14/09/2013

Zé Marcolino, Dominguinhos e Zé de Mariano homenageados na Missa do Poeta

A Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA) divulgou nesta quinta (12), a programação oficial da Missa do Poeta, tradicional evento que acontece na Cidade das Tradições. A programação sempre acontece às 19h30 a praça Gonçalo Gomes.
Na segunda (16), acontece a abertura oficial com o documentário “Poetisas do Pajeú”, de Devyd Santos e Jaci Melo.

Também acontecerá o 2º Encontro de Seresteiros. Estão confirmados Dimas Feitosa, Toinho de Adalto , Ida Gomes, Lula, Edite de Vilson, Edson Lima, Zé de Virgínio, Chico, Tote Marques, Elmar Herculano e Lostiba.

Na terça (17), o 11º Festival de Violeiros Amadores “Poeta Zé Liberal”. Participarão as duplas Dimas Feitosa x Valdomiro Oliveira, Jaime Brito x Duedo, George Alves x André Santos, Gilson Melo x Afonso Manu, Edson Lima x Luiz Véras e Zipa Nunes x Etinha Nunes.

Na quarta (18), 6º Encontro de Sanfoneiros, com Lindomar Souza, Lucas Souza, Dedo de Ouro, Sóstenes, Vinkler, Expedito Souza, Zêra, Cícero (Forrozão Clima da Terra), Zé Vieira, Geraldo Borrego, Arlindo Borrego, José Edson, Juarez (Sertanejos do Forró), Luizão, Antônio do Gado, Kiki, Sérgio (Primos do Forró), Nando, Rafael, Adão e Ferrinho.

Quinta (19), 6ª Noite de Autógrafos & Recital de Poesia – Parceria Escola Pedro Pires Ferreira. Haverá Recital com Alunos da Escola Pedro Pires e todos os Poetas da APPTA, Grupo Flor de Mucambo e lançamento do livro “Panorama da parte”, de Kerle de Magalhães.

S.J.EGITO: MENINA DE 14 ANOS COMETE SUICÍDIO COM TIRO NO PEITO





DANIELY ARAÚJO tinha 14 anos, suicidou-se na manhã deste sábado ,14, com um tiro no peito, que atingiu o seu coração, transfixando seu tórax e saindo pelas costas. O fato ocorreu em sua própria residência, no SITIO HUMAITÁ, perto do sitio serrinhas. Segundo familiares, ao ouvir o estampido do tiro, chamaram vizinhos, que ajudaram a arrombar a porta do quarto de Daniely, encontrando-a caída sobre o revólver, calibre 38,não se sabe a marca e nem a numeração suprimida e municiado.

Filha de um casal muito conhecido na Terra da poesia, Rogério Marchante e Socorro.

Segundo informações, ela andava muito triste e havia relatado problemas pessoais aparentemente depressão,estava

ultimamente triste e andando sozinha segundo relatos das colegas na escola onde estudava.

Mas ela era muito alegre e conhecida em toda a região, tendo em vista que participava de eventos realizados na Escola Naná Patriota, onde cursava a 8ª série onde era uma boa aluna, sempre muito comportada e tinha muitos amigos.
Nas redes sociais era muito bem relacionada e tinha 719 amigos no FACEBOOK
''Sempre que me perguntavam como eu gostaria de ser lembrado, respondia: com um sorriso!!
Da vida não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo que quis, tive tudo o que pude, amei tudo que valia e perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu !''Frases da dany no face.

ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE SUICIDIO;

Uma série de estudos publicada no periódico "Lancet" chama a atenção para um assunto tabu: o suicídio. Segundo um dos artigos, essa é a primeira causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos. Entre os homens, o suicídio ocupa o terceiro lugar, depois de acidentes de trânsito e da violência. No Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens, ficando atrás de acidentes e homicídios. "As taxas sempre foram maiores na terceira idade. Hoje a gente observa que, entre os jovens, elas sobem assustadoramente", afirma Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

Fonte: Blog do Marcello Patriota

Durante abordagem Polícia encontrou maconha com agricultor em Tabira.

Ilutração
Ao realizar a Operação Saturação a Guarnição Tática abordou no bairro Fátima I em atitude suspeita, Renê Souza Nogueira de 20 anos, durante a busca pessoal foi encontrado uma pequena quantidade de maconha no bolso da roupa do acusado, resultando aproximadamente 04 (quatro) gramas. No interior da carteira ainda havia algumas sementes da mesma erva.

No momento da abordagem o acusado conduzia sem CNH a motocicleta Honda/CG 150 Fan, cor cinza, ano 2010, o mesmo foi detido e conduzido juntamente com a droga apreendida e a motocicleta a Delegacia local para serem tomadas as medidas cabíveis.

(Fonte Jornal Tabira)

TABIRENSE NILDINHO SOFRE ACIDENTE NA BR 101 QUE LIGA RECIFE A JOÃO PESSOA

O Tabirense Ivanildo Mascena (nildinho) empresário e proprietário da SÓ FERRO Capotou o veículo ao sair da pista no km 117 da BR-101, no sentido Recife/João Pessoa. O acidente aconteceu por volta das 15h desta sexta-feira No carro vinham Ivanildo Mascena ( Nildinho ) , Sheyla Quidute ( Sua Esposa )e Lourival Pereira (seu pai ) eles foram socorrida pela Polícia Rodoviária Federal e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.



 (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Pernambuco Petroleum Business e a Feira Mecânica Nordeste serão realizadas juntas

   
Pela primeira vez, a Fimmepe - Mecânica Nordeste (Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico) será realizada conjuntamente com a Pernambuco Petroleum Business (PPB), conferência promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Os dois eventos serão realizados no Centro de Convenções de Pernambuco (foto): a Fimmepe, no período de 22 a 25 de outubro e, a PPB, nos dias 23 a 25. A feira e a conferência têm em comum um público alvo formado por empresários, engenheiros e técnicos que atuam na indústria metalmecânica e eletroeletrônica voltada para o mercado de petróleo, gás natural, offshore e naval.
A PPB, em sua 3ª edição, terá como foco a apresentação de oportunidades de negócio relacionadas ao setor de caldeiraria pesada, fundição, usinagem, forjaria e galvanização que estão surgindo a partir da implantação de refinarias de petróleo, petroquímicas e estaleiros no Nordeste. Serão abordados temas relacionados ao novo cenário provocado pela retomada das licitações de blocos de petróleo pela Agência Nacional de Petróleo, os investimentos na infraestrutura logística nacional e o impacto da tecnologia no desenvolvimento dos negócios. "Este ano teremos apresentações de executivos de empresas com papel relevante da indústria do Petróleo, como Shell, Schlumberger, Petra, além da própria Petrobras, o que demonstra o novo 'status' de Pernambuco no cenário da indústria de petróleo e gás", afirma o executivo do IBP, Marco Petkovic.

13/09/2013

HOJE FOI O ANIVERSARIO DO NOSSO GRANDE POETA DEDÉ MONTEIRO

Nesta sexta-feira o grande poeta Dedé completou mais um ano de vida, parabéns poeta que Deus lhe dê muitos e muitos anos de vida com muita saúde e paz.

HOMEM LEVA FACADA E MORRE AO DA ENTRADA NO HOSPITAL DE TABIRA

 Acaba de chegar no Hospital de Tabira um Homem com uma facada no pescoço e não resistiu ao ferimento e morreu, o guarda do hospital me falou que parece que a vitima  mora no bairro da Cohab em Tabira, aguarde mais informações em breve.  

POETA ALBINO PEREIRA SE ENVOLVE EM ACIDENTE EM TABIRA

Nesta quinta feira, o poeta Albino Pereira dos Santos, 79 anos (pai do cantor Paulo Matricó), morador da Rua Albertina Xavier, s/n, centro de Tabira, no sertão de Pernambuco, informou ao policiamento que ao conduzir a moto, Honda/ CG125, cor verde, ano 1997, placa KKC 8333, sentido Tabira, quando colidiu frontalmente com uma D-20 de cor vermelha, a qual se evadiu do local após o acidente sem prestar socorro a vitima sem ser identificada. A vítima sofreu escoriações no braço e na perna esquerda e foi socorrido ao hospital. A ocorrência foi passada a disposição da Delegacia de Policia Civil.

FONTE  CAUÊ RODRIGUES

DR. ALAN XAVIER “DECEPCIONEI-ME COM O GOVERNO SEBASTIÃO DIAS, NÃO FAÇO MAIS PARTE DO GRUPO”.

 (Por Vagner Leandro)
Na última quinta-feira, 12 de setembro de 2013, o Médico e Dr° Alan Xavier, concedeu uma entrevista ao Programa Tarde Total, da Rádio Comunitária Tabira FM 87,9, apresentado pelo Comunicador Léo Brasil. Segundo o Médico “houve perseguição, “eu Dr° Alan Xavier fui perseguido no hospital o tempo todo”. “não sei se a gente para ser bom tem que ser ruim”... Decepcionei-me com o governo Sebastião Dias não faço mais parte do grupo. Houve perseguição notória e inveja de mim. Leia abaixo um resumo da entrevista.

Inicialmente o Médico Alan Xavier, fez um balanço positivo do Projeto Saúde nas Comunidades, e disse que o Projeto não tem nenhum vínculo político e muito menos apoio da Prefeitura. O “Saúde nas Comunidades” vai chegar a todos os Bairros, Povoados, Zona Rural e inclusive no Centro de Tabira. O Médico e Ex-Prefeito de Serra Talhada Dr° Carlos Evandro apoia a iniciativa do Projeto e prometeu ao Médico Allan Xavier vir atender voluntário no Projeto. “Saúde nas Comunidades" e a grande expectativa tem dado certo com ajuda dos amigos, este trabalho voluntário não vai parar tem é crescido com mais apoio tanto dos voluntários como das comunidades.

Dr° Alan Xavier falou no Rádio para os tabirenses que no início era tudo um mar de rosas e depois tudo mudou. Ele disse que juntamente com sua família e sua esposa Drª Genneicka Brito Trabalharam na campanha de corpo e alma. Doutora Genneicka Brito foi escolhida pelo grupo, quando a gente pensou que tinha aliados, na verdade a gente não tinha e nunca teve.

O Médico apontou os três erros do Governo Sebastião Dias:

1° A Secretaria de saúde não é plena;

2° muitos mandam e poucos resolvem;

3° A Secretaria não tem autonomia nenhuma.

Muitas vezes tirei dinheiro do meu próprio bolso para comprar botijão de água mineral para Secretaria de Saúde, pois a Secretária não tinha autonomia para comprar nada. Houve Perseguição, Genneicka Brito não era avisada das reuniões, era uma Secretária só no papel e sem confiança, era rodeada de espiões, lá tinha mais secretários do que pacientes. Ele ainda afirmou que o prefeito queria que o secretário de saúde fosse seu filho Alan Dias.

Sebastião Dias devia valorizar os médicos da cidade, a presidente Dilma Rousseff criou o Programa MAIS MÉDICOS e o Prefeito não pode criar o MENOS MÉDICOS, tirando os Médicos do seu governo. “Não pense que eu sou cão sem dono, se bater em mim recebe. Não venha com mentira para o meu lado”, disse o Médico Alan Xavier. O Médico ainda desmentiu algumas inverdades do governo e finalizou afirmando que rompeu com o grupo de Sebastião Dias. Perguntado sobre as pretensões políticas do médico, ele respondeu:

2014 – minha posição é a do povo. Sobre Dinca nunca falei mal dele e nem de bem e nem conheço... Estou neutro quero só trabalhar.

2016 – não penso em candidatura, bem isso se for por conta do destino, se um dia isso acontecer eu vou escolher se vou ser médico ou político.

