12/04/2014

Com as últimas Chuvas do mês de Abril a baragem de brotas já ganhou um considerado volume de água.

 Estas fotos foram Tirada neste sábado 12-04-14 (Fotos João Kássio)


Tabira: Secretaria de Administração, lançou o Programa de Valorização dos Servidores Públicos Municipal,

Nesta quarta feira (10),o Governo Municipal, através da Secretaria de Administração, lançou o Programa de Valorização dos Servidores Públicos Municipal, O lançamento do Programa foi no auditório da secretaria de educação .

Estiveram presente toda equipe do governo Sebastião dias,Flávio Marques,Ieda Melo,Dr.Clênio Pires,Aderval Soares,Tadeu Sampaio,Alan Dias,José Barnaber,Igor Pereira,Rubens Espíndola,Maro Amaral,José Carlos,Edglei Freitas e Afonso Amaral.

Já da Câmara de vereadores só a vereadora Nely Sampaio  esteve presente, o Vereador Aritôteles não pode participar do evento por que estava numa audiência em Afogados da Ingazeira.

(Fotos João Kássio)
Sebastião Dias ainda garantiu que durante o seu governo o servidor público será muito prestigiado e confessou que estava tentando antecipar, agora na semana santa, 50% do décimo terceiro, porém lamentou não ter conseguido e garantiu que antes do fim da gestão vai fazer isso para agraciar os servidores. (Radar do Sertão)


Poema contesta derrubada de árvores em Tuparetama, no Sertão de PE.

Pedro Tôrres Filho
Internauta, Tuparetama, Pernambuco

Quatro mangueiras e uma figueira foram derrubadas na Vila Bom Jesus por equipes da prefeitura de Tuparetama. O internauta Pedro Tôrres Filho enviou imagens do serviço e informou que as plantas estavam no local há mais de 30 anos. Segundo ele, "a prefeitura disse aos moradores que no espaço vai ser feita uma extensão de uma praça. Mas não há projeto. E eles fizeram isso sem autorização do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]".

Lembrando os tempos de menino, quando as plantas eram mudas, ele - que é advogado e poeta - também enviou um poema para registrar o fato, ocorrido na quarta-feira (9). Confira a seguir.Também de acordo com Pedro Tôrres Filho, não há sequer motivo para a derrubada, pois as árvores estariam saudáveis, com boa estrutura e frutificando normalmente. Moradores tentaram impedir, abraçando as plantas, mas foi em vão. "As árvores ficavam na proximidade de uma escola municipal, sem prejuízo urbanístico algum, pelo contrário. Forneciam sombra e frutas numa região quente e seca como o Pajeú. Inclusive, esta era a única praça do Pajeú arborizada com mangueiras", afirmou. O promotor de Justiça no município convocou a prefeitura para prestar esclarecimento e apresentar documentos, ainda de acordo com o leitor.

Eu procuro entender, "sem ver direito",
Por que alguém mataria uma mangueira?!
Pr'um cenário de antigas brincadeiras
Virar palco da ira de um prefeito?!

Procurei vislumbrar qualquer defeito
Que indicasse a razão, mas, nada isola
Porque a força empregada só viola
Os limites da sombra da vaidade
"O trator da arrogância da cidade
Derrubou a mangueira da escola!"

Com 1/4 de século de existência
As mangueiras tombaram destruídas
Deram sombra e sabor a muitas vidas
Sucumbindo ao poder da prepotência.

Uma vítima da força sem clemência
Do trator que hoje impera na aldeola
E onde havia um canário sem gaiola
Hoje resta somente uma saudade...
"Que o trator da arrogância da cidade
derrubou a mangueira da escola!"

No intervalo das aulas, sem receio,
Tirar manga do pé virou lembrança,
Mas, já foi diversão para a criança
Que brincava na praça no recreio.

E no inverno que o pé ficava cheio
Chega a fome "comia de esmola"
Que um chinelo voava pela sola
E um menino matava uma vontade
"O trator da arrogância da cidade
Derrubou a mangueira da escola!"

