17/04/2014

Diocese doa terras ao município para construção de casas para quilombolas

Estiveram reunidos nesta terça-feira (15), no Convento Stella Mares em Triunfo, o Secretário de Desenvolvimento Social de Serra Talhada, Josenildo André, o Secretário de Agricultura, José Pereira e a Diretora Municipal de Igualdade Racial, Elis Lopes com o bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol.

Em pauta, a doação de terras do Patrimônio de Nossa Senhora da Penha para construção de 50 casas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para famílias Quilombolas.

As negociações já vinham acontecendo e o gesto da Diocese é vista pelo Governo de Serra Talhada como uma vitória significativa na luta pela dignidade e na política reparatória para famílias Quilombolas que moram no alto em Luanda (Água Branca)

“Esta foi uma bandeira que foi empunhada pelo Prefeito Luciano Duque, de mudar a realidade de mais de 100 anos de exclusão dos remanescentes de quilombos que vivem no Distrito de Água Branca, e que recebe este gesto magnífico do nosso bispo diocesano”, declarou o secretário Josenildo André Barbosa.

Depois de um longo trabalho de busca e pesquisas no cartório de imóveis, a Diretoria de Igualdade Racial identificou a real situação das terras de Água Branca e, a partir deste documento foi procurada a Diocese, a proprietária legal da terra, para ser efetuada a doação e assim promover a construção das casas pelo PNHR.


Está sendo providenciando o cadastramento das famílias no Programa. Já existe 200 famílias cadastradas, a partir de visitas das equipes técnicas das secretarias de Agricultura, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Neste primeiro momento estão sendo levantados a documentação obedecendo orientações da Caixa Econômica Federal, em seguida, após a conclusão do cadastramento o projeto será enviado para mesma.

Por Nill Júnior

0 comentários: