22/04/2014

'Só saio morta', diz moradora da comunidade Santa Rosa

O clima de tensão predomina no povoado de Santa Rosa, zona rural de Carnaíba, onde vivem as famílias que precisarão deixar a área devido ao funcionamento da Mineradora Vale do Pajeú. Moradores afirmam que vão resistir à desocupação, mesmo com a autorização da Justiça de uso da força pelo serviço policial.

"Só saio daqui morta. Cheguei aqui com um ano de idade, Não somos marginais, mas sim pessoas trabalhadoras, lutei para conseguir esse pedacinho de terra e agora querem tomar, cadê as autoridades que não estão vendo isso meu Deus, queremos somente justiça”, disse a moradora Severina Silva de 72 anos.

A falta de informações, desde o início do funcionamento da fábrica, em maio de 2013, sobre a desapropriação e indenização dos moradores da localidade levou a Associação Comunitária, representada por Risoneide Miguel a denunciar o caso e buscar apoio da Fetape, CUT e sindicatos rurais. Até a mobilização das entidades sindicais, quando fecharam a PE-320, por algumas horas com a queima de pneus, a prefeitura e o governo do estado, não haviam se posicionado sobre o assunto.

O presidente Central única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT/PE), Carlos Véras atribuiu todo problema ao ex-prefeito Anchieta Patriota. Ele pede agilidade e justiça nos valores da indenização. O tabirense chama a atenção das autoridades, pois os agricultores estão tendo que conviver, com a poluição ambiental. A fuligem produzida tem afetado a saúde da população local, especialmente a de crianças, idosos e gestantes, chegando até as comunidades dos municípios vizinhos. (ItamarFrança)

POR CAUÊ RODRIGUES

0 comentários: