22/02/2014

SHOW DO MILHÃO: DIRCEU BATE SUA META



Ex-ministro ultrapassa arrecadação do valor da multa de R$ 971 mil, em campanha; vaquinha chegou a R$ 1.083.694,38 em doações, neste sábado (22); 3.972 pessoas contribuíram com a campanha, entre elas figuras ilustres como o advogado José Roberto Batochio, ex-presidente da OAB, e o ator global José de Abreu; "Graças à colaboração de milhares de brasileiros, atingimos o valor da injusta multa imposta pelo STF ao ex-ministro José Dirceu. Temos certeza que muitos outros também gostariam de colaborar, mas já alcançamos nosso objetivo. Juntos, vencemos esta batalha. Ainda há outras por vir, certamente. E, juntos mais uma vez, estamos pontos para enfrentá-las. Mais uma vez, obrigado a todos. Obrigado Brasil!", diz mensagem publicado no site "Apoio a Zé Dirceu"

Frevo só “de raspão” : Prefeitura de Tabira divulga programação do Carnaval 2014

( Por Nill Júnior)

Na tarde desta sexta (21) foi divulgada a programação do “Carnaval Campeão”, da cidade de Tabira. As festividades acontecerão do dia 28 de fevereiro até o dia 04 de março, e a maioria das atrações vão se apresentar no palco principal, situado na Avenida Raul Pereira Amorim.

“Para abrilhantar os cinco dias de folia, haverá orquestras de frevo todas as noites, desfiles de Blocos, Concursos de Fantasias e Mascarados, além das bandas musicais de Tabira e região”. Mas a programação, bem ao estilo do Secretário Edgley Freitas, mais um secretário de eventos do que alguém com real preocupação com a preservação cultural, traz como grandes atrações artistas e grupos geralmente rotulados pela promoção de valores que nenhuma relação tem com o Carnaval de Pernambuco. O frevo aparece a conta gotas.

Por outro lado, registre-se a capacidade de envolvimento e organização de eventos promovidos por Freitas, querido pela comunidade local. A decoração em verde e amarelo tomará conta das principais avenidas e algumas características da decoração remeterão ao ano de 1975, destacando os Times de Futebol Sport Clube Tabira e Nacional Atlético Clube.

Veja a programação completa:

Sexta-feira: 28/02
20:00h – Desfile do Bloco O Vassourão e da Rainha do Carnaval 2014
21:00h – Benil e Orquestra
23:00h – Sabor de Menina Elétrico

Sábado: 01/03
09:00h – Bloco Chapéu de Palha
16:00h – Atração infantil : Bloco Algodão Doce
17:00h – Bloco Santa Folia
20:00 – Orquestra de Frevo Pajeú
21:00 – Extra Samba
23:00 – Gabriel Diniz

Domingo: 02/03
17:00h – Concurso de Fantasias e Mascarados
20:00h – Orquestra de Frevo Pajeú
21:00h – Banda BKL
23:00h – Ramon Schnayder

Segunda-Feira: 03/03
16:00h – Sport Folia
19:00h – Bloco Cavalheiros da Rosa Mística
21:00h – Desfile das Virgens
22:00h – Novo Som Mix e Orquestra
23:30h – Rafael Veríssimo

Terça-Feira: 04/0315:00h – Encontro de todos os Blocos
19:00h – Bloco AMURT na Folia
21:00h – Orquestra de Frevo Tabira
22:00h – UZ Frajolaz
23:30h – Vilões do Forró Elétrico

Jovens realizam passeata pela paz em Serra Talhada


Na tarde desta sexta-feira (21), cerca de cinquenta pessoas fizeram um movimento pacífico em prol da paz na cidade de Serra Talhada.

A passeata teve início por das 16h30, saindo da Avenida Afonso Magalhães, ao lado da Escola Manoel Pereira Lins, percorreu várias ruas da cidade, terminando no local de origem.

O evento que fora anunciado como uma passeata pela paz, na realidade se transformou em pedidos de justiça pela morte do jovem Glauco Magalhães, ocorrido na madrugada do sábado (15) para o domingo (16), em uma pega de boi no mato, no sítio Boi Morto, onde o principal suspeito é um Policial Militar, o qual livrou o flagrante e se apresentou na Delegacia de Serra Talhada no início desta semana.

Algumas pessoas que vieram participar da passeata ficaram decepcionados com a organização do evento porque transformou o que seria uma passeata pela paz em uma “caminhada pela prisão do suspeito da morte de Glauco Magalhães”, desviando a atenção principal foco do movimento, direcionando-o para uma luta particular.

(Nayn Neto)

Delegado de Tabira será removido para delegacia de São José do Egito

Delegado Ubiratan vai para SJE e Thiago Sousa assume a Delegacia de Tabira

Após mais de cinco anos atuando na Delegacia de Polícia Civil de Tabira, o delegado Ubiratan Rocha Fernandes, vai deixar a cidade no dia 1º de março, para atuar na delegacia do município São José do Egito.

Para Tabira, a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco designou o atual titular da Delegacia de Ingazeira, o delegado Thiago de Sousa Batista.

(Tabira Hoje)

Operação da Polícia Civil termina com nove assaltantes mortos no Sul de MinasA quadrilha já vinha sendo monitorada pela Polícia Civil de São Paulo, que observou a movimentação do grupo para Minas

Uma operação conjunta das Polícias Civil de Minas e São Paulo terminou com nove assaltantes de banco mortos em Itamonte, no Sul de Minas. Os criminosos faziam parte do que a Polícia Civil chama de uma das mais perigosas quadrilhas especializada em explosões a caixas eletrônicos atuante nas divisas de Minas, Rio e São Paulo.


Pelo menos 15 homens em sete carros chegaram fortemente armados à cidade, prontos para realizar assaltos nos bancos locais. Segundo a Polícia Civil, além disso os suspeitos também pretendiam dominar o batalhão da Polícia Militar na cidade. “Essas foi uma operação exitosa que certamente tirou de circulação uma importante quadrilha de arrombamentos, responsável por ocorrências no Sul de Minas e São Paulo”, afirma o chefe do Departamento da Polícia Civil de Pouso Alegre, João Eusébio.

A quadrilha era monitorada há cerca de oito meses. Segundo o delegado, o alvo da madrugada era apenas a cidade de Itamonte, mas o grupo já chegou a agir em outras cidades da região.

Ciente dos novos planos, a corporação, com o apoio da PM e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aguardou a chegada da quadrilha na cidade. O grupo chegou a explodir um caixa eletrônico na praça da cidade antes de ser surpreendido pelos policiais. No local houve uma troca de tiros e cinco membros da quadrilha foram mortos.

A polícia apreendeu fuzis, pistolas e bananas de dinamite que seriam utilizadas para roubos à caixas eletrônicos

Um grupo conseguiu escapar e seguiu em direção à BR-354 onde uma barreira já havia sido formada, fechando a rodovia. Em uma nova troca de tiros, mais quatro homens foram mortos. Outros três suspeitos ficaram feridos e foram levados para o hospital de São Lourenço, onde um policial civil baleado no braço também foi atendido.

Mais dois membros da quadrilha foram presos em São Paulo, após terem fugido do local, e um permanece foragido. Um deles foi encontrado Arujá, no interior paulista, com a bandeja de dinheiro obtida do caixa eletrônico explodido. O outro suspeito foi encontrado em Guaratinguetá.

Além dos membros da quadrilha, a operação também apreendeu três escopetas, cinco fuzis, três revólveres calibre 38, sete pistolas 9 mm e .40, seis bananas de dinamites e duas máscaras.

Segundo a Polícia Civil, os setores de inteligência das corporações mineiras e paulistas já monitoravam a quadrilha há meses. Mais de 80 policiais de Minas e São Paulo participaram da operação, além dos homens da PRF e PM.

(Gabriella Pacheco - Estado de Minas
Kadu Lopes - TV Alterosa Sul de Minas(

Momentos efêmeros de intimidade para coreanos separados pela guerra

Encontro reúne famílias separadas pela Guerra das Coreias pela primeira vez desde 201020 fotos20 / 20
22.fev.2014 - Famílias norte e sul-coreanas separadas pela guerra entre os dois países desde os anos 50 se despedem após três dias de um reencontro histórico no resort Monte Kumgang, na Coreia do Norte, neste sábado (22). O grupo de 100 sul-coreanos cruzou a fronteira na quinta (20) de manhã, depois de uma rodada de negociações entre os dois países que terminou em acordo para que os encontros pudessem acontecer Lee Ji-eun/Yonhap/Reuters

Atleta de 15 anos da seleção brasileira de canoagem morre afogada em SP

Dienifer D’Avila Loreto integrava a seleção brasileira da categoria menor (Foto: CBCa)

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira que a atleta Dienifer D’Avila Loreto, de apenas 15 anos e integrante da seleção nacional da categoria menor na modalidade velocidade, morreu no centro de treinamento da Academia Brasileira de Canoagem, por volta das 11h da manhã, quando treinava na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. De acordo com um canoísta que preferiu não se identificar, Dienifer não sabia nadar muito bem, estava sem colete salva-vidas (o que não seria obrigatório) e desacompanhada de um técnico.

Juiz Federal extingue processo contra ex-prefeito Josete Amaral

A Justiça Federal declarou extinta a punibilidade do ex-prefeito Josete Alves do Amaral (PTB), acusado improbidade administrativa. Segundo a denúncia apresentada pelo ex-prefeito Dinca Brandino, no dia 23 de agosto de 2011, o ex-prefeito Josete Amaral teria executado de forma irregular o Convênio n° 210/2000 celebrado com o Ministério da Integração Nacional, para construção da “Barragem do Travessão”, no Município de Tabira/PE.

O juiz Paulo Roberto Parca de Pinho, da 18ª Vara Federal, entendeu, que o Ministério da Integração Nacional aprovou a prestação de contas por meio do parecer EPC n° 03/2012 e que se operou a prescrição. Atuou na defesa o advogado Napoleão Manoel Filho.

Dinca durante seu mandato ingressou com diversas ações contra o ex-prefeito Josete Amaral. Até agora nenhuma delas prosperaram.

