18/01/2014

Carlos Veras nega rompimento do PT com Sebastião Dias, mas quer a Secretaria de Agricultura recebendo o mesmo tratamento dado a assistência social

Diante dos rumores de que o grupo do PT que ocupa espaço no governo Sebastião Dias estaria prestes a se afastar da administração, o Presidente da CUT e liderança do partido dos trabalhadores, Carlos Veras disse ontem que abandonar o barco agora seria irresponsabilidade. Falando a Rádio Cidade FM, Veras negou insatisfação. “Muitas vezes é preciso analisar as fontes que levam as mensagens até aos meios de comunicação. Às vezes as fontes não trazem a verdade”, disse o petista. Ao m esmo tempo, reconheceu que o 1º ano do poeta foi de dificuldades pela herança que recebeu do ex-prefeito Dinca. Colocou-se entre os que defendem a construção de um novo hospital para Tabira, mas declarou que a reforma que está sendo feita era necessária. Mandou um recado ao Prefeito Sebastião Dias que a Secretaria de Agricultura precisa receber a mesma condição de atuação que é dada a Secretaria de Assistência Social, comandada pela esposa do gestor. Em relação aos cargos no governo que pertencem ao PT, Carlos Véras disse que o partido indicou apenas a Secretaria de Agricultura, os demais são ocupados por pessoas que foram convidadas pelo próprio prefeito. Ao mesmo tempo o Presidente da CUT deixou claro que o seu grupo não reconhece o advogado Tote Marques como Presidente da legenda e nem a direção formada, pois o PED-Tabira foi anulado. Acusou Tote de junto com Tereza Leitão de liderarem um processo equivocado em Tabira e no estado. Provocado a avaliar o comentário do Presidente Tote Marques que disse que Sebastião Dias ao não ouvir o povo estava cometendo os mesmos erros dos antecessores, Carlos Veras considerou uma maldade muito grande comparar o poeta com os desmandos de Dinca. Mas ao mesmo tempo lembrou que o prefeito tem que ouvir mais para errar menos. Carlos Veras aproveitou para cobrar de Sebastião Dias a implantação do Orçamento Participativo e a criação do prometido Conselho Politico. Concluiu dizendo que é hora do Prefeito de Tabira reunir a equipe e lideranças para avaliar aonde errou e se preparar para acertar mais em 2014.

(Por Anchieta Santos)

Marta Suplicy é condenada por improbidade administrativa e perde direitos políticos

A ministra da Cultura Marta Suplicy foi condenada por improbidade administrativa pela Justiça de São Paulo e perdeu seus direitos políticos por três anos. Ela também terá que pagar uma multa no valor de cinco vezes o valor do salário que a ministra recebia quando era prefeita de São Paulo (2001-2005), valor que deve ser atualizado até a data de pagamento. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública.

Segundo a decisão, Marta também foi “proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária. A proibição também tem validade de três anos”. A decisão foi tomada no último dia 9 de janeiro e publicada no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo do dia 10 de janeiro.

Pernambuco já trabalha com 53 Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher

Programa do Governo do Estado estimula a valorização da mulher e a mudança nas relações entre alunos e alunas dentro e fora das escolas

Escolas de Referência no Ensino Médio (Erens) e Institutos de Ensino Superior (IES) devem iniciar o ano letivo com 53 Núcleos de Gêneros e Enfrentamento da Violência contra a Mulher em atividade do Sertão à Região Metropolitana do Recife. O programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher com o apoio da Secretaria de Educação, estima à implantação de mais vinte núcleos de estudos até o final deste ano. A principal proposta dos grupos de estudo, que reúnem profissionais e estudantes, é a promoção de ações educativas que posam gerar uma nova consciência de valorização da mulher, promovendo mudanças na relação entre alunos e alunas dentro e fora do ambiente educacional. Os núcleos estão distribuídos atualmente em 30 municípios.

Para isso, os núcleos contam com uma série de atividades incluindo estudos e pesquisas, cursos de extensão, debates, fóruns, palestra, campanhas de enfrentamento à violência doméstica e familiar, além de assegurar apoio e parcerias com projetos que tratem de temas relacionados à desigualdade de gênero. Em muitos casos são organizadas feiras, exposições e workshops dentro das próprias unidades escolares, envolvendo, não apenas os alunos, mas a comunidade na qual elas estão inseridas.

A SecMulher iniciou um ciclo de oficinas com representantes dos núcleos de Estudos de Gênero dos Erems e de Instituições de Ensino Superior – IES. A primeira delas ocorreu recentemente em Recife e reuniu mais de cem participantes. O evento buscou aprofundar o conhecimento sobre as temáticas de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher e promover a troca de informações entre os participantes levando-os a refletir sobre o processo histórico-cultural e as influências no desenvolvimento das relações entre homens e mulheres.

Os resultados obtidos desde a implantação dos primeiros núcleos de gênero têm sido tão positivos, segundo a secretária da Mulher, Cristina Buarque, que a ideia é instituir um curso de pós-graduação em estudo de gênero no Estado. Além disso, são realizados periodicamente palestras, debates e a formação de grupos de trabalho, enfocando temas como: Gênero e Violência contra a Mulher, e Gênero e Raça. A previsão é de sejam realizados outros ciclos de oficinas, sempre promovendo debates dentro da temática: gênero e direitos humanos, políticas públicas de gênero, entre outras.

TV ASA BRANCA EXIBE MATÉRIA SOBRE FALTA DÁGUA NA CIDADE DA QUIXABA-PE

A Tv Asa Branca, de Caruaru, afiliada da Tv Globo, exibiu no telejornal ABTV desta sexta feira ao médio dia, a matéria gravada durante o ato de protesto contra a má distribuição de água por parte da Compesa na cidade da Quixaba, sertão de Pernambuco, ocorrido na tarde da quinta feira 16.

Além da Tv Asa Branca, emissoras de Rádio como a Pajeú AM e os blogs Quixaba Agora, Afogados Online, Professor Valdemir e Cauê Rodrigues também registraram o ato.

O protesto foi liderado por uma comissão presidida pelo padre Pedro Alexandre e quase mil pessoas participaram do ato com a presença do prefeito Zé Pretinho, dos vereadores Tatiana de Jodima, Lau, Helenildo Bezerra, Zezinho e João Vianney além de representantes de instituições como o sindicato dos trabalhadores rurais, Ipa e associações. Para assistir o video do telejornal CLIQUE AQUI E VEJA O VIDEO

( POR CAUÊ RODRIGUES)

17/01/2014

Policiais da 1ªCIPM prende elementos com maconha em Floresta

Durante realização da Operação Risco Zero, fazendo abordagens pelo Bairro DNER, por volta das 12:25h, a equipe da ROCAM e GT da Operação Reflorestar/Floresta-PE encontraram a quantidade de 60g (sessenta gramas) de maconha em posse dos imputados, "Vando Valmir da Silva", 31 anos,"Ailton José da Silva", 19 anos, "Lucas Mariano de Moura", 19 anos e "Vandeildo Gomes da Silva", 18 anos, os quais estavam reunidos fazendo o uso da droga. Estes foram detidos pelo efetivo policial e conduzidos, juntamente com o material apreendido, até a DPC local para que fossem tomas as medidas cabíveis. Segundo o blog o Povo com a Noticia, foi lavrado TCO contra os mesmos.

( POR CAUÊ RODRIGUES)

CONVITE


A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS E O GRUPO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CONVIDAM TODA A POPULAÇÃO TABIRENSE PARA PARTICIPAR DE UM LOUVOR QUE ACONTECERÁ NESTA QUINTA – FEIRA DIA 16 DE JANEIRO ÀS 19 HORAS, NO SALÃO PAROQUIAL DE NOSSA CIDADE.
COM A PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR DA RENOVAÇÃO CARIMÁTICA E LISBOA DA CIDADE DE CARNAÍBA.
PARTICIPE CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

APOIO: SECRETARIA DA JUVENTUDE E DO MEIO AMBIENTE

Grupo aliado a Carlos Véras reuniram-se para Avaliar o Governo de Sebastião Dias


O Grupo aliado a Carlos Véras reuniram-se nesta tarde de quinta 16/01 às 15:00h, para discutir sobre a Participação do PT, no Governo de Sebastião Dias, foi possível avaliar a gestão através de depoimentos e testemunhos de lideranças e pessoas que fazem parte da administração de Dias.

