12/03/2014

ITAPETIM: 'Prefeitura incentiva o esporte itapetinense e apóia torneio de futebol local'


Foto: Euflavio Nunes

Em uma reunião realizada na manhã do último domingo (9), com representantes da Associação de Futebol Itapetinense (A.F.ITA), o prefeito Arquimedes Machado garantiu apoio à realização da primeira edição da Copa A.F.ITA e solicitou a inclusão de outras modalidades na entidade, com o objetivo de atender a um número maior de atletas.

A 1ª Copa A.F.ITA terá início no próximo domingo (16) e contará com a participação de dez equipes: Bota Fogo de Lagoa da Jurema; Corinthians de Pedra D’água; Caiana; Esperança; Gameleira; Mocambo; Palmeiras de Riacho Salgado; Riacho Verde; Sport de São Vicente e Vasco de Piedade. A decisão acontecerá no mês de abril.


Foto: Euflavio Nunes

Durante o encontro, o prefeito Arquimedes Machado ainda assegurou que vai buscar melhorias para o esporte itapetinense junto ao Governo do Estado e ao deputado estadual, Ângelo Ferreira. Também autorizou a Associação de Futebol Itapetinensea realizar um curso de arbitragem com todos os árbitros do município.

 (Por Marcello Patriota)

FESTA DO PADROEIRO DA INGAZEIRA-PE


DENTRO DAS FESTIVIDADES DA FESTA DO PADROEIRO DA CIDADE DE INGAZEIRA, NO DIA 14 DE MARÇO, SERÁ A “2ª NOITE DA VIOLA E DO REPENTE”, UM GRANDE FESTIVAL DE POETAS REPENTISTAS.

DUPLAS CONVIDADAS:

EDMILSON FERREIRA E ANTONIO LISBOA

RAIMUNDO BORGES E LUCIANO LEONEL

ROGÉRIO MENESES E SEBASTIÃO DIAS

AFONSO PEQUENO E ARNALDO PESSOA

HIPÓLITO MOURA E ZECARLOS DO PAJEÚ

APRESENTADOR E DECLAMADOR: IPONAX VILA NOVA
DUPLA CAIPIRA: CLAÚDIO E FERNANDO

APÓS O FESTIVAL, GRANDE SHOW DE FORRÓ, COM AS “SEVERINAS”. ESTÁ IMPERDÍVEL! PARTICIPEM!

GRAVAÇÃO DE DVD AO VIVO!

Aline homenageia Sérgio Guerra durante discurso na CMR‏

Foi destacando a coerência e o grande poder de articulação que a vereadora Aline Mariano (PSDB) prestou homenagens ao líder tucano, Deputado Sérgio Guerra, durante discurso na tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (11). Além de ressaltar a relação de amizade que mantinha com o ex-presidente nacional da legenda, a parlamentar afirmou, durante o pronunciamento, que o estado perdeu um dos políticos de maior expressão no cenário nacional.

“O Brasil perdeu uma de suas mais significativas lideranças políticas, um homem público de inúmeras qualidades que tinha compromisso com o seu país. Sérgio Guerra foi o político do diálogo, de firmes convicções e de cumprir acordos. Na convivência que tive com ele nos mostrou ser um homem dedicado ao interesse público e à defesa da transparência. Sua capacidade de liderança sempre foi reconhecida e admirada entre aliados e opositores”.

Aline ainda reconheceu a importância de Sérgio Guerra para o fortalecimento do PSDB e agradeceu o apoio recebido pelo líder.

“Sérgio Guerra foi um político com talento especial para articulação que teve um papel fundamental no processo de fortalecimento do PSDB em Pernambuco e no país. Agradeço pelo apoio durante toda a minha trajetória política e a confiança em mim depositada na presidência do diretório municipal do nosso partido no Recife. Hoje integro a executiva estadual e sei da responsabilidade de cada um de nós em dar continuidade a tudo que aprendemos com Sérgio Guerra. A liderança dele nos fará muita falta”.

Em Caruaru, Polícia Federal paralisa serviços até a quinta-feira (13)

Nesta terça-feira (11), quarta (12) e quinta (13) agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal (PF), em Pernambuco, paralisam os serviços. O movimento pretende denunciar o sucateamento da categoria pelo Governo Federal e ocorre em sintonia com um movimento nacional promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em Caruaru, no Agreste pernambucano, estão previstos 30% do efetivo para atender os casos de urgência. "Entre os serviços que estão com menor quantidade está a de emissão de passaportes", explica o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires.