(Tabira Hoje)

Advogado Tote Marques será empossado neste sábado como novo Presidente do PT de Tabira

AO LADO DO PAPA, DILMA PEDE COPA DE PAZ E SEM RACISMO


“Vim aqui porque a Copa do Mundo vai ocorrer no Brasil em julho. E eu vim dizer para o Santo Padre que nós vamos fazer uma Copa com um tema muito importante. O tema é uma Copa pela paz e uma Copa contra o racismo”, disse a presidente Dilma Rousseff, no Vaticano, onde entregou ao papa Francisco a bola oficial da Copa e uma camisa da seleção brasileira; no sábado, ela participará da ordenação do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, como cardeal

RELAÇÃO PSB-PSDB ALERTA PT E FAZ LULA ENTRAR NO JOGO


Aproximação entre PSB e PSDB tem sido motivo de preocupação para o Partido dos Trabalhadores; formação da chapa que disputará a sucessão do governador de Pernambuco praticamente sela acordo entre Eduardo Campos e Aécio Neves (PSDB) em torno de um pacto de não agressão, além de eventual apoio em um segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff; ao mesmo tempo, o PT, através de Lula, designou interlocutores para abrir um canal de negociação com Campos para que ele apoie a reeleição de Dilma em um segundo turno, a despeito das pretensões presidenciais do socialista

Greve dos professores pode durar 30 dias e ser prorrogada em Caruaru

Professores municipais efetivos decidiram fazer greve a partir desta segunda-feira (24) em Caruaru. Uma assembleia realizada na terça (18) reuniu cerca de 200 profissionais, que optaram pela deflagração. A pausa nos trabalhos pode durar 30 dias e ser prorrogada por mais 30. Eles reivindicam o piso salarial já com o ajuste de 8,32% anunciado pelo Ministério da Educação no dia 29 de janeiro, o que faz o valor ficar em R$ 1.697.

Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru e Região Agreste Central de Pernambuco (Sismuc Regional), atualmente os professores recebem R$ 1.469 - o valor já estaria com as gratificações, sendo que estas deveriam ser apenas complementos ao piso. Reivindicado também isto, cerca de 1.200 educadores podem deixar de ir ao trabalho. O presidente do sindicato, Eduardo Mendonça, afirma que, de terça até esta sexta, ninguém da prefeitura se dispôs a falar, mesmo tendo sido avisada sobre a parada.

(Do G1 Caruaru)

Bloco Boi na Brasa anima carnaval de Flores

Bloco faz referência a Copa do Mundo. Foto: Divulgação
Sábado de Carnaval, o bloco Boi na Brasa abre o Carnaval de Flores, a 394 quilômetros do Recife, desfilando juntamente com Zé Pereira. Fundado há 14 anos pelo funcionário público Auriedson Marques, o Boi na Brasa é formado basicamente por moradores da localidade de Alagoinha, cerca de três quilômetros do Centro da cidade.
O tema do desfile é em homenagem à Copa do Mundo 2014. A concentração do desfile é nas proximidades da rodoviária, seguindo pelas principais ruas do município.

No domingo, o bloco volta a fazer festa. Desta vez em seu próprio local de fundação: a churrascaria Boi na Brasa, localizada às margens da rodovia PE-320, próximo da entrada da cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú. Lá, acontece banho de bica e muita folia das 13 às 18 horas. As camisas estão sendo vendidas ao preço de R$ 15, pelo telefone 87-9937.0437.

(Diário de Pernambuco)

21/02/2014

CÂMARA DE VEREADORES E PREFEITURA DE TUPARETAMA LEVARÃO POPULAÇÃO PARA CONHECER OBRAS DA BARRAGEM DA INGAZEIRA

Neste domingo, dia 23 de fevereiro, a Câmara Municipal de Vereadores de Tuparetama, conjuntamente com a Prefeitura, disponibilizarão ônibus para que interessados que ainda não conhecem o canteiro de obras, possam visitar o local da Barragem de Ingazeira e conhecer a sua dimensão e importância para o município e o povo.

Os ônibus sairão às 8 da manhã de domingo de frente a Prefeitura de Tuparetama e tem retorno previsto para as 10 horas do mesmo período. A ideia da visita coletiva partiu do vereador Joel Gomes, um dos mais eufóricos defensores da Barragem de Ingazeira e incansável batalhador pela retomada das obras, que haviam sido paralisadas há mais de 10 anos.

"Esta visita é uma forma de "agravar" atos recentes que tiveram objetivos de possível paralização das obras da Barragem de Ingazeira. Nós que estamos sofrendo com a falta de água e de produção não poderemos cruzar os braços e deixar paralisarem uma obra que marcará um novo tempo para todos os sertanejos que aqui moram e, por vezes, sobrevivem de forma humilhante por não produzirem a subsistência com dignidade e padecerem de sede pela falta de água", afirma Joel Gomes.

O presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Joel Gomes e o prefeito Dêva Pessôa, convidaram toda a população tuparetamense, durante toda a semana, através de carro de som e outros meios, para visitar as obras da maior barragem (em construção) do Alto Pajeú. "A visita é uma forma dos cidadãos valorizarem e conhecerem a importância de tamanha obra, a qual será a redenção para uma população que em pleno século vinte e um ainda vive de lata na mão suplicando um pingo de água", complementa Joel.

(Fonte Tacio Viu Assim)

DOIS MORTOS: CAPOTAMENTO DE CAMINHÃO DEIXA VÍTIMAS EM FLORESTA NA PE-390

Duas pessoas morreram aós o capotamento de um caminhão carregado com telhas na rodovia PE-390. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-eira (20) em Floresta, no Sertão de Pernambuco.
Segundo informações da Polícia Militar, o motorista teria perdido o controle da direção e logo em seguida o veículo veio a capotar. Dois homens que estavam dentro do caminhão, identificados como José Orlando Rodrigues, 36 anos, e Jacir Romisson Souza de Menezes, 25, ficaram presos às ferragens.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar as vítimas. Elas foram socorridos ao hospital local, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. A PM não soube informar quem dirigia o caminhão e nem o que teria motivado o acidente.

(BLOG TV WEB SERTÃO)

Secretaria de Juventude e Meio Ambiente arboriza calçadão da Rua Antônio Pereira Amorim

Na manhã desta quinta-feira, 20, o secretário de Juventude e Meio Ambiente, Zé Carlos, juntamente com os alunos do 5º ANO da Escola Pedro Pires Ferreira, acompanhados pelas professoras Dulcineide e Janise , realizaram a arborização do calçadão da Rua Antônio Pereira Amorim. Na ocasião, também estiveram presentes, o prefeito Sebastião Dias, o secretário de Administração Flávio Marques e o vereador Aristóteles Monteiro.

“É de grande importância realizarmos essas ações de arborização, pois além de estarmos contribuindo com o Meio Ambiente, essa é uma das melhores formas de tornarmos a nossa cidade mais verde, fria e bonita. Agradeço imensamente a todos que estiveram presentes, principalmente as crianças”, declarou o secretário.

Ex-prefeito de Itapetim nega interferência no trabalho da policia no Pajeú

“Surpreso”: foi como se definiu Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim e atual Gerente Regional da Casa Civil do Governo do Estado, diante da denúncia feita por um Policial Militar na imprensa da região acusando o político de ter determinado a suspensão das blitz policiais nas cidades do Pajeú, a começar por Itapetim.

O mesmo denunciante – que emitiu uma carta aberta a vários veículos sem se identificar – acusou Adelmo de ser despreparado para o cargo que ocupa.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o ex-prefeito de Itapetim negou qualquer interferência na atuação policial. E falou sobre a crítica de despreparo para a atual função.

“Antes de ser prefeito de minha cidade três vezes, de onde saí no último mandato com 90% de aprovação, fui tesoureiro, secretário municipal. Não caí de paraquedas na condição de auxiliar do governador”.

( Por Nill Júnior)

Vice-prefeita Genedy Brito não vota em Armando Monteiro para não reforçar palanque de Sebastião Dias.

Depois da repercussão do badalado aniversário em que convidou adversários e não lembrou do prefeito Sebastião Dias, as informações sobre o afastamento da vice prefeita Genedy Brito só aumentam na cidade das tradições. Ontem a noite aliados da vice prefeita revelaram a produção dos programas Rádio Vivo/Cidade Alerta que ela só não declara o rompimento para não deixar sem emprego alguns “amigos” que tem cargo no governo. E mais: Genedy gostaria muito de votar em Armando Monteiro para governador, e não vai votar para não contar voto junto com Sebastião. O candidato da vice será o mesmo do governador Eduardo.

Por Anchieta Santos.
Jornal Tabira

20/02/2014

Geleira: Governo Sebastião Dias não consegue enxugar a folha de pagamento e acontece o estouro do golfo na educação de Tabira.

Aconteceu quem não viu virá: Na Assembleia dos Professores do Município de Tabira, realizada nesta quarta-feira dia 19 na Câmara de vereadores com a presença dos professores, a Comissão de Base do SINDUPROM, secretaria e a diretora de financia e os vereadores Aldo Santana e Val do Bar, todos os presentes assistiram os discursos calorosos entre governo e professores.

Após vários dias de espera ocorreu nesta quarta-feira a tão esperada Assembleia que tinha como objetivos específicos discutir 1/3 das aulas atividades para os professores municipais de Tabira. Com poucos avanços nas negociações e mais acusação entre a Comissão de Base e governo que faz resistências aos professores, entre um bate boca á diretora de financia Lucia Santos ficou alterada e teve que ser retirada pela secretaria de educação que mesmo antes das decisões final também se retirou do local. Veja o vídeo a baixo!

(Por Nêgo de Ana)

MISS VENEZUELANA MORRE APÓS SER BALEADA NA CABEÇA DURANTE PROTESTO


Génesis Carmona é levada de moto a um hospital após ter sido baleada na cabeça

A Miss Turismo Carabobo 2013, Génesis Carmona, 23, morreu nesta quarta-feira (19) um dia após ter sido baleada na cabeça durante um protesto de estudantes em Valencia, na Venezuela, contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Ela é a quinta vítima da onda de protestos contra o governo chavista.

Segundo a página da jovem no Facebook, Carmona morreu ao meio-dia (hora local, 13h30 no horário de Brasília).

A miss foi internada em um hospital com um quadro de edema cerebral. A bala não pode ser retirada de seu crânio. Ela chegou a ser operada, mas não resistiu aos ferimentos.


Génesis Carmona, 23, era estudante de marketing e venceu o Miss Turismo Carabobo 2013

Carmona, que era estudante de marketing na Universidad Tecnológica del Centro (Unitec), foi levada ao hospital em uma moto. Imagens da miss entubada e de uma suposta radiografia de seu crânio ainda com a bala alojada estão circulando nas redes sociais.

Outras oito pessoas ficaram feridas quando um grupo de motoqueiros armados abriu fogo contra os manifestantes. A onda de protestos contra o governo Maduro já dura três semanas e deixou, até agora, cinco mortos e dezenas de feridos por todo o país.

(Fonte: Uol)

Estão abertas inscrições do cursinho pré-vestibular da UFPE, em Caruaru

Tem início nesta quarta-feira (19) as inscrições para o pré-vestibular na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). O cursinho SuperAção oferece 120 vagas para estudantes de escolas públicas de Caruaru e região.

De acordo com a professora e coordenadora, Allene Lage, aproximadamente 200 estudantes que estudaram o pré-acadêmico conseguiram ingressar na UFPE e muitos outros nas faculdades da região, nos sete anos que o cursinho funciona. As aulas, assim como as inscrições, são gratuitas. A programação começa em março e vai até dezembro, sempre aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e em alguns domingos. Há ainda aulas de reforço na semana. Todas ocorrem no Campus Acadêmico do Agreste.