Ao final da reunião o Grupo liderado por Véras considerou como positivo a participação do PT no Governo de Sebastião, e reconheceram que o gestor deveria ter feito mais.

“Acredito neste Governo, sei que não está sendo fácil administrar, mais sei que só podemos mudar Tabira com a união de todos, se você realmente quer mudança, tem que mudar algumas coisas em si mesmo, ter a humildade de que a gestão é feita por todos nós, cada um tem algo a acrescentar para que o resultado seja o melhor possível” frisou o vereador Petista e Líder do Governo na Câmara Aristóteles Monteiro.

Por Aílson Alves

16/01/2014

Bandidos assaltam carro forte, trocam tiros com a polícia e fogem levando R$ 1,5 milhão em Petrolina


Por volta das 18h30 de ontem (15), a Central de Operações do 5º BPM foi informada que na BR 407, próximo ao Povoado de Pau Ferro, em Petrolina, que cerca de dez elementos fortemente armados com fuzis e metralhadoras, usando roupas pretas e encapuzados, haviam cercado um carro forte da empresa Prossegur e que presenciou quando os vigilantes desembarcavam correndo do veículo, afim de se protegerem no matagal. De imediato foram acionadas diversas guarnições para o local, sendo que na estrada de acesso ao Povoado de Uruás, os veículos envolvidos no assalto, efetuaram disparos contra a guarnição de Pedro Baiano, que não foi atingida, iniciando uma perseguição aos meliantes, que conseguiram escapar, haja vista, o mato verde e a plena escuridão. Participaram da investida ao carro forte, cerca de três veículos, sendo um deles um Fiat Pálio Weekend, de cor prata, com o logotipo do DNIT, de onde conseguiram levar, segundo informações dos vigilantes, cerca de R$1,5 milhão de reais do cofre, provocando um incêndio no carro forte, pelo uso de um maçarico, após não conseguirem abri-lo usando dinamite, sendo o fogo controlado pelo Corpo de Bombeiros. As guarnições iniciaram diligências no intuito de deter os elementos.
(Fonte: Blog Diniz K-9)

Afogados disputará semifinal do JOCIPE

Neste próximo final de semana ocorrem as semifinais e finais dos torneios de handebol, masculino e feminino, do decimo oitavo Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco – JOCIPE. As finais ocorrem no Ginásio Desportivo Municipal, sábado e domingo.

A seleção feminina de Afogados disputará a semifinal, no sábado, contra a forte equipe de Petrolina, às duas e meia da tarde. A seleção é treinada pelo Diretor de Esportes da Prefeitura e Professor de educação física, Edygar Santos.

Confira a tabela dos jogos finais:

Sábado – 18 de Janeiro

Semifinais

Feminino

13h30 – Timbaúba x Jaboatão

14h30 – Afogados da Ingazeira x Petrolina

Masculino

15h30 – Petrolina x Jaboatão

16h30 - Arcoverde x Timbaúba

As finais, tanto no masculino quanto no feminino, ocorrem no Domingo (19), a partir das oito horas da manhã.

(Por Nill Júnior) 

SAÚDE DE TUPARETAMA DIVULGA AS PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013


O Governo Municipal de Tuparetama, comemora com todos os profissionis da Secretaria Municipal de Saúde o sucesso conquistado em apenas um ano de trabalho. Conquistas relevantes e dedicação permanente marcam o primeiro ano de uma nova história na gestão de saúde do nosso munícipio.

Desde os primeiros dias de governo, a preocupação mais latente seria garantir aos munícipes a assistência irrestrita nas unidades de saúde, com a escala de plantonistas seguida e o ponto biométrico, terminamos o ano de 2013 com assistência médica os 365 dias do ano.