Tem pessoas que brincam de ser prefeito, para ser prefeito tem que ter proposta para os quatro anos. Interrogado por Léo, que nota você dá ao governo Sebastião Dias? Dr° Alan Xavier: Pouco se fez até agora, de 0 á 10 Dr° Alan deu nota 5 para o governo Sebastião Dias esse é o meu voto de protesto.

Léo Brasil - Se Sebastião Dias voltasse atrás para Dr° Alan voltar você voltaria?

Aonde tem inveja não me cabe, disse Dr° Allan Xavier.

O médico respondeu as perguntas dos ouvintes e disse: “não estou do lado de ninguém, estou do lado do povo”. Sou um médico formado, o que eu aprendi não foi só pra mim, sou médico para ajudar a quem precisa de mim.

O Médico Alan Xavier encerrou sua entrevista com a seguinte frase: “OS HUMILDES SERÃO EXALTADOS”.

12/09/2013

Cidadão Tabirense solicita Portal da Transparência começando pelos Eventos Festivos

Fonte: Blog Tabira em Debate

Poeta Diomedes Mariano acusa Fundarpe de não pagar cantadores

O desrespeito e a falta de atenção que a Fundarpe tem tido para com a cultura e os artistas que ela patrocina é uma doença que tem contaminado também certas prefeituras da região do Pajeú. A acusação foi feita pelo poeta cantador Diomedes Mariano que disse ser comum em todo o estado, prefeituras promoverem festas de padroeiro, emancipação política, etc... E para fecharem a grade de programação, recorrem a Fundarpe. O que muita gente não sabe é a dor de cabeça que os artistas têm após a realização da festa para receberem seus cachês da Fundarpe ou mesmo de algumas prefeituras. O poeta lembrou o cantor e forrozeiro Delmiro Barros de São José do Egito, se queixando de débitos atrasados da Fundarpe para com ele. Há poucos dias, outro artista renomado da região do Pajeú, lhe disse que tem algo acima de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) a receber. O próprio Diomedes disse que ele e mais de 70% dos cantadores que participaram da última edição do “Festival Nordestino de Cantadores” realizado em 2010, não receberam os seus cachês. (PRPajeu)

 POR CAUÊ RODRIGUES

Operação apreendeu aves e gaiolas na feira livre de Tabira.

Em Operação realizada ontem(11) na feira livre da cidade de Tabira a Guarnição Tática de Tabira juntamente com o GATI, apreenderam várias aves silvestres do tipo, Pinta Silva, Caboclinho, Sabiá, Galo de Capina e Bigodes.

Os pássaros encontravam-se todos engaioladas e sobre a carroceria do veículo VW / Saveiro 1.6, Cor Branca, de propriedade do agricultor Mario de Oliveira Silva de 45 anos, morador do centro de Santa Terezinha.

Todas as aves e gaiolas foram apreendidas e conduzidas a Delegacia de Tabira juntamente com o agricultor e seu veículo para serem tomadas as providências cabíveis.
Fonte Jornal Tabira  (Fotos: Junior Terra)

Cursos gratuitos são oferecidos em Garanhuns, no Agreste

Curso de carpinteiro de obras é oferecido em
Garanhuns. (Foto: Mariucha Machado/G1)

O Serviço Nacional de AprendizagemIndustrial (Senai) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está oferecendo 40 vagas para os cursos dearmador de ferragens e carpinteiro de obras.

De acordo com o secretário dedesenvolvimento econômico do município, Geandré Nogueira, podem participar das capacitações qualquer pessoa acima de 18 anos e que tenha o ensino fundamental completo. Para se inscrever é preciso procurar a secretaria, localizada na Avenida Treze de Maio, no Centro da Cidade, das 8h às 14h até o dia 16 de setembro.

Os cursos fazem parte do programa "Gerar", que busca dar mais oportunidade de emprego e renda para os cidadãos da cidade. As aulas vão ser realizadas na Escola Aderbal Jurema, no Bairro Heliópolis.

Do G1

CONFUSÃO NA HORA DE ASINAR ATA

Diante da crise D,água em Tabira e o esforço da comissão popular para livrar os Tabirense da lada D,água juntamente com á comitiva da Compesa teve um debate técnico e outro da comissão popular mais pratico “ou seja queremos água” mesmo assim com poucos entendimentos a comissão não consegue derrubar a proposta impostas pela Compesa e livrar Tabira do carro pipa.

A pós uma discussão calorosa e sem consenso em uma tentativa de acalmar os ânimos e ganhar tempo, a Compesa fecha um acordo que ficou acertado com os representantes da comissão popular, Compesa e o ex-deputado Zé Marcos de Lima representando o Governo do estado que Tabira seria abastecida uma vez por mês com água na torneira, e o pipa abastecia os reservatórios nas ruas em caratê emergencial.

Mais na hora de assinar uma ATA documento feito pela comissão popular afirmando o compromisso entre ambas as parte, o ex-deputado Zé Marcos de Lima se recusa e diz que não esta lá representando o governador e sim como amigo, com os representantes da Compesa também não foi diferente se compromete em ter água nas torneiras mais sem prazo estipulado.

Fonte Nego de Ana

11/09/2013

IGUARACY VAI RECEBER CAMINHÃO CAÇAMBA DO PAC 2


Para auxiliar no enfrentamento aos efeitos da estiagem, municípios de Pernambuco participaram de mais uma etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que vai beneficiar agricultores familiares. 
De acordo com o ministro a entrega de equipamentos está priorizando o Semiárido. “Nosso foco principal é quem está sofrendo com a seca. Municípios com decreto de situação de emergência são nossa prioridade e eles vão receber cinco equipamentos, cada. Os mais de cinco mil municípios brasileiros que se enquadram nas regras do PAC 2 vão receber 18 mil equipamentos até o primeiro semestre de 2014”, garantiu. 
A cerimônia vai contar com a participação do Prefeito do Município de Iguaracy, Francisco Dessoles Monteiro, que avalia a ação como de fundamental importância. Dessa vez Iguaracy será contemplado com um caminhão caçamba.

Fonte: Blog Tv Web Sertão

SANTA TEREZINHA: ''PREFEITO DELSON LUSTOSA FAZ CALÇAMENTO NO BAIRRO SÃO JOSE ...''


A prefeitura de Santa Terezinha avança na pavimentação em Paralelepípedos e Rede de Esgoto no Bairro São José próximo a Vila Maria Lica. O local recebeu a construção das casas populares do Governo Federal e contará com uma UBS Unidade Básica de Saúde e a construção do NEEI Novo Espaço Educativo Infantil(Creche), além de ficar bem próximo ao Estádio Municipal O Raulzão e ao Parque de Vaquejada do Município . A pavimentação tem como agentes participantes, além da prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades e estão sendo gastos R$ 258.374,65 com seu termino previsto para novembro deste ano.

Fonte: Blog do Marcello Patriota

DENÚNCIA: ESGOTO A CÉU ABERTO !!


Os moradores das Ruas Marcos Antonio e Heleno Cordeiro da Silva próximo ao bairro da granja, procuraram o vereador Djalma das Almofadas para denunciar o descaso do esgoto a céu aberto que já há muito tempo vem acumulando águas podres e lixos  pondo em risco os moradores. Eles informaram que fizeram uma passagem para poderem ter acesso melhor de uma rua para a outra, um verdadeiro descaso por parte da Prefeitura Municipal. O vereador Djalma das Almofadas preocupado com os moradores do bairro procurou o Séc de Obras ( Mário Amaral ) para tomar as devidas providências, onde o mesmo foi informado pelo secretario da pasta que a Prefeitura estava sem recursos para atender a solicitação.
 O vereador informa que estará apresentando na próxima sexta-feira um requerimento na sessão para que esta situação de extrema necessidade possa ser atendida.
Blog Tabira em Debate

PREFEITOS SERTANEJOS SAEM ANIMADOS DE BRASÍLIA

Os prefeitos do Pajeú  Zé Mário (Carnaíba), Francisco Dessoles (Iguaraci) José Vanderlei (Brejinho), Zé Pretinho (Quixaba), Soraya Murioka (Flores) e Cida Oliveira (Solidão) saírammais felizes que pinto no lixo em Brasília ontem ao serem contemplados com recursos do Água Para Todos.  O Presidente da AMUPE e prefeito de Afogados José Patriota acompoanhou o grupo.
Os termos de compromisso, entre o governo federal e os municípios, foram assinados durante cerimônia que ocorreu nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto, na presença da presidenta da República Dilma Rousseff e dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

Para que se tenha uma ideia, segundo o prefeito Dessoles, o município de Iguaraci foi contemplado com 390 mil para obras de abastecimento de água simplificado e um caminhão caçamba pelo MDA.
O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota lembrou que inicialmente o Ministério da Integração Nacional queria atender apenas 100 Municípios, com um montante de R$ 1 milhão. “No entanto, com as articulações  o governo federal foi convencido em expandir a quantidade de prefeituras que receberão essa ajuda”.

A Presidente anunciou o investimento de R$ 135,4 milhões para a instalação de 1.042 Sistemas de Abastecimento de Àgua. Os Estados contemplados pelo anúncio são: Alagoas, Bahia,Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em Pernambuco serão investidos R$18,7 milhões.

Fonte: Blog do Nill Junior

JOGO DECISIVO PARA AS MENINAS DO PEDRO PIRES CONTINUAR NA LUTA DO BRASILEIRÃO

As atletas do Pedro Pires perderam mais um jogo hoje e amanhã dia 12 às 10: hs  joga contra o Colégio  Martin Luther de Rio Grande do Sul este jogo sera decisivo para as meninas se ganha continua  na luta  do brasileirão  se perde volta para casa.

Três profissionais do 'Mais Médicos' desistem de trabalhar em Caruaru

Três dos cinco profissionais brasileiros selecionados pelo programa 'Mais Médicos' para trabalhar em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, desistiram das atividades. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, duas médicas pernambucanas foram dispensadas porque não aceitaram cumprir as 40 horas semanais determinadas pelo programa. Um outro profissional da cidade de São Paulo, desistiu alegando não ter disponibilidade de mudança para o Nordeste.

Os médicos foram apresentados no dia 2 de setembro. As duas médicas, contratadas pelo programa, que permanecem na cidade devem começar a atuar na próxima segunda-feira (16), no Centro de Saúde do Boa Vista I e no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro João Mota, que será inaugurado na segunda.

Dia 12 de outubro será o lançamento do novo site de notícias de Tabira "RADAR DO SERTÃO"


10/09/2013


Tabirense de 14 anos se destaca na música Gospel




Na cidade de Tabira, localizada no alto sertão do pajeú, conhecida nacionalmente como a terra dos repentistas, cheia de artistas em várias áreas, foi onde nasceu o jovem Kayo Emerson, de apenas 14 anos, estudante do 1º ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio Carlota Breckenfeld que se destaca no mundo da música gospel.
Kayo, o único evangélico da família é líder de um Grupo de Louvor Gospel de sua Congregação composta por três membros.
Com 11 anos de idade, ingressou na igreja evangélica, a qual frequenta até os dias de hoje. – “Eu estava na casa de minha avó, e vi a igreja aberta e comecei a olhar até que decidi ir até o local e dai por diante não sai mais da igreja”. Afirmou Kayo, que a dois anos atrás, com apenas 12 anos, começou a se interessar pelo violão, seu companheiro inseparável e dai por diante ingressou no conjunto musical da Congregação para Louvar ao Senhor.

Segundo Kayo, os ensaios acontecem sempre diariamente em um horário de pelo menos meia hora entre às 16:30h e 17:hs sabendo conciliar com o horário escolar, além de ainda fazer curso de inglês.

No Mês de Agosto, o jovem Kayo participou da gravação do DVD de Repentistas da jovem Emiliene Santos que será lançado em breve.