Nota da Redação: O G1 não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Obras. No entanto, o secretário Orlando Ferreira, da pasta municipal de Agricultura, confirmou que a derrubada faz parte da extensão de uma praça em construção há aproximadamente seis meses e com obras atrasadas. E reconheceu que não houve autorizações para o serviço, porém, relatou a possibilidade de mais derrubadas. Para ele, as ações são justificáveis porque "as árvores foram plantadas em cima de um canteiro e as raízes estavam danificando os anéis que as envolviam". Foram compradas 2.000 mudas - dentre oiticicas e de caju anão - para arborizar o município, inclusive para repor aquelas plantas.

(Jornal Tabira)

COMPETIÇÃO PEDAL CARNAIBA ACONTECE DOMINGO

Ciclistas de Carnaíba e toda a região estão convidados á participar do Pedal Carnaíba, que acontece no próximo domingo 13 em um percurso de 42 Km com três (03) pontos de parada e 01 ponto de parada no percurso dos 20 Km.

As inscrições poderão ser feitas com Antônio Patriota na Saúde Farma e custam apenas 02 kl de alimentos não perecíveis. No trajeto, os ciclistas percorrerão localidades de Carnaíba e Flores. O evento tem inicio às 06h00 com concentração da Praça de Eventos Milton Pierre e largada do Leto's Bar, em Carnaíba Velha.
(POR CAUÊ RODRIGUES)

11/04/2014

Acusado de estuprar enteado de um ano e oito meses é violentado na prisão

O professor de jiu-jitsu, identificado como Daryell Dickson Meneses Xavier, foi preso no final do mês de março, em Taguatinga, cidade satélite de Brasília, acusado de espancar e estuprar o enteado de 1 ano e 8 anos.

De acordo com publicação do Blog Combate Policial, fotos divulgadas na internet nesta quarta-feira (9) mostram Daryell sendo medicado após ter sido estuprado dentro da cadeia. Ainda segundo as informações do Blog, o acusado, mesmo com os curativos, foi estuprado novamente, por aproximadamente 20 homens na prisão.

Indignada com o crime, a mãe da criança e ex-mulher do acusado, Gabriela Estrela, desabafou no Facebook. “Agora, nesse momento eu abro minha boca a todos! Não amenizei minha dor, mas comecei a fazer justiça à minha própria paz, ao meu próprio coração. Cara a cara com o assassino do meu neném! Eu o repudio!”, escreveu.

Em outro trecho do depoimento, a mulher conta que acolheu o acusado com amor. “Eu entreguei minha vida e a do meu filho para esse homem cuidar. Eu acreditei no amor e na bondade dele, eu o apoiei, eu o amei e aceitei seus defeitos sem saber que ele era algo muito pior, minha família inteira se encantou por ele, acolhemos ele”, desabafa.

(Fonte Bocão News)

Equipe da Presidente Dilma define local do evento em Serra Talhada. Escolha da cidade para nova vinda gera polêmica

A equipe do Cerimonial da Presidente Dilma, juntamente com o prefeito Luciano Duque estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (11) para definir o local do evento onde a Presidente fará seu pronunciamento de inauguração da Adutora do Pajeú, trecho Serra Talhada/Afogados da Ingazeira.

O evento que acontecerá nesta segunda-feira (14) às 15 horas marca a passagem da mesma pela segunda vez em um ano na Capital do Xaxado e vai acontecer no pátio da antiga Estação Ferroviária da cidade, no bairro São Cristóvão.

A recomendação dos organizadores é que o público se dirija ao local já a partir das 14 horas, para maior comodidade para todos.

Serra Talhada vive dias de euforia com o anúncio da visita da Presidente Dilma Rousseff. Na sua primeira visita uma verdadeira multidão foi recepciona-la, na oportunidade no pátio de eventos da Secretaria de Agricultura, agora a Presidente chega ainda mais próximo da população e vem participar de um evento praticamente no centro da cidade.

A Assessoria de Imprensa da presidência informa a toda imprensa local e da região que os credenciamentos continuam abertos, para tanto basta entrar no site www.presidencia.gov.br, observar as normas e em seguida enviar os dados para o e-mail: credenciais@presidencia.gov.br. As credencias serão entregues diretamente no local do evento a partir das 14 horas.