A lista de conquistas se estende, e juntos equipe e população comemoram um breve relato de algumas conquistas:
Garantia do pagamento e adesão ao PMAQ no ESF da Vila Bom Jesus.
Aplicação de 30% do valor repassado pelo PMAQ para a gratificação dos funcionários, enquanto 70% do recurso foi destinado para melhorias estruturais.
Casa de Apoio em Recife, devolvida a população.
Campanhas de conscientização: Saúde na Escola e Combate a Dengue.
Campanhas de Vacinação com metas atingidas.
Qualificação da sala de aparelho de RAIO X da UMSSS.
Distribuição de filtros para a população vulnerável para tratamento de água.
Contratação de Profissionais e Compra de novos equipamentos para o espaço da Academia das Cidades
Projeto 12x8 da enfermeira Cleópatra Campos para acompanhamento de hipertensos e diabéticos.
Atendimento das reivindicações dos ACS.

Os ESF's do município estão levando a assistência a saúde a cada tuparetamense, batendo na porta de cada casa, com uma equipe preparada e atenciosa com a preocupação de garantir um direito tão essencial á todos.

Visitas domiciliares, campanhas de conscientização e prevenção de doenças, vacinação em todo o município, palestras nas escolas, programa de saúde preventiva e diversas práticas adotadas pela nova gestão, fazem de Tuparetama referência regional em saúde.
Contratação de novas especialidades, dentre elas: cardiologia, psicologia, pediatria, cirurgia/anestesista, fisioterapia.

Prefeito Arquimedes inaugura abastecimento de Duas Comunidades Rurais

Sistema de Abastecimento do pé de Serra

O Governo Municipal de Itapetim inicia o ano de 2014 garantindo segurança hídrica para os moradores de duas comunidades rurais do município. No próximo domingo (19), o prefeito Arquimedes Machado (PSB), ao lado de deputados, entrega as obras de construção dos sistemas de abastecimento de água das comunidades de Pé de Serra e Roça de Dentro.

Com recursos oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), anunciado pelo governador Eduardo Campos (PSB), durante o seminário Juntos por Pernambuco, no mês de fevereiro de 2013, em Gravatá, os sistemas irão abastecer todas as famílias residentes nas duas comunidades, de acordo com o secretário de Infraestrutura,Antônio José Delfino (Duda).
Sistema de Abastecimento do pé de Serra

Além de Arquimedes Machado, a solenidade de inauguração vai contar com a participação do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), do gerente regional da casa civil do Estado de Pernambuco, Adelmo Moura, e de secretários, diretores e vereadores.

Por Itapetim Net

Produtores afetados pela seca no Nordeste receberam valor superior a R$ 3,4 bilhões de crédito especial

Criada pelo governo federal como uma das medidas para convivência com a seca no semiárido nordestino, a linha emergencial do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) liberou, em 2013, R$ 3,449 bilhões dos R$ 3,450 bilhões disponibilizados para os produtores rurais e agricultores familiares.

Segundo dados da Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais (SFRI) do Ministério da Integração Nacional, o valor representa o emprego de quase 100% do orçamento destinado às linhas emergenciais, alcançando 99,4% dos municípios afetados pela seca nordestina.

Concurso de Serra Talhada tem mais de dez mil inscritos

concurso
Foi divulgado nesta terça-feira (14), a quantidade de pessoas inscritas no concurso público da cidade de Serra Talhada. A Comissão de Concursos da UPE, que é a responsável pelo certame, divulgou que ao todo 10.687 pessoas se inscreveram para concorrer a 396 vagas.
A concorrência, segundo a CONUPE, gira em torno de 27 candidatos por vaga. 35 vagas estão sendo oferecidas para pessoas com deficiência, 101 pessoas foram inscritas gerando uma concorrência de 2,8 candidatos por vaga. Um dos cargos mais concorridos é o de enfermeiro onde 396 pessoas se inscreveram para concorrer a 3 vagas, ou seja, 132 candidatos por vaga.
(Radar do Sertão)

Eduardo Campos e Lula Cabral comemoram prêmio em Washington

O governador Eduardo Campos e o presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Lula Cabral, comemoram a conquista do Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo recebido, ontem (15), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em solenidade realizada na sede da instituição, em Washington. Pernambuco conquistou o prêmio na categoria “Governo Seguro”, com o Programa Pacto pela Vida, e na categoria “Governo Inteligente”, com o Programa de Soluções da Jucepe que desburocratizou o processo de abertura de empresas.