- "Gosto de Pagode, Waguinho Samba adorador, Essas banda assim,
e admiro muito Thalles Roberto, Cantor Gospel, Sou fã Dele”. Disse Kayo Emerson.

Fonte: Blog do Cauê Rodrigues

UNICEF E PREFEITURA FIRMAM PARCERIA EM AFOGADOS DA INGAZEIRA DURANTE CONFERÊNCIA DA SEC. SAÚDE


Durante a abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde, a Coordenadora do UNICEF para os Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane Santos, e o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Gildázio Moura, firmaram um compromisso de parceria para ações específicas de saúde para melhorar a atenção e o acolhimento de crianças e adolescentes, e a consequente diminuição dos índices de mortalidade materno-infantil.

Coordenadora do UNICEF para os Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane Santos, e o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Gildázio Moura


 A abertura ocorreu ontem (09) à noite, no auditório da Ceralpa, e contou com a presença de mais de 200 pessoas. O Prefeito José Patriota foi representado pela 1ª dama do município, Madalena Leite. Estiveram presentes o Padre Josenildo; o Presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Martins; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Amara Santos; e o Promotor Público Lúcio Almeida.

Em sua palestra inicial, a representante do UNICEF destacou os avanços do SUS, desde sua criação, na Constituição Federal de 88, até os dias de hoje. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura em colocar a criança como tema, foco principal da Conferência de Saúde. O tema deste ano é o “fortalecimento do controle social na perspectiva de um município saudável e amigo da criança.”

A Conferência está sendo preparada há três meses. Foram realizadas mais de 20 reuniões comunitárias, no centro da cidade e nos sítios. Nesse processo, a Secretaria Municipal de Saúde implantou Conselhos Gestores em todas as unidades de saúde da rede, com o objetivo de envolver a sociedade na gestão das unidades.

“Estamos fortalecendo a democracia participativa. Afogados é o único município que tem conselhos gestores em todas as unidades de saúde. Mais de 50 conselheiros receberam certificados e já estão atuando em suas localidades. A 6ª Conferência é mais uma etapa importante para o empoderamento da população nas discussões e gestão da saúde em Afogados da Ingazeira,” avaliou o Secretário de Saúde, Gildázio Moura.

Mais de 350 pessoas participam hoje, durante todo o dia, das discussões e debates da Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.

Vereador Aldo Santana denuncia que Secretaria de Educação fez compras por valores exorbitantes e que fraldas geriátricas teriam sido compradas pela Sec. de Administração

O Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM desta segunda-feira, 10, levou aos ouvintes denúncia do Vereador Aldo Santana de que a Secretaria de Educação havia feito compras de alimentos com valores acima do normal. “Estão comprando pão por vinte e cinco centavos enquanto eu vendo sete pães por um real. Estão comprando bolo por cinco reais em uma nota, na outra nota já é dez, em outra é quatro e dezesseis e a secretária não vê isso? Bolo de trigo por dez reais em uma nota, noutra já é quatro e quatorze e em outra nota por cinco reais. A secretária não vê isso e ainda vem debochar da minha cara”, desabafou Aldo.
Além da disparidade de preços e valores diferentes apresentados nas notas pelo parlamentar, o que chamou atenção foi a denúncia de que fraldas geriátricas teriam sido compradas pela Secretaria de Administração. “Fraldas geriátricas na Secretaria de Administração! Eu vou verificar isso e gostaria que alguém viesse aqui explicar sobre essas fraldas geriátricas na Secretaria de Administração”, questionou Aldo Santana.
Fonte: Blog Tabira Hoje

Zé Ivan Desmente Roberto Santos

Prezado Nego de Ana:

Cumprimentando-o inicialmente, venho esclarecer a matéria: “Demissão em massa não atingem parentes do prefeito”. Em relação a matéria publicada no seu blog, a qual cita meu nome como diretor de imprensa da Prefeitura de Tabira, venho desmentir a informação erroneamente repassada pelo Sr. Roberto Santos.