Papa pede perdão por abusos cometidos por padres pedófilos

Francisco recebe uma delegação do Bice

O Papa Francisco pediu perdão nesta sexta-feira, em nome da Igreja, pela primeira vez desde a sua eleição, ano passado, pelos abusos cometidos por padres pedófilos.

"Sinto-me na obrigação de assumir todo o mal cometido por alguns padres, um pequeno número em relação a todos os padres, e de pedir pessoalmente perdão pelo dano que causaram ao abusar sexualmente de crianças", declarou o pontífice ao receber representantes do Escritório Internacional Católico para a Infância (BICE) no Vaticano.

Seu antecessor, Bento XVI, havia pedido pessoalmente perdão pelos abusos, mas esta é a primeira vez que Francisco faz o pedido, apesar de ter denunciado o crime em diversas oportunidades.

"A Igreja é consciente deste mal. Não queremos recuar no que diz respeito a este problema e às sanções que devem ser adotadas".

"Penso que devem ser muito fortes! Não se brinca com as crianças", completou o papa.

Francisco se comprometeu desde sua chegada ao Vaticano a lutar contra a pedofilia e formou uma comissão para a proteção da infância, da qual faz parte uma vítima desse crime, Mary Collins.

Bento XVI também pediu perdão em junho de 2013 em nome da Igreja pelo escândalo dos abusos que abalou a Igreja e marcou seu pontificado.

Em janeiro, o Vaticano foi duramente criticado pelo Comitê dos Direitos da Infância das Nações Unidas por ter protegido alguns sacerdotes culpados e por não obrigar os episcopados a denunciar sistematicamente os abusos.

Várias associações de vítimas acusam, além disso, o papa Francisco por não fazer o suficiente para lutar contra a pedofilia, em particular sua defesa da Igreja na gestão do problema.

Em um contexto de intenso debate na Europa sobre a chamada "teoria do gênero" e a educação sexual dos menores, o Papa também denunciou nesta sexta-feira em seu discurso a "manipulação educativa".

"Quero manifestar minha rejeição a qualquer tipo de experimentação educativa com as crianças", afirmou o Papa aos membros do BICE. "Não se pode experimentar com crianças e jovens", afirmou.

Aline Mariano cobra plano de ação para Mercados Públicos

A vereadora do Recife e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Mercados Públicos, formada pelo legislativo para debater a situação dos Mercados Públicos da cidade, Aline Mariano, deu entrada hoje no pedido formal de realização de uma reunião pública com a presença dos demais membros da comissão - Luiz Eustáquio, Eriberto Rafael, Michelle Collins, Romerinho Jatobá, Estéfano Menudo e Henrique Leite – para dar seguimento às discussões acerca do tema. Além dos parlamentares integrantes do grupo, a vereadora convidou o presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Marcelo Corte Real; a representante do Ministério Público, promotora Selma Carneiro Barreto da Silva; e um representante dos permissionários, a ser indicado pelo presidente do Sindicato dos Locatários dos Mercados do Recife.

Desentendimento entre Secretário de Obras e comerciante termina em agressão e lesão corporal em Tabira

Constantemente vinha acontecendo desentendimentos entre o Secretário de Obras, Mário Amaral, e o comerciante conhecido popularmente em Tabira por Cleitinho que tem uma loja de perfumes na Avenida Raul Pereira Amorim.

Os dois não estavam se entendendo no tocante à questão da localização do ponto de lotação para Água Branca. Segundo o comerciante, os carros tomavam a frente do seu estabelecimento comercial. Recentemente o ponto de lotação foi transferido e ficou por alguns dias ao lado da casa do ex-vice-prefeito Joselito Rodrigues, mas ultimamente havia voltado para avenida principal.

Na manhã desta sexta-feira (11), segundo informações, os dois entraram em atrito mais uma vez e Cleiton agrediu fisicamente o Secretário Mário Amaral causando-lhe lesão corporal. O secretário foi encaminhado ao hospital para fazer o laudo médico e o comerciante, até o fechamento dessa matéria, ainda não havia sido localizado pelo policiamento.