As inscrições estarão abertas até a sexta-feira (21), no horário das 9h às 12h30 e de 14h às 17h30, no Campus Acadêmico do Agreste, localizado na BR-104, no Bairro Nova Caruaru. O telefone da instituição é (81) 2126-7771.

Documentos requisitados
- Cópia do CPF e RG;
- cópia da Ficha 19/ Histórico Escolar do Ensino Médio;
- para os concluintes, a declaração disto, especificando que estudou o primeiro e segundo anos em escola publica;
- cópia da conta de energia elétrica (frente e verso) em nome do candidato ou dos pais, ou ainda em nome do dono do imóvel (comprovar com contrato de locação ou IPTU);
- duas fotos 3x4.

Do G1 Caruaru

Tereza: quem quiser ficar nos cargos tem de sair do PT

Quem do PT que quiser ficar nos cargos no Estado ou prefeituras do PSB terá de sair do partido. Foi assim que deixou claro ontem a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputada Tereza Leitão, com base na decisão da Comissão Executiva Nacional(CEN) do partido, que assim decidiu anteontem.

A presidente estadual petista já está de posse do levantamento de cargos e seus ocupantes que ainda não decidiram seguir a orientação partidária, continuando a exercer funções nas administrações comandadas pelo PSB. Este partido está sendo agora encarado pelos petistas como adversário da presidente Dilma, tendo o seu presidente nacional, o governador Eduardo Campos como adversário na eleição presidencial de outubro próximo.

No levantamento da deputada Tereza Leitão, a ser enviado para a Executiva Nacional para as providências cabíveis constam mais de vinte nomes, dentre eles o secretario de Habitação da prefeitura do Recife, Eduardo Granja, e o secretário de Meio Ambiente do Paulista.

A deputada vai enviar ainda hoje a resolução dos diretórios nacional e estadual aos petistas da prefeitura do Recife e Paulista para que tomem conhecimento oficial e se decidam..Todos os que não seguirem a determinação do PT serão submetidos a processo disciplinar com base no artigo 234 do estatuto do partido.
 (por Magno Martins)

Prefeitura de Tabira inaugura novo espaço do Serviço de Convivência

A Prefeitura Municipal de Tabira, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu na noite da última terça-feira, 18, no Condomínio Pedro Pires, a inauguração da nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O programa proporciona às crianças, adolescentes e idosos, diversas atividades socioeducativas como experiências culturais, lúdicas e esportivas. Possibilitando a ampliação do universo artístico e cultural dos mesmos.

Na ocasião estiveram presentes, o Prefeito Sebastião Dias, a Primeira-dama Iêda Melo, secretários e demais funcionários municipais. Para animar a noite foi proporcionada aos presentes, apresentação de música ao vivo e um lanche foi oferecido pela equipe.Secretaria de Imprensa/Por Jacy Maria


19/02/2014

PT AINDA DISCUTE ENTREGA DE CARGOS AO PSB


O processo de entrega dos cargos ocupados pelo PT nas administrações do PSB do Governo de Pernambuco, Recife e Paulista está desgastando o partido; a análise é do deputado federal Fernando Ferro (PT) que cobra uma solução rápida sobre o assunto para evitar novos problemas dentro do partido; apesar da determinação, feita em outubro de 2013, para que os cargos ocupados nas gestões socialistas fossem entregues, alguns petistas pernambucanos ainda integram as administrações do PSB; o caso mais notório era o do presidente da sigla no Recife, Oscar Barreto, que só pediu exoneração da secretaria Executiva de Agricultura de Pernambuco na última segunda-feira (17)

Profissionalização do Afogados FC e ingresso na série A2 vira destaque em site da Federação

 (Por Nill Júnior)

Márcio Araújo, Diretor de Futebol, Evandro Carvalho, Presidente da Federação Pernambucana de Futebol e Ênio Amorim, Presidente: Afogados terá clube na A2

Fundado em 18 de dezembro de 2013, o Afogados da Ingazeira Futebol Clube é o mais novo clube profissional do Estado. Nesta terça-feira (18), o presidente Ênio Amorim e o diretor de futebol Márcio Araújo, filiaram o time na Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

A mascote do Afogados da Ingazeira é a coruja. Ela foi escolhida por causa da sua inteligência e sabedoria. As cores são o azul, o vermelho e o branco, que são as cores do município, que fica no Sertão do Pajeú. A montagem do grupo para o Campeonato Pernambucano da Série A2 começará em maio, após um bingo que será realizado para arrecadar recursos.

“Montaremos um elenco barato, mas competitivo. Após o bingo, nós contrataremos a comissão técnica”, adiantou o presidente Ênio Amorim. “Vamos fazer peneiras para aproveitar jogadores da cidade e da região”, acrescentou. Na última Copa do Interior, a seleção da Liga de Afogados da Ingazeira terminou como vice-campeã.

O presidente da FPF Evandro Carvalho deseja boas-vindas ao novo filiado e agradece o apoio de todos de Afogados da Ingazeira. Ouça abaixo :






00:00
00:00

Mais um homicídio é registrado em Serra Talhada

Policiais Militares da equipe GATI foram acionados pela Central do 14º BPM para verificar uma ocorrência nas proximidades do “Intimus Hotel”, onde teria havido disparos de arma de fogo, e no azo se encontrava um veículo VW/Fox/placa- JPR7722 parado. Ao chegar ao local foi constatada a veracidade do fato, onde se encontrava o condutor em óbito Everton Cléber Cavalcante Lacerda, 33 anos, vítima de disparos de arma de fogo, foi repassado por testemunhas que o veículo foi abordado e alvejado por dois elementos em uma motocicleta de placa não anotada e que posteriormente evadiram-se do local em direção a Serra Talhada.

O efetivo realizou diligências no intuito de localizar os acusados nas proximidades do local, porém não obteve êxito.
Diante das circunstâncias foi verificado através de câmeras de segurança que após os disparos de arma de fogo uma segunda pessoa do sexo feminino e não identificada saiu do veículo da vítima to mando destino ignorado. O efetivo isolou o local, comunicou o fato a Polícia Civil e acionou o IC em Salgueiro, confeccionando o B.O. e entregue à DP local para providências legais necessárias.
Fonte: 14° BPM

(POR CAUÊ RODRIGUES)

Em Tabira Secretarias de Agricultura e Cultura realizam instalação de tubulação que leva água ao povoado de araras


Aconteceu no último dia 11 de fevereiro a instalação da tubulação que levará água da comunidade de Campos Novos para a comunidade de Araras em Tabira, onde a mesma está pronta e em fase de testes.

A obra está sendo realizada pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretária de Cultura. Na obra, foram utilizados cerca de 750 metros de tubulação (cano) de 50 (polegadas), a aquisição do material foi feita com a renda do Carnaval Solidário de 2013, realizado pela Secretaria de Cultura.

(Postado Por Junior Terra)

COMISSÃO DA VERDADE DE PERNAMBUCO FAZ SESSÃO SOLENE PELO DESAPARECIMENTO DE MILITANTES POLÍTICOS

Foto: César de Almeida

Em sessão solene realizada ontem (18) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pernambuco, a Comissão da Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) marcou os 40 anos do desaparecimento dos militantes pernambucanos da Ação Popular Maxista-Leninista (APML) Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier. Durante o ato, que contou com as participações do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e de integrantes CEMVDHC, os familiares dos desaparecidos durante a ditadura militar receberam cópias de documentos secretos do Ministério da Aeronáutica.

Na ocasião, o secretário Tadeu Alencar enalteceu o trabalho da comissão em busca da verdade acerca de um dos períodos mais obscuros do Brasil e de Pernambuco, lembrando que o Estado é historicamente um dos mais tradicionais na defesa dos ideais de liberdade e da democracia. Pernambuco foi pioneiro na instituição da comissão por força de uma lei estadual estando a CEMVDHC ligada à Casa Civil, secretaria que recentemente editou, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro “Réquiem por Tatiana”, da ex-presa política pernambucana, Sylvia de Montarroyos.

Ainda segundo o secretário, o ano de 2014 é um ano emblemático para o Brasil. “Além da passagem dos 50 anos do golpe militar, temos que levar em conta que as manifestações presenciadas ao longo do ano passado são um exemplo de que no país não há mais espaço para saúde, educação, segurança e serviços públicos de má qualidade”, destacou.

Durante o ato, foram devolvidos às famílias dos desaparecidos políticos documentos que foram digitalizados pela Cepe e que farão fazer parte do acervo do Memorial da Democracia. Em muitos estados esses memoriais têm sido montados nos antigos locais de prisões e torturas de presos durante a ditadura, a exemplo dos Departamentos de Ordem Política e Social (Dops).

Dnoc’s divulga tabela de indenizações da Barragem da Ingazeira

Através da Portaria n° 45/2014 o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) aprovou a tabela de preços elaborada pela comissão do citado órgão, visando sua aplicação aos atingidos pelo processo de desapropriação de terras e benfeitorias, encravadas na área necessária para construção da Barragem da Ingazeira. A informação foi do Blog do Sertão.

A barragem fica localizada nos municípios de Ingazeira,Tabira, Tuparetama e São José do Egito. A tabela foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União.


De acordo com tabela divulgada pelo DNOC’S, um hectare de “terra nua”, sem benfeitorias, está avaliado em R$ 1.000,00 para áreas com boa aptidão agrícola para as culturas adaptadas à região, R$ 750,00 para terras com boa aptidão agrícola restrita a algumas culturas adaptadas à região e R$ 500,00 para terras com restrições muito fortes a extremamente fora para uso agrícola.



A tabela traz cálculos também para terra trabalhada, benfeitorias, indenização por plantas na área. mourões e estacas.

Clique aqui e veja a tabela completa.

(Por Nill Júnior)

DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DA POSSE DO SUPERINTENDENTE DA CODEVASF

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) participou, na manhã desta segunda-feira (17), da posso do novo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Bosco Lacerda de Alencar.

O evento aconteceu no Senai, em Petrolina, e contou com a presença de muitas lideranças políticas, entre elas: senadores Armando Monteiro e Humberto Costa; deputados estaduais Isabel Cristina, Odacy Amorim e Adalberto Cavalcanti, além de vários prefeitos e representantes de associações e de órgãos federais.

Na ocasião, foram assinadas quatro ordens de serviços. Os documentos garantem a execução das obras e serviços relativos a 2ª etapa do sistema de abastecimento de água de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor; Montagem e instalação de 200 poços tubulares; perfuração de 100 poços tubulares em municípios da área de atuação da 3ª Superintendência Regional; montagem e instalação de 27 poços tubulares em Petrolina.

