15/02/2014

Porco com aparência humana assusta moradores de município baiano

Enquanto São Gonçalo entra na mídia com a história de um Lobisomem, que vem assustando a população a cerca de 20 dias, em Ruy Barbosa, é um filhote de porco que chama a atenção.

Um animal recém nascido é o principal motivo de comentários do povoado de Tapiraípe, no município de Ruy Barbosa, no centro-norte da Bahia. O animal tem no rosto alguns traços humanos, tornando o caso totalmente inusitado.

Não há informações de que o filhote seja um exemplo de mutação [mudança genética] ou algum outro tipo de variação da espécie. Contudo, o animal tem chamado atenção de toda cidade, que comenta por todos os cantos, o que levou o bicho nascer de tal forma.

Populares da região não sabem dizer se o bicho nasceu sem vida ou morreu após o parto, mas há relatos de que, o filhote teria sido resultado da relação sexual de um homem com a porca.
(POR CAUÊ RODRIGUES)

Vereador diz estar sendo ameaçado em Tabira

Em discurso no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tabira desta quinta-feira 13, o vereador Val do Archote diz estar sendo ameaçado por fazer investigações no município. O motivo das ameaças, dar-se pelo motivo de fiscalizar os atos irregulares da gestão atual. Diz também que recebeu varias ligações ameaçando o mesmo. Assim alegando acionar a justiça para as devidas providências.

(Tabira em Debate)

Prefeito José Patriota vai debater com a população problemas e soluções para os bairros

Reunião com moradores da Rua José de Sá Maranhão

Seguindo o seu estilo de manter um canal permanente de diálogo com a população, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, reúne neste final de semana moradores dos Bairros Padre Pedro Pereira e Costa.

Assim como fez quando da definição das ruas a serem calçadas pela Prefeitura, quando a população escolheu as prioridades durante as reuniões, o Prefeito irá conversar com os moradores sobre os principais problemas dos bairros e debater soluções.

As reuniões ocorrerão nesta sexta (14), na unidade de saúde da Izídio Leite, e Sábado, no meio da Rua São Pedro, Bairro Padre Pedro Pereira. As reuniões tem início às 19 horas.

Reunião na Comunidade Costa

“No contato direto com a população, além de saber quais as prioridades para investimento em cada bairro, também sou informado de problemas que muitas vezes não chegam para mim. Isso permite uma resolução mais rápida e sintonizada com os interesses dos moradores,” afirmou Patriota.

Segundo o Prefeito, a dinâmica é simples. Quando as reuniões ocorrem na rua, cada morador traz a sua cadeira, o seu tamborete, forma-se a roda, e tem início a conversa. ”Quem é gestor não pode ter medo de ouvir o povo. No que é bom e no que é ruim, o povo precisa ser escutado,” finalizou Patriota.

 por Nill Júnior

14/02/2014

Diretor da penitenciária de Itamaracá, em PE, deixa cargo após rebelião

Ricardo Pereira, gestor da Penitenciária Agro-industrial São João (PAISJ), no Grande Recife, deixará o cargo após a rebelião dos reeducandos, que aconteceu na quinta (13). O antigo diretor da PAISJ, Roger Moury, volta à função ainda nesta sexta-feira (14). A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Ressocialização (Seres). No protesto que acabou com a morte de duas pessoas, os reeducandos reclamavam da atual gestão.

Doze deles foram autuados em flagrante após a rebelião, que deixou dois detentos mortos e oito feridos. Eles serão levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, Zona Sul da capital, e, em seguida, encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana. Esses presos devem responder por dano ao patrimônio e tentativa de homicídio, segundo a secretaria-executiva da Seres.

G1-PE

13/02/2014

Com voto aberto, Câmara cassa mandato de Natan Donadon

O deputado federal Natan Donandon (sem partido-RO) na sessão da Câmara que cassou seu mandato

Após tê-lo absolvido em 2013 em votação secreta, a Câmara dos Deputados cassou nesta quarta-feira (12), na primeira sessão com voto aberto, o mandato de Natan Donadon (sem partido-RO), preso há sete meses no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Foram 469 deputados presentes: 467 votaram pela cassação, e houve 1 abstenção.Para que o pedido de cassação fosse aprovado eram necessários 257 votos. O deputado que se absteve foi Asdrúbal Bentes (PMDB-PA). O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não votou porque não é permitido pelo regimento da Câmara, o que ocorreria apenas em caso de empate.

CUT VAI CONTRA O APOIO DO PT A ARMANDO MONTEIRO


O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, Carlos Veras, impôs uma série de condições para poder apoiar a candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB), como pretendido pelo aliado histórico, o PT; Veras quer uma maior participação da CUT nos debates em torno dos rumos que a legenda tomará nas próximas eleições para o Governo do Estado; “A Central defende os interesses dos trabalhadores, nada contra o senador, mas avaliamos que Armando Monteiro tem uma trajetória ligada aos empresários e grandes usineiros. Nossa perspectiva é de que seja construída uma candidatura voltada também para as reivindicações dos trabalhadores", disse

Empresário Paulo Manú desabafa e defende família de ataque do ex-prefeito Dinca

Mais uma vez em seu pronunciamento em rádio o ex-prefeito Dinca Brandino não poupou as famílias Manú e Amaral de seus ataques. Só que desta vez para o empresário Paulo Manú foi o estopim.

Depois das palavras do ex-prefeito, Paulo Manú ligou para a Rádio Cultura FM e falou ao Programa Show da Tarde. Questionou a procedência dos bens adquiridos por Dinca em tão pouco tempo e disse que tudo que o ex-prefeito tem é colocado em nome de “laranjas”.

Fez a defesa da gestão do Prefeito Sebastião Dias dizendo que o gestor tem tentado de todas as formas tirar Tabira da desorganização deixada por Dinca onde no seu governo “predominou a imoralidade e dinheiro desviado do INSS”.

Ao final pediu para que Dinca não fale mais nas famílias Amaral e Manú. “Não temos um motivo sequer para ter inveja desse rapaz. Tudo o que conseguimos foi com muita honestidade e está em nosso nome”, disse Paulo.

(Radar do Sertão)

“Estou pronto para votar, mas não em canalhas”, diz ex-prefeito

Falando ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM, o ex-prefeito Rosalvo Sampaio (Mano) disse que Dinca Brandino estava com os direitos políticos cassados e por esta razão teria sido barrado no cartório eleitoral quando foi solicitar o recadastramento biométrico.

Ouvindo essas declarações, o ex-prefeito Dinca tratou logo de se defender e enviou à redação do Blog Radar do Sertão a imagem do seu novo título de eleitor. Nele se observa a marca da identificação biométrica e a data de emissão no dia 03/12/2013. “Ao contrário do que disse Mano, eu estou pronto para votar, mas não em canalhas”, disparou Dinca Brandino.

(Radar do Sertão)

Homenageado no carnaval de Afogados da Ingazeira ou lembrado?

Fico indignado com a maneira da população de Afogados da Ingazeira indicar um homenageado para o carnaval.
Esquecem histórias e tradições e se preocupam apenas com momentos, onde não deveria ser assim se realmente queremos homenagear alguém. Foi feita uma pesquisa na emissora de rádio de nossa cidade a Rádio Pajeú onde foram citados alguns nomes pelos ouvintes e os nomes que mais se destacaram foi o de Roberto Tricolor, Paulo Roberto ( Beringa ) e o Lobsan.

Vamos por personagem.
O senhor Roberto Tricolor acompanhou e desceu a avenida com estandartes de blocos e troças e por muitas vezes só não passou despercebido em algumas delas porque sempre teve quem notasse seu "pique" e sua disposição. PRECISOU MORRER PARA SER LEMBRADO COMO UM DOS QUE PODERIAM SER HOMENAGEADOS.

Paulo Roberto - Eu particularmente não o vejo como uma pessoa que tenha perfil ou história para ser homenageado. Apenas é muito gente boa e querido por todos.

Lobsan - Um artista criativo que por muitas vezes e anos ganhou concursos e deu show de criatividade em todas as suas saudáveis loucuras levando alegria e história para o carnaval dessa cidade. Um parceiro de personagens que criamos e levamos as ruas junto com Julival Mascarenhas. durante todo esse tempo nunca foi lembrado nem indicado a homenageado. TEVE QUE SOFRER UMA FATALIDADE E SUPERAR AS DIFICULDADES QUE AGORA ENFRENTA PARA SER INDICADO.

E agora o que vocês me dizem? homenageado ou lembrado por momento?

Não pensem que isso é inveja.

Eu Beijamim Almeida tenho uma história de 34 anos como carnavalesco e tabaqueiro dentro dessa cidade, não tenho a mínima vontade de ser homenageado, pois o que faço pelos nossos mascarados faço por amor e não por status ou reconhecimento.
Também não quero morrer ou sofrer qualquer tipo de fatalidade para se lembrado!

Beijamim Almeida Barros
12/02/2014

Consumidores europeus conhecerão mel e geleia de agricultores nordestinos

Foto: Ascom/MDA

O mel orgânico e a geleia de umbu, produzidos por 326 famílias de agricultores dos estados de Pernambuco e da Paraíba, serão apresentados à comunidade europeia, a partir desta quarta-feira (12). A oportunidade ocorrerá com a participação da Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro (Coodapis) na Biofach 2014, a maior feira de produtos orgânicos do mundo. O empreendimento integra o grupo de 13 cooperativas do Brasil selecionadas, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para divulgar seus produtos na Alemanha, país que sedia o evento.

Para o presidente da Coodapis, José Adelmo Cabral, a exposição dos produtos no mercado europeu oferece oportunidades que ultrapassam o desejo de fechar negócios. “Não estamos pensando nas vendas, propriamente. Vamos priorizar a chance de divulgarmos nossos produtos, nossa marca. Também queremos aproveitar o momento para obter mais conhecimento, já que sabemos que a Alemanha comercializa muito mel”, afirma.

Fundada em 2010, a sede do empreendimento está localizada no município de Tabira, a quase 400 quilômetros da capital Recife. Mesmo distante da capital, a cooperativa se destaca por comercializar seus produtos para todo o estado. “Vendemos para as escolas de todo o estado, por meio do Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar], e também para os supermercados e hotéis de Pernambuco. No último ano, comercializamos cerca de 250 toneladas de mel, nosso carro-chefe”, completa.

Esta será a segunda experiência internacional da Coodapis, que em 2013 começou a exportar mel para o Japão. A participação dos empreendimentos na Biofach 2014 também recebe o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Embaixada do Brasil em Berlim.

Serviço

Biofach 2014
Data: 12 a 15 de fevereiro (quarta-feira a sábado)
Local: Exhibition Centre Nuremberg, em Nurembergue, na Alemanha.

Nome Autor:
Roberta Paola

TAGS DA NOTÍCIA:

Apreensão de armas em Itapetim‏

Durante a tarde do dia 12/02/2014, o GATI do 23 BPM juntamente com a GT de Itapetim realizaram uma operação na zona rural daquela localidade, sítio Arara , onde apreenderam várias armas de fogo.

Jovem sofre tentativa de estupro em Solidão

Segundo a Polícia a jovem de 23 anos, foi agarrada e arrastada para um terreno baldio. Após luta corporal com o elemento a mesma se soltou e acionou a GT
A Guarnição Tática Local foi informada sobre uma tentativa estupro nesta terça-feira (11 de fevereiro de 2014) por volta das 3h, em um terreno baldio próximo há residência da vítima, no centro de Solidão, sertão de Pernambuco.

Segundo informações repassadas ao S1 Notícias pela central do 23º BPM, no momento em que a vítima Juliana Alves, 23 anos, retornava a sua residência foi agarrada e arrastada para o terreno, como também, ameaçada.

Após luta corporal com o elemento (não identificado até o mento), a mesma soltou-se e caminhou até a guarnição que efetuava rondas na cidade.

A GT realizou diligências no intuito de localizar o suspeito, porém sem êxito. A ocorrência ficou à disposição da D.P local para serem tomadas as devidas providências.
Por S1Noticias

TRANSNORDESTINA TEM 22% DE CONCLUSÃO EM OITO ANOS


Após quase oito anos em construção, a Ferrovia Transnordestina apresenta um índice de conclusão de apenas 22% dos 1.728 quilômetros planejados, com apenas 383 km prontos; Além do atraso no cronograma, as obras de engenharia da ferrovia também se encontram paradas há quatro meses, aumentando o adiamento da conclusão das obras, projetando a entrega apenas no começo de 2017

Após quase oito anos em construção, a Ferrovia Transnordestina apresenta um índice de conclusão de apenas 22% dos 1.728 quilômetros planejados, com apenas 383 km prontos. Além do atraso no cronograma, as obras de engenharia da ferrovia também se encontram paradas há quatro meses, aumentando o adiamento da conclusão das obras , que poderá ser entregue apenas no começo de 2017. As informações foram divulgadas pelo Ministério dos Transportes.

CAMPOS PARA OBRA EM PERNAMBUCO E CULPA GOVERNO DILMA


Presidenciável do PSB, Eduardo Campos, paralisou as obras de mobilidade no rio Capibaribe, após alegar que o Ministério das Cidades não depositou R$ 46 milhões, que deveriam ter chegado em janeiro; governo estadual informou que, somente nesta quarta (12), após a paralisação completa da obra, o governo federal se comprometeu a liberar os recursos, até sexta; Ministério das Cidades nega que tenha havido atraso; polêmica em torno da obra tem forte componente político-eleitoral: Campos e Dilma se enfrentarão nas eleições deste ano

Festival Viva Dominguinhos' pretende reunir artistas do forró tradicional

O Festival Viva Dominguinhos deve ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de abril em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Lançado nesta quarta-feira (12), quando o garanhuense completaria 73 anos, o evento pretende reunir amigos e discípulos que preservem os aspectos do forró tradicional, marcado pela sanfona, triângulo e zabumba.
Praça Mestre Dominguinhos era chamada Praça
Guadalajara. (Foto: FH Studios/ PMG)

Segundo a assessoria de imprensa, a comemoração será realizada anualmente na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) e foi escolhido o mês de abril porque é quando a temperatura na 'Cidade das Flores' começa a ficar bem mais amena. Também será outra oportunidade para compor a grade de festivais do município, que conta com o aclamado Festival de Inverno, além do Jazz Festival, Festival da Jovem Guarda, Festival de Teatro, Festa do Caju de Miracica, Luau Quatro Estações, Festival de Literatura, Motofest e Natal Luz.

Comemorações
Garanhuns festeja nesta quarta-feira aniversário de nascimento de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. Ele morreu em julho de 2013 e o corpo foi levado em setembro para a terra natal. A última parte da comemoração será uma missa às 19h30, na Catedral de Santo Antônio.

Durante a manhã, o músico Mourinha do Forró homenageou o sanfoneiro no mausoléu, no Cemitério São Miguel. Ele cantou “Saudade de Dominguinhos”, canção biográfica que também retrata o sentimento dos discípulos. Em frente à prefeitura, apresentaram-se a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e um grupo de sanfoneiros. Neste local ainda foi lançada a votação para escolha do local onde ficará a estátua do mestre, feita pelo artesão José Veríssimo. Ela será inaugurada durante o 'Festival Viva Dominguinhos'.
Mourinha cantará 'Saudade de Dominguinhos', no
mausoléu (Foto: Jael Soares/ G1)

Por volta do meio-dia, foram exibidos trechos exclusivos do documentário “Dominguinhos” e da websérie “Dominguinhos +”. O primeiro tem imagens do sanfoneiro contando a própria história e o segundo traz depoimentos de parceiros dele, como Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Djavan, Lenine, João Donato e Gilberto Gil.

Via internet, na página oficial no Facebook, a prefeitura está ainda lançando cartões com trechos do livro “O Neném de Garanhuns”, do historiador Antônio Vilela, conhecido por retratar temas do Agreste e Sertão do estado, como em “O incrível mundo do cangaço”. A obra que trata da vida de garanhuense está prevista para ser lançada neste ano. O mesmo deve ocorrer com aqueles vídeos, produzidos pela paulistana Big Bonsai.

G1-PE

12/02/2014

Dois graves acidentes registrados próximo a Serra Talhada

O radialista Anderson Tennens adianta em sua página no FACEBOOK, dois acidentes aconteceram nesta manhã de quarta (12) em Serra Talhada. O primeiro, envolveu um caminhão baú da empresa Compare e um Carro-pipa na PE 390, que liga Serra Talhada à Floresta. O segundo acidente aconteceu na BR 232, envolveu um Fiat uno e um caminhão de transporte de combustíveis. Breve mais informações.


Colaboração; Junior Campos
POR CAUÊ RODRIGUES

ADOLESCENTE É ASSASSINADO À BALAS EM SERRA TALHADA

Na manhã desta terça-feira (11), por volta das 10h00, Policiais Militares do 14° BPM foram acionados para se deslocar até o HOSPAM onde havia dado entrada, socorrido pelo Corpo de Bombeiros, um jovem com lesão corporal. Ao chegar tomaram conhecimento de que a vítima encontrava-se ferido na PE-418, rodovia que liga Serra Talhada ao distrito de Santa Rita com ferimentos na cabeça.

O adolescente foi socorrido ainda com vida, porém veio a óbito ao chegar ao hospital, o mesmo não possuía nenhum documento de identificação e até a conclusão do registro na DPC não havia sido identificada a causa da morte, a qual só ao meio dia tomou-se conhecimento, através de informações cedidas pela Policia Civil, onde constava que o adolescente havia sido vitima de homicídio; consta que haviam 05 a 06 perfurações por arma de fogo no corpo, o adolescente foi identificado como Robson Washington da Silva, 15 anos, residente na rua do Papelão, bairro Borborema, e já tinha várias passagens pela polícia por furto e drogas.

Até então não foi identificada a motivação nem o autor do crime, as investigações estão a cargo a da Policia Civil.

(Agreste Violento)

Senador Armando Monteiro inclui agentes de trânsito e guardas civis em cursos de qualificação

O senador Armando Monteiro (PTB) incluiu os agentes de trânsito e guardas civis municipais entre os beneficiários da bolsa-formação concedida no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O parecer foi apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e comunicado aos profissionais do setor em reunião no gabinete do senador pernambucano, em Brasília, nesta quarta-feira (12).

Armando é relator do PLC 92/2013 que dispõe sobre a matéria. Com a medida, o senador amplia e intensifica o alcance do programa e atende a uma demanda antiga da categoria. Ele argumenta que esses trabalhadores também são importantes para a segurança pública, pois, durante o exercício do trabalho de fiscalização nas ruas se deparam com diferentes problemas e risco pessoal, como sequestro relâmpago, porte ilegal de armas, veículos roubados, entre outros.

Hoje, o Pronasci oferece bolsas de estudos para que policiais e bombeiros, dentre outros, possam estudar e se aprimorar. Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis, a decisão do senador ajudará a valorizar a categoria, que terá acesso a cursos de qualificação profissional.

A matéria – que aguarda inclusão na pauta da CCJ para ser apreciada -, concilia duas vertentes da atuação parlamentar de Armando Monteiro: a qualificação profissional e a segurança pública. A expectativa do senador é de que o projeto seja aprovado com celeridade na Comissão.

Legenda da foto – Armando entrega projeto ao presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis, ao lado de guardas municipais.
(Itamar França)

Professor Genildo Santana vai lançar novo livro. O tema agora é ditadura

O Professor e poeta Genildo Santana está comemorando a chegada de mais um livro, mais um filho como os poetas costumam chamar seus livros. Nessa nova obra o tema principal não será poesia, como de costume, mas sim, a ditadura militar que ainda hoje assusta o povo brasileiro, principalmente os que viveram a época.

Genildo é um profundo conhecedor da ditadura militar e para fazer esse livro pesquisou ainda mais sobre o assunto. Esse novo exemplar conta histórias marcantes dos tempos sombrios e vem com um formato diferente, fininho, com pouco mais de 80 páginas. “Ditadura Militar 50 anos, o perigo é esquecer”. Essa é a nova obra de arte de Genildo Santana que muito em breve será lançada.

(Radar do Sertão)

Polícia prende na Bahia suspeito de lançar rojão em cinegrafista da Band

Preso de madrugada em um hotel na cidade baiana de Feira de Santana (a 100 km de Salvador), Caio Silva de Souza, de 23 anos, suspeito de matar um cinegrafista da Band com um rojão, em protesto do dia 6 no Rio, chegou ao Aeroporto Internacional do Rio às 8h40 desta quarta-feira, 12.

O voo comercial que trouxe o auxiliar de serviços gerais parou no meio do pátio e Souza foi a segunda pessoa a desembarcar, logo após um oficial da Polícia Civil do Rio. Em seguida, dois outros policiais que o escoltavam também desceram do avião.

Souza saiu pela porta traseira e, logo após descer a escada de apoio, foi conduzido a uma viatura da Polícia Civil. O acusado pela morte do cinegrafista Santiago Andrade foi levado diretamente para a Cidade da Polícia (Jacaré, zona norte), onde chegou às 9h30. O delegado da 17ª Delegacia de Polícia (DP), Maurício Luciano de Almeida, responsável pela prisão na Bahia, dará entrevista coletiva.

Souza foi localizado às 2h no quarto do hotel, próximo à rodoviária de Feira de Santana. Também presente no momento da captura, o advogado Jonas Tadeu afirmou, em entrevista à TV Globo, que o cliente e o outro acusado, Fábio Cardoso Barbosa (preso no fim de semana), são "jovens que são aliciados, jovens que são manipulados", mas não disse por quem.

ROCAM estoura “boca de fumo” na Rua do Sol em Serra Talhada

Na madrugada desta terça-feira (11), por volta de 01h40, uma equipe da ROCAM, realizava rondas na rua do Sol, no bairro Bom Jesus, quando abordou um jovem, com sintomas de estar drogado, não encontrando nada com ele, mesmo assim perguntaram ao mesmo se havia alguma “boca de fumo” naquela rua, tendo o jovem informado que na casa de nº 340, funcionava um comércio de venda de drogas.

De posse dessa informação, os policiais da ROCAM resolveram esperar e observar se realmente havia algum tipo de movimentação na citada residência, tendo se confirmado posteriormente, onde os PMs adentraram na residência onde residiam os imputados: Onofre Siqueira de Oliveira, 22 anos, desocupado e Ana Carla Soares da Silva, 31 anos, desocupada, pediram autorização pra adentrar na casa e, durante a abordagem à residência, localizaram 18 pedras de crack e R$ 96,00 (noventa e seis) reais, oriundo da venda do entorpecente.
Segundo Nayn Neto, foi dado voz de prisão ao casal, o qual foi conduzido, juntamente com a droga e o dinheiro do tráfico, à DPC local para as providências de praxe.
(POR CAUÊ RODRIGUES)

Operação da PF erradica 403 mil pés de maconha no Sertão de PE

Quatrocentos e três mil pés de maconha, que produziria aproximadamente 134 toneladas da droga, foram erradicados pela operação “4 elementos” no Sertão pernambucano. A ação teve início no dia 27 de janeiro e foi concluída dia 05 deste mês, mas o balanço só foi divulgado nesta segunda-feira (10).

A operação foi realizada pela Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de PF em Salgueiro com apoio da Secretaria de Defesa Social, com objetivo de reduzir a produção e a oferta de maconha no estado.

A operação foi realizada nos municípios pernambucanos de Cabrobó, Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta,Ibimirim, Inajá, Manari, Betânia, Serra Talhada e Ilhas Costeiras do Rio São Francisco.

Um efetivo de 40 policiais federais e do Corpo de Bombeiros participou da erradicação da droga. Foram realizadas ações terrestres, aéreas e fluviais que contaram com apoio de duas aeronaves.

O chefe da delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, Antônio José Silva Carvalho, relata que essas operações são realizadas trimestralmente e visam erradicar as plantações de maconha principalmente nas ilhas do Rio São Francisco, no Sertão de Pernambuco. “Na última operação que teve duração de 15 dias, foram erradicadas mais de 700 mil pés de maconha”, enfatiza.

Tabira em Debate

11/02/2014

A CASA DAS JUVENTUDES DE TABIRA JUNTAMENTE COM O GRUPO “JUC” ORGANIZOU E REALIZOU A FESTA DE ANIVERSÁRIO DO REFERIDO GRUPO.

A Casa das Juventudes de Tabira, juntamente com o Grupo “JUC” (JOVENS UNIDOS EM CRISTO), organizou e realizou a festa de aniversário do referido grupo. As atividades em comemoração aos 25 Anos de existência do “JUC”aconteceram na Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti, domingo passado, dia 09, das 07 as 11:30hs, e teve o seu enceramento as 21hs com a Celebração na Capela da COHAB. Na ocasião estiveram presentes diversos Grupos de Jovens de vários segmentos como: DESBRAVADORES, AJUPTA, CAPOEIRA ANGOLA PALMARES, MMA, JSRD e PUNK SYMBOL. “Foi um momento relevante para a juventude tabirense, porém cada grupo de jovens que esteve presente levou a sua mensagem para o grupo aniversariante através de uma apresentação própria de cada um” disse o Secretário de Juventude de José Carlos L. Nunes. Que destacou também a importância de unir a juventude e proporcionar a troca de experiência e ainda agradeceu as presenças dos ex juquianos Damião de Virgínio, Socorro Leandro e Inês Nogueira.

Ao lado de Dilma, Humberto defende legado do PT

Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa participou nessa segunda (10) à noite, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, do evento de comemoração dos 34 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.

O encontro – ocorrido no Anhembi, em São Paulo – reuniu mais de duas mil lideranças e militantes petistas de todo o país e teve transmissão ao vivo acompanhada por mais de 30 mil pessoas.

Humberto, que dividiu a mesa principal com a presidenta, defendeu o legado dos três governos do PT à frente da presidência da República e ressaltou a força e a energia de Dilma para disputar a reeleição.

“O que há de novo no Brasil é o que o Partido dos Trabalhadores tem construído ao longo desses anos: crescimento econômico, inclusão social, a menor taxa de desemprego da nossa história, mais médicos e mais educação para o nosso povo. A população mostra que quer mudanças, mas quer mudanças com Dilma. E ela está pronta para assumir este novo desafio”, pontuou o líder petista. “O resto é discurso de quem não tem o que mostrar, de quem trabalha contra o Brasil.”

De acordo com o senador, Dilma mostrou competência na construção de um modelo capaz de enfrentar os desafios do presente e de dar respostas para o futuro. O tema deve ser objeto de um discurso de Humberto Costa – o primeiro na condição de líder da bancada – na tarde desta terça-feira (11), no plenário do Senado.

(Por Nill Júnior)

MEMÓRIA: HÁ 96 ANOS NASCIA A PELEJA ENTRE LAMPIÃO E ZÉ SATURNINO, EM ST

Nesta terça-feira (11), há exatos 96 anos, em 11 de fevereiro de 1918, o fazendeiro José Alves de Barros, o Zé Saturnino, entrava na feira do povoado de Nazaré do Pico, em Floresta (PE), em busca de um dinheiro quebrando um acordo feito com a familia Ferreira.
O acordo firmado entre Sartunino Alves de Barros (pai de Zé Saturnino) e por José Ferreira da Silva (pai de Lampião) seria que o primeiro não iria a Nazaré e região e o segundo não iria a Serra Talhada.
Aconselhado pelo major João Gregório, da Ema, e pelo sr. Clementino Quelé, do Cipós, o jovem Zé Saturnino não deu ouvidos pois segundo ele, os Ferreiras quebravam o acordo quando iam visitar a tia na Fazenda Matinha.
Na ida, Zé Saturnino é emboscado pelo jovem Virgulino (Lampião) e seu primo Domingos Paulo. No dia seguinte (12), Zé Saturnino acompanhado por 15 homens, cerca a fazenda Poço do Negro, onde a família Ferreira morava. No conflito, Zé Guedes, um dos homens de Zé Saturnino, é baleado. Depois desse fato o atrito aumentou indo a família Ferreira morar em Alagoas.
( Do Blog de Serra Talhada- Luiz Ferraz Filho)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2014 DOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXABA – PE

A Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Administração – SAD, tendo em vista o resultado do Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos, realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2013, lança Edital, neste dia 07 de Fevereiro de 2014, para convocar profissionais aprovados no Concurso Público nº. 001/2012.
A convocação obedece, gradativamente, a necessidade de cada órgão que compõe a Administração.
Os convocados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Administração, localizada na Praça Antônio Pereira de Carvalho, nº. 20 – Centro – Quixaba – PE, no prédio da Prefeitura Municipal de Quixaba – PE, no horário das 07:00 às 13:00 horas, de segunda a sexta-feira, munidos dos seguintes documentos (originais e cópias):
º Diploma/Certificado comprobatório da escolaridade e da habilitação exigida para o cargo;
° Número de Conta Bancária Salário (Bradesco);
º Documentos Pessoais: RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Quitação Eleitoral, PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Reservista, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Registro do Conselho de Classe Profissional, Declaração de Acúmulo de Vínculo, CNIS expedido pelo INSS, Comprovante de Residência, atualizado, 01 (uma) foto 3X4, Certidão de Antecedentes Criminais obtida no site do TJ PE e Declaração de Bens.
Neste ato os convocados tomam conhecimento da relação dos exames médicos, pré-admissionais, obrigatórios e eliminatórios:
RELAÇÃO DOS EXAMES SOLICITADOS E ATUALIZADOS:
º Eletroencefalograma com laudo;
º Eletrocardiograma com laudo;
º Hemograma completo com contagem de plaquetas;
º Glicemia em jejum;
º Lipidograma Total (Colesterol fracionado e Triglicérides);
º Transaminases oxalacética e pirúvica;
º Sorologia para lues (VDRL);
º Grupo Sanguíneo e fator RH;
º Urina rotina (EAS);
º Parasitológico de fezes;
º Laudo de sanidade mental emitido por psiquiatra (com carimbo de psiquiatra);
º PSA – somente para os homens (Idade acima de 45 anos);
º Raio X de tórax em PA – com laudo;
Além dos exames solicitados acima, as categorias abaixo relacionadas deverão anexar os seguintes exames: º Professores – Laringoscopia e Audiometria. ° Motoristas – Exame de vista e audiometria. ° Guarda Municipal, Auxiliar de Serviços Gerais e Agente de Limpeza Urbana – RX coluna lombo-sacra e bacia com laudo.
Apenas os candidatos aptos nos exames serão nomeados e assumirão suas unidades de trabalho, após a entrega dos documentos exigidos para o Serviço Público.
DIAS E HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO DA JUNTA MÉDICA:
NO CENTRO MÉDICO HOSPITALAR MARIA ALVES DOS SANTOS
DIAS: 12, 19 e 26 de FEVEREIRO, – das 12:00 às 13:00 horas.
                             ENTRE OS CONVOCADOS ESTÃO:
P09 - PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS
ENDEREÇO
 11- JOSEFA CINARA RAMOS
RUA ANTONIO MIGUEL - CENTRO - QUIXABA/PE CEP: 56828-000
 12 – SELMA MARIA BEZERRA DE ANDRADE
SÍTIO CACHOEIRA DOS MARÇAL, ZONA RURAL - QUIXABA/PE CEP: 56828-000
G02 - MOTORISTA "D"
ENDEREÇO
 10 – WILAS JOSÉ MEDEIROS AMARAL
RUA MARIA ROSA DA CONCEIÇÃO – CENTRO – TAVARES – PB, CEP:58753-000.
 11- ADSON RAFAEL QUEIROZ SILVA
RUA PROFESSORA MARIA AVANI 250 – CENTRO CARNAÍBA – PE CEP: 568200-
G06 - GUARDA MUNICIPAL
ENDEREÇO
 12 – MARCOS PAULO BARBOSA DA SILVA
SÍTIO  PÉ DE LADEIRA, ZONA RURAL – QUIXABA, CEP: 56828-000
13 - MARCOS ANTONIO QUEIROZ GOMES
SÍTIO BARROS – ZONA RURAL – QUIXABA 
G07 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
 ENDEREÇO
 34 – SORAIA DE ARAÚJO
PRAÇA NOSSA SENHORA DE LOURDES 530, CENTRO, CARNAÍBA, CEP: 56820-000
 35 – LOURDES MARIA NICACIO DE SOUSA
RUA VEREADOR ANTONIO LÚCIO – SÃO SEBASTIÃO – TAVARES-PB, CEP: 58753
36 – WILLIAN LEIDIANE DE MEDEIROS
SÍTIO SANTA CRUZ – ZONA RURAL – QUIXABA – PE, CEP: 56828-
37 – TAIS MÔNICA HONORATO DOS SANTOS
38 – BRUNO VANDERBIO DE M. ANDRADE
RUA EDVALDO  FLORENCIO – MARIO MELO – CARNAÍBA – CEP : 
P01 - PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
ENDEREÇO
 06 – LUCIENE GOMES DE LIMA
RUA ANTONIO CABOCLO DE LIMA, CENTRO – QUIXABA, CEP:56828-000
 07 – JOSELY CARLOS FERREIRA
RUA TOMÉ FRANCISCO – LAGOA DA CRUZ, PRINCESA ISABEL – PB,
A02 - AGENTE ADMINISTRATIVO
ENDEREÇO
09 – TACIO LEONARDO FLORENCIO DA SILVA
RUA PRESIDENTY KENNEDY, CENTRO – CARNAÍBA – PE CEP: 5682-000
 010 – MARIA ALZENI OLIVEIRA DA SILVA
SÍTIO CAPIM GROSSO – ZONA RURAL – CARNAÍBA – PECEP: 56820-000.
 011- ROMERO CEZAR DE SOUZA MORAES
AV. JULIO CAMARA – CENTRO – AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE
G08 – AGENTE DE LIMPEZA URBANA
ENDEREÇO
 06 – IVANILDO PEREIRA DE CARVALHO
RUA SEVERINO OLIVEIRA – CENTRO – QUIXABA – PE, CEP: 56828-000
M01 – TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ENDEREÇO
 02 - JOSÉ CARLOS DA SILVA
RUA BELA VISTA 132 – PONTE – AFOGADOS DA INGAZEIRA, CEP:56800-
 03 – VALDILENE CASUSA DE MEDEIROS
S08 – ENFERMEIRO - EFS
ENDEREÇO
 03 – TATIANA MICHELLE LACAVA DE CARVAL
SITIO CACIMBAS –QEUIXABA-PE
S10 - FISIOTERAPEUTA
ENDEREÇO
02 - IVAN JUNIOR MIGUEL DE ALENCAR
AV. D. PEDRO I – SÃO JOSÉ – CAMPINA GRANDE – PB, CEP: 58400
  
Quixaba, em 07 de Fevereiro de 2014
        JOSÉ PEREIRA NUNES
               -PREFEITO-

Cartão de crédito é responsável por 81,7% das dívidas das famílias no NE

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) constatou que 65,8% das famílias do Nordeste estão endividadas. Dentro desse número, o cartão de crédito corresponde a 81,7% das dívidas. Os números foram mostrados em reportagem do Bom Dia Pernambuco nesta segunda-feira (10).

A facilidade de pagamentos e parcelamentos do cartão pode se tornar um problema para o consumidor, principalmente quando se deixa de pagar a fatura completa do mês, como conta a dona de casa Carmem Lúcia Farias. “Numa conta de R$ 3 mil, eu acabei pagando uns R$ 15 mil ou mais. Pagava só o mínimo, aí o que eu pagava não cobria e foi virando uma bola de neve. Meu esposo recebeu um dinheiro do apartamento e só assim a gente conseguiu quitar”, disse.

10/02/2014

Humberto diz que PT caminha para apoiar Armando

Em entrevista gravada, há pouco, para o Frente a Frente, com reprodução no horário do programa, entre 18 e 19 horas, o senador Humberto Costa (PT), que está em São Paulo para as comemorações do aniversário de 34 anos do partido, disse que avançaram os entendimentos na legenda em apoio à candidatura a governador do senador Armando Monteiro Neto (PTB).

“O que posso dizer é que o quadro de hoje mostra uma tendência pelo apoio a Armando”, disse Humberto, adiantando que aproveitará sua passagem por São Paulo para comunicar a presidente Dilma Rousseff (PT) e ao presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, que a maioria das lideranças petistas têm se manifestado pela aliança com Armando.
 
(Por Magno Martins)

Celpe amplia oferta de energia para o Sertão do São Francisco

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) concluiu mais um projeto de ampliação da oferta de energia para cidades do Sertão do São Francisco. A concessionária aumentou a potência da Subestação Petrolina I em 25%, o que resulta em uma injeção de mais 8MVA na rede elétrica, e da Subestação Trindade, em 60%.

A ampliação da quantidade de energia disponível para os moradores da região tem como finalidade preparar o sistema elétrico para a alta de consumo que acontece normalmente durante o verão, quando as famílias utilizam mais ventilador, ar condicionado e refrigeradores.

Para potencializar os níveis de qualidade, continuidade e confiabilidade do sistema, a Celpe também promoveu a substituição de mais de 175 transformadores por equipamentos novos, mais modernos e de maior potência. Além disso, aproximadamente 10 mil quilômetros da rede elétrica na região passou por vistoria, quando possíveis falhas foram identificadas e corrigidas, evitando problemas futuros.

Com o crescimento econômico e demográfico da cidade de Petrolina, a Celpe já está se antecipando e vai promover, no primeiro trimestre deste ano, a ampliação da potência de uma terceira subestação.

(Por Magno Martins)

Efetivo do 23º BPM pode perder 20 policiais durante o carnaval.

“Nada está ruim que não possa piorar”- a afirmação conhecida vale para a situação do efetivo do 23º BPM em Afogados da Ingazeira. Mesmo com um efetivo que não atinge 50% do necessário para a região, o 23º BPM deverá ceder cerca de 20 policiais para cobrir o carnaval do Recife em março próximo. A notícia repercutiu durante o encontro da Frente Parlamentar do Alto Pajeú no último sábado em Tuparetama e não foi bem recebida pelas autoridades presentes. Informou Anchieta Santos..

TABIRA DE FORA: Governo Federal autoriza repasse de recursos da Educação Infantil para municípios, entre eles Afogados da Ingazeira, Itapetim e São José do Egito

Através da Portaria n° 6 de 04.02.2014, o Secretário de Educação Básica autorizou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à realizar a transferência de recurso financeiro suplementar aos municípios e o Distrito Federal que pleitearam e estão aptos para pagamento.

O recurso tem como objetivo à manutenção e o desenvolvimento da educação infantil para atender crianças de 0 a 4 anos de idade, matriculadas em creches públicas ou conveniadas com o poder público, informadas no Censo Escolar da Educação Básica do ano anterior e cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Segundo o Diário Oficial da União na região do Pajeú apenas as cidades de Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Itapetim estão aptas a receber os referidos recursos. Confira abaixo os valores que serão repassados:

PE Afogados da Ingazeira – R$ 212.705,13
PE Itapetim - R$ 59.234,34
PE São José do Egito R$ 406.562,97

(Tabira em Debate)

BALAIO CULTURAL TUPARETAMA-PE

Mais um grande evento do balaio cultural em Tuparetama neste sábado (08),com muitos declamadores da região.Os Poetas Lima Júnior e Henrique Brandão deram inicio ao Evento travando um Mourão improvisado,os poetas , Samuel Aragão, Marquinhos da Serrinha, Aldo Berto, Damião Andrade e Eniel Alves.e o mais esperado da noite Maciel Melo,e a BANDA VOZES DO FORRÓ, contando também com a participação de VAL PATRIOTA E PADRE LUIZINHO.

 (Fotos  Pedro Pereira)