(Radar do Sertão)

Situação de emergência é reconhecida em 68 municípios do Agreste de PE



Rebanho morto em Itaíba; imagem feita por leitor em 2013. (Foto: Arquivo/ Márcio Alves dos Santos/ VC no G1)

O Ministério da Integração Nacional reconheceu que 68 municípios do Agreste de Pernambuco estão em situação de emergência em decorrência da estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10). De acordo com a Constituição Federal, a situação de emergência se configura como uma “situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”.

Municípios em situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional
AgrestinaCupiraPesqueira
Águas BelasFrei MiguelinhoPoção
AlagoinhaGaranhunsRiacho das Almas
AltinhoGravatáSairé
AngelimIatiSalgadinho
Belo JardimIbirajubaSaloá
BezerrosItaíbaSanharó
Bom ConselhoJataúbaSanta Cruz do Capibaribe
Bom JardimJoão AlfredoSanta Maria do Cambucá
BonitoJucatiSão Bento do Una
BrejãoJupiSão Caetano
Brejo da Madre de DeusJuremaSão João
BuíqueLagoa do OuroSão Joaquim do Monte
CachoeirinhaLagoa dos GatosSão Vicente Ferrer
CaétesLajedoSurubim
CalçadoLimoeiroTacaimbó
Camocim de São FélixMachadosTaquaritinga do Norte
CanhotinhoOrobóTerezinha
CapoeirasPalmeirinaTupanatinga
CaruaruPanelasVenturosa
CasinhasParanatamaVertente do Lério
CorrentesPassiraVertentes
CumaruPedraFonte: Diário Oficial da União

No dia 14 de fevereiro deste ano, o governo do estado decretou que estes municípios estão em situacão de emergência, o que foi constatado pelo governo federal. De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, depois da listagem, os produtores afetados podem procurar os bancos para solicitar financiamentos. “O reconhecimento permite também que as políticas federais sejam repassadas para os municípios do semiárido. O estado também tem solicitado recursos para a Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil [SINPDEC]”.

Motocicleta tomada de assalto em Tabira é recuperada em Afogados da Ingazeira

Conforme informações de populares, a Polícia Militar fez um deslocamento ao Sítio Calêras, zona rural de Afogados da Ingazeira, onde se encontrava uma motocicleta Honda/NX Bros, cor vermelha, ano 2013, abandonada dentro do matagal. O veículo havia sido tomado de assalto no dia 08.04.2014 de Paulo da Silva, 22 anos, na cidade de Tabira-PE, e estava sem a placa de identificação. A motocicleta foi recuperada e entregue na delegacia em Afogados da Ingazeira para adoção das medidas cabíveis.

(Radar do sertão)

População pode conhecer ações e programas através do novo site do Governo do Estado

Através do site http://www.nossasconquistas.com.br/home/ os pernambucanos podem conhecer as ações realizadas pelo Governo do Estado desde 2007. O site contém informações detalhadas dos avanços alcançados nas áreas de educação, saúde, segurança, abastecimento d’água, transporte, mobilidade, desenvolvimento econômico, social e rural, meio ambiente, habitação e modelo de gestão. Além de dados estatísticos, que demonstram a relevância dos projetos e programas prioritários nos mais diversos segmentos, a nova ferramenta inclui dados como a construção e restauração de dois mil quilômetros de estradas; a contratação de sete mil novos profissionais da área de saúde e de 12,8 mil policiais; a entrada em funcionamento de 40 novas escolas técnicas estaduais; além da geração de 500 mil empregos com carteira assinada do Litoral ao Sertão, entre outras.

Padre Fábio de Melo assistirá a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

O padre Fábio de Melo estará sexta-feira (11) na cidade-teatro de Nova Jerusalém para assistir a pré-estreia do espetáculo da Paixão de Cristo. Ele ficará até o próximo domingo hospedado na Pousada da Paixão, que funciona dentro do maior teatro ao ar livre do mundo localizado no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife.

Este ano, a encenação terá como atores convidados Carol Castro (Maria), Fernanda Machado (Madalena), Carlos Machado (Pilatos) e Oscar Magrini (Herodes) que contracenarão com o ator pernambucano José Barbosa, que faz o papel de Jesus. A temporada 2014 vai de dia 12 a 19 de abril.

Mauro Gomes
Jornalista
81 9707.2200 / 81 9974.8183

Paulo Matricó lança CD Lavradores

O show será no Teatro de Santa Isabel

Dizem que o bom filho à casa volta. Marcando sua volta a Recife, depois de uma longa temporada em Brasília Paulo Matricó realiza show de lançamento do CD Lavradores, no Teatro de Santa Isabel, dia 24 de abril, às 20h. No repertório do show, músicas do novo álbum e canções reeditadas de trabalhos anteriores do cantador.

No show, Paulo Matricó contará com um time de grandes músicos pernambucanos, como: João Neto (Violas), Jerimum de Olinda (percussões), Derico Alves (sanfona), Dau Barros (flautas), Lucas Crasto (contrabaixo) .

CD LAVRADORES

O poeta e cantador PAULO MATRICÓ lança o nono álbum de sua carreira, o CD LAVRADORES, uma homenagem aos agricultores e um tributo à sua origem camponesa. Originário do lendário Vale do Pajeú, onde reinam os “Faraós da poesia,”Matricó sempre se manteve fiel às suas raízes, cantando e reverenciando estes mestres e louvando a grandeza daquela terra fértil de lavouras e poéticas. “LAVRADORES traduz em canções um estado de ser sertanejo”, explica Matricó.

No roteiro, composições de sua própria lavra e outras em parceria com nomes como: Anchieta Dali, Luiz Homero e Miguel Marcondes, parceiros de longas datas. Um destaque no repertório é a faixa número 1, a música Grande Poder, de autoria do alagoano Mestre Verdelinho.

A produção do Cd conta com participações importantes: Direção de Anchieta Dali; Arranjos de A. Dali e João Neto e, ainda, outros grandes músicos da cena pernambucana, como Jerimum de Olinda na percussão, Beto do bandolim, Toninho Tavares no contrabaixo, Edno Oião na bateria, Luizinho na safona Elis Mariana e Alysson Peter nos vocais. O trabalho conta ainda com a participação especial de Sevy Nascimento na faixa seis(Na Roça) e Elias Dionísio na Faixa sete(Cauã), da qual este é também coautor.

SERVIÇO:

SHOW DE LANÇAMENTO do CD LAVRADORES, de Paulo Matricó

Local: Teatro de Santa Isabel

Data: 24 de abril 2014

Horário: 20:Hs

Ingressos: R$ 60,00 Inteira e R$ 30,00 Meia. Vendas promocionais antecipadas: R$ 40,00 Inteira.

Venda de ingressos: Bilheteria do Teatro de Santa Isabel(Fone:33253322), Loja Passa Disco (Shopping Sítio da Trindade, fone:32680888) e Box Sertanejo (Mercado da Madalena, fone:34468596).

Maiores Informações:
Paulo Matricó – 9866 9930.

10/04/2014

Dinca Brandino sobre ação do MP: “nunca fiz formalidade de máfias”



O ex-prefeito de Tabira Dinca Brandino disse em entrevista ao programa Manhã Total que ainda não foi notificado da ação do MP da qual é alvo como representante de empreiteira por obras em Afogados Ingazeira na gestão do ex-prefeito Totonho Valadares.

Não bastasse afirmar que não havia sido notificado, Dinca chegou a sugerir que não havia nada contra ele e que tratava-se de uma tentativa de denegrir sua imagem. Foi informado do número do processo e ainda assim, disse que não iria se inteirar do teor da ação e esperava ser notificado.

“Já fiz várias obras. Eu vou nas prefeituras olhar no quadro de avisos e participar das licitações. Eu não tenho nem como falar dessa matéria. Já construí estradas, poços, calçamentos, mas quadra não”. Dinca é proprietário de uma empresa, a Lotmáquinas e representantes da Construmáquinas, em nome da esposa.

“Você tá querendo que eu faça a defesa sem ser informado. Até o presente momento não fui notificado. Então eu não deveria nem estar falando nesse assunto…”


A tela da ação: teor da motivação do MP ainda não chegou ao conhecimento dos ex-prefeitos

Dinca disse também com suas palavras que nunca fez “formalidade de máfias”.

Totonho : o ex-prefeito Totonho Valadares disse que prefere receber a notificação para se pronunciar.

Segundo despacho da Juíza Maria da Conceição Godoi Bertolini, as provas constantes nos autos demonstram indícios de autoria e materialidade do delito, condições suficientes para o recebimento da denúncia.

“Ante o exposto, recebo a denúncia em todos os seus termos. Cite-se o acusado para interrogatório, que fica desde já designado para o dia 10 de junho de 2014, às 9:00 horas”.

Após o interrogatório o réu terá 10 (dez) dias para apresentar defesa escrita, podendo juntar documentos, arrolar até 05 (cinco) testemunhas, e indicar as demais provas que pretenda produzir, conforme preceitua o art. 104, da Lei nº 8.666/1993.

Nos três processos, o Ministério Público questiona processos licitatórios. Segundo a denúncia, houve fracionamento de licitações no município de Afogados da Ingazeira, infringindo a Lei n° 8.666/93 também conhecida como Lei das Licitações.

Os processos tiveram início em Recife, em virtude do foro privilegiado de alguns dos envolvidos a exemplo dos ex-prefeitos.

Os processos tem os números 1057-15.2013.8.17.0110, 0351-32.2013.8.17.0110 e 1058-97.2013.8.17.0110.

(Por Nill Júnior)

Estelionatários que atuavam no Pajeú são presos pela Polícia Civil em Arcoverde‏

Três suspeitos de estelionato foram presos no final da tarde desta quarta-feira (09), em Arcoverde, de acordo com as investigações da polícia civil, Eduardo Rodrigues Lopes , de 42 anos, Edvaldo Martins de Souza, de 41, e Mauricio Pereira Lopes, de 67, estavam realizando golpes em idosos e diversas pessoas principalmente nos arredores das agencias bancárias, tanto em Arcoverde como nos municípios de Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e ainda em cidades circunvizinhas do Estados de Alagoas e Sergipe.

De acordo com a polícia, o golpe era realizado nas imediações de agencias bancarias, utilizando da ingenuidade das vítimas. Os suspeitos agiam de forma a enganar as pessoas após estas saírem do banco com certa quantidade em dinheiro. E eles abordavam as pessoas dizendo que haviam encontrado uma bolsa no chão e perguntavam se era delas, após se mostrarem agradecidos sugeriam entregar uma recompensa e as vitimas que eram sugeridas a entregarem sua bolsa aos desconhecidos e acabavam sendo enganadas e perdiam a bolsa com todo o dinheiro sacado do banco.
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos Crimes de Estelionato e Associação Criminosa e posteriormente encaminhados ao Presídio Advogado Britto Alves, localizado na Cidade de Arcoverde/PE.

Os policiais apreenderam ainda a quantia de R$ 6.124,45 (seis mil, cento e vinte e quatro reais e quarenta e cinco centavos), documentos e objetos pessoais de vítimas, cheque e promissórias utilizadas para ludibriar as vítimas, alem do veículo VW FOX, de cor Prata e de placa PFD 5715/PE.

Por Nill Júnior 

Carteiro tem motocicleta tomada de assalto em Tabira

A equipe da Rocam ao realizar rondas e abordagens foi solicitada pela vítima Paulo Rodrigues Benedito da Silva, 23 anos, carteiro, o qual informou que estava na casa da namorada, na Rua Nossa Senhora de Fátima, Tabira, quando foi abordado por dois elementos não identificados, um deles portando uma arma de fogo, anunciaram o assalto e roubaram sua motocicleta, uma Honda/NXR 150 Bros ES, cor vermelha, ano 2013, placa PGO 5103. Foram realizadas diligências no intuito de localizar os indivíduos, porém sem êxito. A ocorrência foi passada a disposição da delegacia para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

(Radar do Sertão)

ESCOLA ARNALDO ALVES ELEGE NOVO CONSELHO ESCOLAR

Em reunião de pais e mestre nesta ultima segunda-feira dia 07 os professores diretoria e pais de alunos da Escola Arnaldo Alves, se reuniram neste primeiro bimestre para avaliação das ações da escola e participa dos pais e alunos, foi apresenta um projeto de melhoria da infra-estrutura da quadra e ária de lazer e suspensão do muro da escola.