João Bosco é natural de Exu-PE, formado em Agronomia. Foi por três mandatos prefeito do município de Granito. Já presidiu a Associação dos Municípios do Araripe – AMA, além de ter exercido o cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe – CISAPE.
Fonte: Blog doDeputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE) 
(Pajeú online)

Em novo round contra prefeito de Afogados, PT perdeu de novo

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou ontem o Recurso Eleitoral impetrado pelo PT-Partido dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira contra o Prefeito Jose Patriota e a vice-prefeita Lucia Moura. Por unamidade o TRE negou provimento ao Recurso sobre o processo em que o PT acusou o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) e sua vice, Lúcia Moura (PTC) de perfurarem poços na comunidade da Pintada durante o processo eleitoral de 2012 em troca de votos. A Juíza Eleitoral de Afogados da Ingazeira, Maria da Conceição Godoi Bertholini, já havia julgado improcedente o pedido do Partido dos Trabalhadores por abuso de poder econômico, em que solicitava a cassação de Patriota e Lucia. O Relator do Processo foi o Desembargador Eleitoral Frederico José Matos de Carvalho. Na questão do caso da Pasta Vermelha, na Ação Penal, cujo embargo declaratório foi pedido pelo MP, o Pleno do TRE entendeu que não existem indícios contra o Prefeito afogadense para abertura do processo de cassação.

(Anchieta Santos)

Em Tabira vice comemora aniversário com adversários e esquece prefeito Sebastião Dias

Para comemorar o seu aniversário a vice-prefeita de Tabira Genedy Brito reuniu ontem mais de 500 convidados na Churrascaria Aconchego da Gente. A câmara de vereadores composta em sua maioria por adversários foi toda convidada, inclusive com os seus funcionários. Porem da Prefeitura, a vice esqueceu-se de convidar o Prefeito Sebastião Dias, Secretários e Diretores. Danado é que pela manhã, a vice-prefeita foi homenageada com bolos e salgadinhos na sede da municipalidade pelo próprio gestor e auxiliares. Depois de ter anunciado em plena posse que poderia ser a próxima candidata a prefeitura de Tabira; depois de admitir que os seus deputados não serão os mesmos do prefeito; o fato de não convidar o gestor para o seu aniversário, só indica o afastamento da vice-prefeita. Então fica a pergunta: O que Genedy Brito ainda precisa fazer para o prefeito Sebastião Dias entender que ela rompeu com o seu governo?

(Anchieta Santos)

POLICIAL MILITAR DENUNCIA AUTORITARISMO DE EX PREFEITO DE ITAPETIM E FAZ REVELAÇÕES BOMBÁSTICAS

Sinceramente, é com bastante desgosto, desânimo e desmotivado que exponho alguns acontecimentos que vêm ocorrendo na gloriosa Polícia Militar de Pernambuco, em especial, no 23°BPM. É inadmissível que em pleno século XXI, influências políticas interfiram no trabalho da polícia, coordenem ações na segurança pública de um Estado, façam dos Comandantes apenas uma figura ilustrativa à frente de uma tropa. De forma que fique mais claro e compreensível para a população, sociedade em geral e, principalmente, cidadãos de bem, narrarei brevemente o fato principal que afetou brusca e literalmente o trabalho e ação policial na área do Pajeú.
"Após recentemente uma guarnição tática do GATI realizar blitz/bloqueio na cidade de Itapetim, mais precisamente nos dias 05 e 06 desse mês, e consequentemente realizar algumas notificações de trânsito(multas) devido a flagrarem condutores dirigindo de maneira irregular, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, naturalmente, no estrito cumprimento do dever legal, por também não serem omissos e prevaricadores, foram tomadas as medidas cabíveis e proporcionais para cada situação.

Aparentemente tudo normal até aí, não é? “Tudo errado!” O ex prefeito da cidade de Itapetim, senhor que atende pelo nome de Adelmo Moura, com toda sua influência no governo do Estado, usando inclusive o poder dado a si por estar trabalhando na Casa Civil, cargo esse ocupado sem qualquer competência, prerrogativa ou através de conhecimento de causa, mas que atua diretamente na organização e diretrizes das polícias em geral, DETERMINOU que os policiais do 23°BPM não atuem mais em ocorrências relacionadas ao trânsito em Itapetim e em todas as outras cidades da circunscrição do batalhão, pois esse tipo de ação mancharia a imagem do governador e dos candidatos do PSB em ano de eleição.

Acidentes de trânsito têm tirado vidas com frequência na nossa região, muitas vezes por imperícia de condutores que não são habilitados, dirigem embriagados, alta velocidade, irregularidades diversas são as causas de muitas mortes no trânsito e a polícia está proibida de fiscalizar? Como assim? Que mundo é esse, ou melhor, que Estado é esse? Seria uma ditadura moderna? Pois bem, pasmem, para aqueles que dirigem seus veículos infringindo as leis, sem respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, sem o mínimo respeito com o próximo nas vias, vocês estão de “PARABÉNS”, já que até outubro, até que as urnas sejam abertas, a desordem toma de conta radicalmente das cidades (treze ao todo) que fazem parte da circunscrição do 23ºBPM, com sede em Afogados da Ingazeira.

Tudo isso, consequência da vaidade de um político, senhor Adelmo Moura, e do nível da politicagem alcançada pelo Estado de Pernambuco, que rebaixa e diminui (já não é muita) a segurança da população em virtude do sucesso futuro nas urnas. Até o final de 2013 o governo jogava a polícia contra a população, comandantes coagiam policiais a gerarem ocorrências a todo custo, tudo no intuito de cumprir metas do programa Pacto pela Vida, mas caso determinados policiais não “produzissem”, eram ameaçados de transferência e cortados de algumas diárias/bonificações, motivo pelo qual o pátio do DETRAN de Afogados da Ingazeira encontra-se lotado de veículos.

Já em 2014 será o ano da omissão e prevaricação, onde os policiais deverão ficar “cegos” para as infrações de trânsito, a lei será congelada por um determinado período. No entanto, o que me deixa mais indignado, não é simples fato da polícia não poder mais multar, não poder mais agir, deixar temporariamente de atuar, mas o poder que uma pessoa despreparada pode ter de influenciar na vida de uma sociedade, famílias poderão sofrer e chorar de dor por uma ação meramente eleitoreira. É um absurdo! Segue anexo documento enviado para todas as Companhias, Pelotões e Destacamentos da área do batalhão, o qual tenta de alguma forma maquiar a verdade quando manda que o policial PRIORISE certos tipos de ocorrência, mas o próprio título do memorando diz tudo: DETERMINAÇÃO. Na prática, no dia a dia e verbalmente está proibido atuar no trânsito, sob pena de responder a uma sindicância, baseada em que ninguém sabe, pois se fazer o certo é motivo para um procedimento disciplinar, não se sabe onde irão achar um artigo para atuar um policial militar nesse caso.

Alegou-se, ainda, que o tempo para averiguação de documentos seria um empecilho para o trabalho, nunca foi e nunca será, é algo extremamente prático. Sei da capacidade investigativa da imprensa, a mídia exerce um papel imprescindível para uma população e por isso recorri a essa classe para pedir SOCORRO diante do exposto, isso não pode ficar às obscuras, subentendido ou mascarado. Analisem as resenhas de ocorrências do dia 06/02 em diante, nada de autuações administrativas, enquanto isso, os irresponsáveis do trânsito se divertem com a vida própria e alheia! E como se não bastassem os demais transtornos, reforço o desrespeito e descaso com os policiais militares que atuam no serviço operacional, pois diversas viaturas estão em péssimas condições de uso, principalmente, pelo desgaste de pneus, a viatura patrimônio 950032 sequer tem pneu de estepe e roda atualmente com um “careca”, ao ponto dos arames da estrutura estarem completamente visíveis.

Os coletes balísticos estão todos vencidos, eu disse TODOS, o policial militar que estiver de serviço estará usando placas VENCIDAS. Onde está a segurança do representante do Estado? Ele próprio não está protegido, então como proporcionar segurança? Simples, maquiar a realidade que é uma prática constante do programa “Pacto pela Vida”.
Lamento profundamente não poder me identificar, caso contrário, sofreria uma perseguição e sanções severas, o militarismo não nos permite emitir opinião, criticar ou colocar em prática a liberdade de expressão garantida na Constituição. Conto, dessa forma, com a colaboração, bom senso e imparcialidade da imprensa, em especial, a do Pajeú e do Pernambuco.

Atenciosamente,
Policial Militar do 23°BPM!

POR CAUÊ RODRIGUES

Poeta Vagner Leandro é eleito o novo presidente da AJUPTA

No último sábado, dia 15 de fevereiro de 2014, aconteceu a eleição da Associação da Juventude Poética de Tabira – AJUPTA. Com chapa única, os sócios presentes elegeram Vagner Leandro como o novo presidente por unanimidade, informa o Radar do Sertão.

Vagner Leandro agradeceu a todos pela votação e disse que vai trabalhar ouvindo a diretoria e também ouvindo os sócios da AJUPTA pelo fortalecimento da entidade, pelo crescimento dos números de sócios e pela divulgação da cultura poética que está nas veias dos tabirenses.

A posse será no dia 14 de março no aniversário da AJUPTA e também dia nacional da poesia. Veja abaixo a composição da nova diretoria que terá dois anos de mandato. Presidente – Vagner Leandro da Silva, Tesoureiro – Eniel Leite Alves, Secretário – José Carlos da Silva, Conselho Fiscal – Paulo Ricardo Ferreira Batista, Anderson Siqueira Brito e Ederson Danillo de Lira Pereira.

Os jovens tabirenses que quiserem ficar sócios da entidade devem procurar um dos membros da direção. Todos os poetas estão convidados para fazer parte da entidade.

(Tabira Hoje)

PREFEITO DE TUPARETAMA VISITA FÁBRICAS DE ROUPAS EM STª CRUZ PARA FIRMAR PARCERIAS E TRAZER EMPREGO E RENDA PARA O MUNICÍPIO

O Prefeito de Tuparetama Deva Pessoa-PSD foi até Santa Cruz do Capibaribe, para firmar parcerias com a industria de Confecções e roupas. Através de uma iniciativa inédita, irão instalar no município uma fábrica de roupas, essa parceria consiste a fábrica irá funcionar no espaço cedido pela prefeitura, que instalará máquinas de costura, custeando gastos como energia elétrica. Um técnico irá capacitar 50 pessoas, para produção das peças. Toda fabricação será levada para Santa Cruz, até o meio do ano iniciaremos os trabalhos. No futuro, pretendemos construir uma sede própria para a fábrica.“Essa será uma grande oportunidade de geração de emprego e renda para as famílias do nosso município”, finalizou o prefeito Deva Pessoa-PSD.

o prefeito trouxe para Tuparetama no ínicio de seu governo, a fábrica de Sandálias DANUPÉ, do empresário Tarcisio.
 Por Marcello Patriota

NAS ESTRADAS DO PAJEÚ CAMINHÕES CARREGADOS DE TIJOLOS E AREIA TRANSITAM SEM SEGURANÇA ADEQUADA

(Por Marcello Patriota)