11/03/2014

Custódia: Ator global critica administração e denuncia nepotismo na gestão municipal

O ator global Humberto Guerra, teceu críticas a gestão do prefeito de Custódia Luiz Carlos (PT), por ter nomeado a nora, a filha e filho como secretárias municipais. Segundo ele (Guerra), "o princípio republicano agradeceria se não fossem nomeados parentes". Informações dão conta de que o petista nomeou a filha Myrthes Gaudêncio para comandar a Secretaria de Cultura, a nora para a Secretaria de Finanças e o filho Bruno Gaudêncio para a Secretaria de Saúde.

Guerra pediu mais atuação da Câmara de Custódia em relação à fiscalização, pois segundo ele, alguns parlamentares estão deixando de fazer o dever de casa, em detrimento do chamado alinhamento político. “Gostaria de deixar claro, que a nossa crítica não é direcionada a todos os vereadores, mas aqueles que estão fechando os olhos para o caos que vive o município”, completou Humberto.
(Por Itamar França)

Comunicador Vagner Leandro estreia como apresentador do Tarde Total da Tabira FM

Estreou nesta segunda feira 10, na Rádio Tabira FM o Comunicador e Blogueiro Vagner Leandro a convite do Diretor da emissora José Luiz Júnior como novo apresentador do Programa Tarde Total que era apresentado pelo Comunicador Léo Brasil que infelizmente deixou a Terra das Tradições para morar em São Paulo. Vagner agradeceu o honroso convite e iniciou os trabalho. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 14 horas ás 16 horas, pela frenquencia 87,9 FM, pode-se também ouvir pelo Sitewww.tabirafm.com.br

Vagner que posa na foto ao lado da inseparável mãe Dona Rosa Leandro, também é colaborador de blogs da cidade de Tabira.

(POR CAUÊ RODRIGUES)

Brindes e aeróbica na abertura da semana da mulher em Afogados da Ingazeira

Na noite desta segunda (10) foi aberta com um grande “aulão” de aeróbica, a semana da mulher. Em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, os professores de educação física Henrique Araújo, Milton Araújo e Luiz Gustavo se revezaram na condução da aula, fazendo as mulheres presentes suarem para manterem a forma.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio de diversos empreendedores locais. Alunas da Escola de Enfermagem Rui Barbosa montaram uma tenda onde as mulheres podiam aferir gratuitamente a pressão e receber dicas para uma vida mais saudável.


O boticário, Água de cheiro, Espaço vida e saúde, Erikássio gravações, Racoo, Sensual Lingerie, Cacau show, Clínica de fisioterapia e estética CFISIO, Espaço de estética Roberta Nogueira, Mateus Morais Make-up, Salão de Juliana Cabeleireira, Salão de Wanderléia, Floricultura dimensão, foram alguns dos parceiros privados do evento.

Logo na chegada, cada mulher que se inscrevia para o aulão recebia uma senha numérica para concorrer ao sorteio de inúmeros brindes. Mais de 200 mulheres participaram das atividades aeróbicas. Após a aula, foram sorteados kits da herbalife, perfumes e cosméticos do boticário, água de cheiro e racoo, escovas progressivas, sessões de pedicure e manicure nos salões parceiros, buquês de rosas, sessões de massagens e estética, dentre outros inúmeros brindes.


A Semana da mulher vai até a próxima sexta-feira (14), com oficinas, palestras, testes de HIV, diabetes, exames preventivos de câncer do colo uterino e de mama, dentre outras atividades. Quem desejar conhecer a programação de forma mais detalhada, pode buscar um folder com todas as atividades – horários e locais – na Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira.

A Vice-Prefeita de Afogados, Lúcia Moura, participou ativamente da aula de aeróbica e das atividades da abertura da semana da mulher. “Estamos trabalhando forte a prevenção, um dos objetivos desta semana, e a questão do combate à violência contra a mulher. Nossa atividade busca conscientizar sobre a importância de não silenciar, de denunciar qualquer ato de violência contra a mulher,” informou a médica Lúcia Moura.


Mais do que relevante e oportuno é o tema da Semana da Mulher este ano: ”Violência contra a mulher – disfarçar não é a solução. O silêncio é cúmplice da violência.”

 (Por Nill Júnior) 

Projeto desenvolvido em Afogados da Ingazeira visa uma polícia mais próxima da comunidade

O Comandante da 1ª CPM/23º BPM, Quartel em Afogados da Ingazeira-PE, Cap PM Ivaldo Dionísio Neto, se utilizando da filosofia de Polícia Comunitária, a qual visa à participação social, envolvendo todas as forças vivas da comunidade, na busca de mais segurança e nos serviços ligados ao bem comum, vem desenvolvendo um trabalho em parceria com a comunidade, na busca de soluções criativas para solução de seus problemas.

Com esse objetivo, o Cap PM Ivaldo Dionísio implantou a GT Comunitária, na área da 1ª CPM, a qual vem se reunindo com as comunidades rurais e urbanas e a sociedade civil organizada, a fim de discutir os problemas de cada Comunidade, realizando Palestras, Campanhas Educativas e implantando o Patrulheiro Mirim nas Escolas.

Policiais Militares, comprometidos com o bem estar da população, seguem à frente das discussões com os grupos, a exemplo das Comunidades: Cohab Residencial São Francisco, Bairro Sobreira, Bairro Padre Pedro Pereira e Miguel Arraes, Bairro São Braz, Bairro São Francisco, Sítio Minadouro da Carapuça, Sítio Dois Riachos, Sítio Queimada Grande, Conselho de Desenvolvimento Rural e Urbano – CONDRU e Agentes Comunitários de Saúde – ACS. Recebendo solicitações para agendamento de reuniões na Sede da 1ª CPM, com o Sgt PM Miguel e a Sd PM Anita.

(Radar do Sertão)

Unidades de Saúde no interior de PE começam a vacinar contra o HPV

Meninas entre 11 e 13 anos devem ser vacinadas
contra o vírus. (Foto: Divulgação/ Sesau)

Tem início nesta segunda-feira (10) a vacinação contra o papapiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos. A vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é distribuída em postos de saúde e escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, de acordo com o Ministério. Em 2015, o público-alvo será formado por meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

Pernambuco recebe Congresso Internacional 50 anos do Golpe e a Nova Agenda da Justiça de Transição no Brasil

Encontro tem apoio do Governo do Estado e ocorre até a próxima sexta-feira na Universidade Católica com a presença de representantes de 16 países
“Os jovens brasileiros precisam conhecer a verdade sobre os acontecimentos históricos dos chamados “anos de chumbo” no Brasil e a luta pela redemocratização do país, para que se tenha uma nação mais justa e se possa resguardar para as gerações futuras o legado de luta que nosso povo conquistou e merece ser preservado”. A afirmação foi feita, na manhã de hoje (10), pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que representou o governador Eduardo Campos e fez a fala de fechamento da solenidade de abertura do Congresso Internacional 50 anos do Golpe e a Nova Agenda da Justiça de Transição no Brasil. O evento, que reúne representantes de 16 países, é promovido pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça com o apoio do Governo do Estado e ocorre até a próxima sexta-feira (14), na Universidade católica de Pernambuco.

10/03/2014

Arena da Amazônia, é inaugurada sem a Presença da Presidente Dilma

Após quase quatro anos em obras, a Arena da Amazônia, estádio de Manaus construído para receber jogos da Copa, foi oficialmente inaugurada neste domingo (9), com um jogo teste entre Nacional (AM) e Remo (PA). A Arena da Amazônia é o único projeto da matriz de responsabilidade da Copa de Manaus com as obras concluídas. A obra, que custou R$ 669,5 milhões, registrou atrasos no cronograma, além de três mortes, causadas por acidentes de trabalho. A inauguração contou com 20 mil torcedores e autoridades. A capacidade é para 44.310 mil pessoas.
Autoridades fizeram o descerramento da placa
inaugural (Foto: Patrick Mota/Rádio Amazonas FM)

Este foi o 8º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos do mundial no Brasil. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE), Arena Castelão (CE) e Arena das Dunas (RN) já foram entregues.

A inauguração ocorreu no início da noite. Autoridades fizeram o descerramento da placa inaugural. Estiveram presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, Artur Neto.

Omar Aziz admitiu que ajustes deverão ser feitos até o prazo final previsto pela Fifa, mas declarou estar satisfeito com o resultado. "É uma obra complexa. Vão ter alguns problemas que a gente terá que corrigir ao longo do tempo, mas espero que a gente possa solucionar e o povo amazonense fique feliz com isso", disse o governador.

Audiência de instrução e julgamento de acusado que matou estudantes em Tabira acontece nesta terça

Nesta terça-feira 11 de Março acontecerá a audiência de instrução e julgamento de Hebson Thiago Silva Sampaio, acusado de atropelar e matar as estudantes Andreza Thaylane e Rosália Medeiros de Oliveira no dia 19 de Dezembro na PE 320 no trecho entre o Bairro Riacho do Gado e a cidade de Tabira. A audiência acontece às 9hs da manha no Fórum de Tabira e foi designada pela juíza Clenya Pereira de Medeiros no ultimo dia 03 de fevereiro de 2014. Populares prometem acompanhar a audiência dentro e fora do prédio.

(POR CAUÊ RODRIGUES)

Abertas as inscrições para os Cursos Técnicos à Distância no Polo Tabira

Iniciam hoje, 10 de março, as inscrições para os Cursos Técnicos à Distância ofertados pela Gerência Geral de Educação Profissional do Estado através da Gerência de Educação a Distância. No estado estão sendo ofertadas 6.100 (seis mil e cem vagas) para diversos cursos de nível técnico nos 60 Polos existentes no Estado.

O Polo Tabira conta com a oferta de Cursos Técnicos em Administração, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Informática (desenvolvimento de software) e Logística. Os cursos exigem a presença do aluno no Polo em um dia na semana, especificado no edital. As inscrições, bem como o curso, são gratuitos.

Como se inscrever?

Os interessados devem acessar o site e www.educacao.pe.gov.br/portal/ e preencher seu cadastro. Após este procedimento, o sistema envia uma mensagem de confirmação para o e-mail informado. Feito isso, o candidato checa seu e-mail, clica no link de validação enviado na mensagem do sistema e preenche sua inscrição com a escolha do Polo Tabira, do Curso que tem interesse e do turno que deseja ir ao Polo.

No ato da inscrição o candidato escolhe o dia e o horário para realização da prova, que pode ser realizada no Polo ou em local de escolha do candidato.

Mais informações acesse o edital através do site www.educacao.pe.gov.br/portal/ ou ligue para o Polo Tabira no fone (87) 38472366.

Prefeitura de Itapetim recupera açude de grande porte no sítio Mocambo

Dando continuidade às obras de limpeza e ampliação de açudes de pequeno, médio e grande porte na zona rural de Itapetim, o Governo Municipal concluiu a recuperação do reservatório da família de Vicente, no sítio Mocambo.

O prefeito Arquimedes Machado e o gerente regional da Casa Civil, Adelmo Moura, vistoriaram o andamento das obras e tiveram a oportunidade de ver de perto à satisfação dos moradores da comunidade com o trabalho, realizado pela Prefeitura com recursos próprios.

Com a recuperação, a capacidade de armazenamento de água do reservatório foi ampliada, beneficiando um grande número de famílias. As obras fazem parte do programa municipal de convivência com a seca.

 Por Nill Júnior

CIOSAC APREENDE ARMAS DE FOGO EM CUSTÓDIA-PE.‏

No sábado (08), após denúncias anônimas, a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga), apreendeu, na residência de ADAELSON CARNEIRO AMARAL, localizada no Sítio Oiti, zona rural de Custódia, os seguintes materiais:
- 01 (uma) pistola garrucha cal. 36;
- 02 (duas) espingardas de antecarga;
- 02 (duas) munições cal. 44;
- 01 (uma) munição cal. 38;
- 01 (uma) munição cal. 36;
- 04 (quatro) recipientes para armazenar pólvora;
- 33 (trinta e três) espoletas.
O detido, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Custódia, para as providências legais cabíveis.

POR CAUÊ RODRIGUES

André Marques sobre cirurgia para emagrecer: “Eu ia morrer”


Três meses e meio depois de fazer uma cirurgia de redução de estômago, o apresentador André Marques se prepara para a volta à TV. Ele contou, pela primeira vez, quantos quilos já perdeu.

André nos recebe em sua casa, no Rio de Janeiro.

Tadeu: André, então conta, que está todo mundo querendo saber dessa transformação: Como foi? Por que foi?
André: Cara, foi principalmente por causa da saúde. Se você falar: ‘Ah, lógico’. Estético também, que você quer, todo mundo quer se sentir mais bonito, mais saudável. E eu sempre empurrei com a barriga
Tadeu: E que barriga!
André: E que barriga!

André: Eu tinha 14 anos quando eu entrei na Globo. Vou fazer 20 anos agora. Então desde que eu entrei eu nunca saí do ar. Fiquei em Malhação cinco anos, fiquei no Vídeo Show quase 14 anos. Então as pessoas me viram crescer e me viram ficando gordo. Tem senhoras que me assistiam no Vídeo Show que falavam: ‘Você vai morrer, você tem que emagrecer, meu netinho'. Isso é uma coisa que mexeu comigo. Eu, como gordo, me perguntava. Passava um gordo, eu falava: ‘Estou do tamanho desse gordo? Tá quase. Mentira, tô muito gordo, cara, não tô acreditando’. Porque eu me sentia gordinho. Eu não me sentia com 155, 160 quilos.

