de videomonitoramento irá coibir, principalmente, atos de vandalismo e furtos, além de ajudar nas investigações policiais. “Só com a câmera, temos apenas o registro. Para o sistema funcionar com eficiência é necessário ter a reação operacional humana, que engloba gestão de trânsito e de guarda municipal”, diz.
postado por OPINIÃO TRIUNFO
0 comentários:
Postar um comentário