“O Pacto Pela Vida é um programa que vai na direção de dar respostas a uma questão extremamente desafiadora no Brasil e na América Latina. Com ele conseguimos uma redução de 33,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais”, afirmou o governador. Para o presidente da Jucepe, Lula Cabral, a conquista do prêmio é o coroamento do esforço e dedicação da equipe da Jucepe que, seguindo as diretrizes do governo Eduardo Campos, vem trabalhando com o objetivo de criar cada vez mais facilidades para os empreendedores que geram emprego e renda no Estado.

O Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo foi lançado pelo BID em julho de 2013, com o objetivo de identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão pública nos governos, e teve uma grande recepção frente às administrações públicas. O BID recebeu 71 aplicações de 30 governos subnacionais, entre Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile.

15/01/2014

FOTOS DO ACUSADO E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SEQUESTRO E VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA DE 4 ANOS EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

Segundo informações não oficiais da polícia a este blog, o caso se deu por volta das 7:30 da manhã desta segunda-feira (13/01/14), quando o técnico em eletrônica José Alex do Nascimento, conhecido por "Pequeno", 38 anos, solteiro, residente no bairro Borges, Afogados da Ingazeira-PE, abordou e saiu com a criança R. T. C. B e pelo fato desta ter apenas 4 anos de idade, provavelmente a pegou próximo a sua residência na Vila Pitombeira.
Felizmente o elemento foi visto quando saiu com a criança e por volta das 8:30 novamente foi visto passando em direção a mata próximo a barragem de brotas.
Buscas estavam sendo realizadas por populares nas imediações, porém sem êxito, quando uma equipe do GATI que vinha da feira de Iguaracy ao passar pelo anel viário, foi informada do acontecimento, então os policiais entraram no matagal e viram que era muito grande a mata e através da central solicitaram o apoio da ROCAM .

Em resposta a denuncia da ouvinte da Radio Cidade 88,7 FM.

Diante da denuncia feita pela ouvinte da radio, veiculada no programa Cidade Alerta (Radio Cidade 88,7 FM), de que a equipe da Segurança Pajeú esta usando sirene nos trabalhos noturnos motorizadas. A denuncia e falsa , a equipe trabalha somente com apitos, nunca recebemos denuncias durante 4 anos de trabalho que tivéssemos perturbando o sossego dos tabirenses, pelo contrario trabalhamos e ariscamos nossas vidas defendendo o patrimônio de nossos clientes, em conjunto com gloriosa Policia Militar do Estado de Pernambuco.

A assessoria Jurídica da Segurança Pajeú entrara com ação Jurídica em defesa do Nome da Segurança Pajeú, e defendendo o nome do Sr. Vanderlei Silva Miron.

Antes de fazer qualquer denuncia em uma Radio deve primeiro ter certeza, pois entraremos com o pedido de indenização contra esta Senhora. Trabalhamos com seriedade e de maneira alguma aceitamos falsas denuncias.

Direto de Fortaleza - CE, Jornalista Vanderlei Miron para a central de Noticias do Site Miron News.

SECRETARIA DA JUVENTUDE E DO MEIO AMBIENTE FORMA 18 ALUNOS NO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA

A Prefeitura de Tabira por meio da Secretaria da Juventude e do Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira, 10, na sede da referida Secretaria, a entrega de certificados a uma turma de 18 alunos do curso de Informática Básica.

Estiveram presentes na ocasião, o prefeito Sebastião Dias, a primeira-dama Iêda Melo, o secretário José Carlos Lima, o professor de Informática José Adeilton, e demais funcionários. Ao final, aconteceu uma breve recepção para os formandos.