Tadeu: Qual foi o momento que você disse falou: chega?
André: Cara, tem várias coisas que gordo sofre. Amarrar cadarço é uma missão. Sério. Deixava todos os sapatos amarrados, deixava sem cadarço.

Com o excesso de peso, vieram os problemas de saúde. E não foram poucos.

PROMOTOR PROPÕE CARNE DE JUMENTO NA ALIMENTAÇÃO DE PRESOS

Carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. É o que propõe o promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, cidade do Oeste do estado, para dar uma destinação aos cerca de 600 animais apreendidos nas estradas federais que passam pela região. A proposta será pauta de um almoço marcado para a próxima quinta-feira (13), oportunidade na qual autoridades convidadas experimentarão pratos com carne de jumento. “Vão comer e saber que é uma alimentação saudável”, diz o promotor.
Sílvio Brito explicou ao G1 que a ideia surgiu após reuniões com professores do curso de Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Chegamos à conclusão que uma das soluções para a questão dos animais apreendidos é estimular o consumo da carne de jumento. Os veterinários atestaram que o alimento é próprio para o consumo humano. Não é consumido por uma questão cultural. Queremos quebrar essa barreira”, conta. (continua...)

A ideia de inserir a carne no cardápio do sistema penitenciário será colocada após o primeiro momento de degustação. “Dependendo da receptividade quem sabe depois podemos expandir para a merenda escolar e nos hospitais”, propõe Brito. Estão convidados para o almoço prefeitos, vereadores, promotores, juízes, representantes da comunidade e diretores de unidades prisionais de Caicó, na região Seridó, além de Pau dos Ferros, Mossoró e Apodi, na região Oeste.
O promotor acrescenta que tudo começou em uma audiencia pública realizada no ano passado para tratar a questão dos animais nas estradas. A partir de um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual formou-se uma entidade que recolheu até o momento 600 animais nas rodovias. Os bichos ficam alojados em uma fazenda da Associação de Proteção de Animais de Apodi.

(Fonte Blog Tv Web Sertão)

LULA: EMPREGO É MAIS IMPORTANTE QUE INFLAÇÃO


Ex-presidente defendeu legado econômico de suas gestões em entrevista ao italiano “La Repubblica”: “Do ponto de vista macroeconômico, qual outro país, além da China, criou as condições de crescimento do Brasil?”; Lula negou novamente possibilidade de retorno em 2014, mas deixou em aberto futuro: “a política é imprevisível”; disse ainda que protestos de rua são naturais numa democracia com a brasileira e que país sairá fortalecido da Copa

Condutores precisam ter alguns cuidados ao abastecerem veículos

Ao abastecer o veículo em um posto de combustíveis, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes. Não atender o telefone celular e não acender cigarro são alguns deles.

De acordo com o tentente Adriano Marçal, do Corpo de Bombeiros, além do gás natural, combustíveis como gasolina, diesel e álcool também oferecem riscos. "Apesar de os combustíveis serem líquidos, eles emanam vapores. Esses vapores ao entrarem em contato com alguma fagulha e com o oxigênio, podem provocar uma explosão", diz.

09/03/2014

Assaltante foragido de São Paulo é preso na Zona Rural de Serra Talhada

Um foragido da penitenciaria agrícola de Bauru – SP foi preso no Sítio Baxio da Carnaúba, Zona Rural de Serra Talhada – PE, por volta das 20h30 da sexta-feira (07).

Em operação conjunta pela SSI/CIOSAC, NIS-2/14° BPM e Malhas da Lei/14° BPM, foi dado cumprimento ao mandado de prisão em desfavor Edvonaldo Barbosa de Lima, agricultor, popularmente conhecido por “Grande”. O mesmo admitiu que era detento do regime semi-aberto, monitorado por pulseira, porém em um momento de descontrole pessoal, quebrou a respectiva pulseira de monitoramento e foragiu para o sítio Baixio da Carnaúba, onde se encontrava escondido desde o dia 03/06/13, causando medo na população circunvizinha, a qual o denunciou.

De acordo com a polícia, Edvonaldo cumpria pena no presídio da cidade de Baurú por assalto à mão armada naquela cidade. Ele foi apresentado na DP local onde foi consultado o sistema Infoseg e lá foi verificado que contra o mesmo existe dois Mandados de Prisão em aberto emitidos pela justiça de São Paulo. (LuizCarlos)

 POR CAUÊ RODRIGUES