Na oportunidade foram escolhidas pela assembléia seis mães para representar os pais no novo conselho escolar, o conselho escolar é formado pelos pais, alunos e professores com mandato de dois anos e tem como objetivo ajudar a diretoria resolver os problemas interno da escola tomando decisões em conjunto para melhoria da escola discutindo projetos com que venha beneficiar os alunos.
(Por Nêgo de Ana)

Cidadões que passaram no concurso da Prefeitura de Tabira reclamão pela demora em chamar os concursados para assumirem as suas devidas funções de trabalho.

O concurso da Prefeitura de Tabira realizado na Gestão do Ex - prefeito José Edson Cristovão de Carvalho (DINCA BRANDINO), foi feito para suprir e completar o quadro de funcionários, o prefeito obedeceu a resolução do ministério publico, em que os contratados devem ser demitidos e em seguida a realização do concurso.

Pois bem, na época a oposição insistiu muito e fez a denuncia ao ministério publico de que os contratados deveriam ser demitidos em seguida feito a realização do concurso. Dinca orientado pela sua assessoria Jurídica atendeu ao pedido e solicitou as empresas que entrassem no processo de licitação para a realização do concurso.

Após o concurso ser realizado e o Ex - prefeito não ser reeleito, ficou a disposição da atual equipe de gestão do prefeito e poeta Sebastião Dias de chamar aqueles que passaram no concurso.

Alguns cidadões que passaram no concurso foram chamados, mais não foi o suficiente para agradar aqueles que esperam pelo chamado, a exemplo os jovens da Cidade de Solidão que reclamão pela demora em não chamarem aqueles que passaram no concurso para assumirem as suas devidas funções de trabalho.

Pergunta não ofende! Sera que o Prefeito Sebastião Dias vai chamar os demais cidadões que pasaram no concurso durante o seu mandato?

Afinal na época em que o prefeito era Dinca Brandino, a oposição cobrava tanto a realização do concurso, e agora? Afinal de conta a logomarca do governo municipal fala assim!Prefeitura Municipal de Tabira Governando Com o Povo.

(Por Miron News)

Em defesa do IPCC

(Por Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco)

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês) foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Metereológica Mundial (OMM), e se tornou uma das referências mais citadas nas discussões sobre mudança climática. Em 2007, o IPCC dividiu o premio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente americano, Al Gore, pelo trabalho de ambos na conscientização da comunidade e das lideranças mundiais para o problema e as consequências da mudança climática.

O IPCC é um órgão composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática global. Sua criação se deu devido à percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta, sobretudo através da emissão de gases – como o dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O) e metano (CH4), que causam o efeito estufa. Desde então, o IPCC tem publicado diversos documentos e pareceres técnicos.

Sem duvida, é um órgão que sofre pressões políticas – ingenuidade seria pensar o contrário. A pressão é mais percebida nos textos destinados aos formuladores de políticas públicas, enviados pelos países que são os maiores poluidores do planeta, e que detêm maior poderio econômico-militar. Todavia o IPCC procura manter o seu perfil científico.

Atores globais ensaiam até a madruga em Nova Jerusalém

A temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começa no próximo sábado e os preparativos estão a todo vapor. Os artistas convidados Carol Castro (Maria), Fernanda Machado (Madalena), Carlos Machado (Pilatos) e Oscar Magrini (Herodes) estão varando a madrugada nos ensaios de cada cena sob a batuta dos diretores Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Os globais contracenarão com o ator pernambucano José Barbosa, que faz o papel de Jesus. As encenações vão até o dia 19 de abril.


Mauro Gomes
Jornalista
81 9707.2200 / 81 9974.8183