Durante as férias do meu trabalho entre os meses de julho a agosto, assumi voluntariamente a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tabira por um período de 20 dias, quando coincidiu com a saída do jornalista Devyd Santos, o qual foi aprovado na seleção da TV Asa Branca filiada a Rede Globo Nordeste.

Atualmente sou contratado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no cargo de Secretário Parlamentar e presto serviços no gabinete do deputado Antônio Moraes. Por lei, sou impossibilitado de ser contratado para qualquer cargo em outras esferas públicas e não houve qualquer celebração de contrato entre este jornalista e a Prefeitura de Tabira.

Como tenho formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, presto minhas funções como Assessor de Imprensa do referido parlamentar, com expediente diário das 9h às 17h, o que impossibilitada, por falta de tempo, qualquer outro vínculo empregatício.

Porém, conhecedor de causa e resguardado pela experiência nas funções e delegações da assessoria de imprensa, cargo que também ocupei na Câmara de Vereadores de Tabira no ano de 2009, nada me impede de opinar e contribuir na comunicação correta e coerente dos trabalhos desenvolvidos pela gestão pública, uma vez que detentor de tais conhecimentos nada impede que um filho ajude o pai.

Cordialmente,
José Ivan Dias
Jornalista DRT/PE 4.444

Fonte Tabira em Debate 

Vereador faz discurso inflamado na Câmara de Tabira


Depois das manifestações em que várias pessoas pegaram o microfone para atacar o governo estadual e federal dizendo que os programas socias do governo do PT são realmente uma bolsa esmola, o vereador Aristoteles Monteiro no plenário da câmara de vereadores, rebateu as criticas ao governo Dilma e disse: as maiores obras em andamento no Pajeú são do governo federal, adutora do Pajeú, barragem de cachoeirinha e transposição do são francisco e aproveitou para dar uma alfinetada no governo dizendo que a Retroescavadeira foi adquirida recentemente através do governo federal finalizou Tota Monteiro.

Fonte: Tabira em Debate

Câmara de Vereadores de Solidão aprova as contas da Prefeita Cida Oliveira por seis a dois


A câmara de vereadores (Casa Daniel Atanásio Veras) do município de Solidão, sertão de Pernambuco, em mais uma reunião solene nesta segunda-feira (09 de setembro de 2013), com presença dos nove vereadores, foi votado e aprovado a prestação de contas da Prefeita Maria Aparecida Vicente Oliveira Caldas (Cida Oliveira), referente ao exercício do ano de 2009, apresentado na reunião anterior.
 Seis a dois – Seis vereadores da situação votaram a favor da prestação de contas, e dos  três oposicionistas apenas dois votaram contra a prestação.
 A prestação de contas foi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), com ressalva de pedido de reprovação por parte da Câmara Municipal.
 Segundo a primeira Câmara julgadora do (TCE), foram encontrados vários indícios de irregularidades, como contratações irregulares, pagamentos a funcionários a baixo de um salário mínimo, pagamento irregular de salário família há uma funcionaria entre outras irregularidades.
 A advogada da Prefeita,Dra. Laudicea compareceu à reunião e discursou por mais de uma hora aos vereadores, que não precisava de tamanhas explicações pois os mesmos não se opuseram e muito menos questionaram, e com um simples balançar de cabeça aprovaram as contas da gestora.
 Dos 9 parlamentares apenas Eliana Nascimento e Zé Nogueira votaram contra e se dispuseram ao uso da tribuna para explicar o motivo do voto desfavorável. A polêmica vereadora Eliana que em suas exclamações afirmou, “já mas votaria contra uma recomendação do Tribunal.”.
S1 Noticias

Erros (ou incompetência) no setor elétrico que custam caro


(Por Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco)

A população brasileira tem sofrido agruras sem fim devido às falhas recorrentes no setor elétrico, com as interrupções no fornecimento de energia. Tal situação já faz parte do calendário nacional, e têm gerado junto à população em geral, e em setores da economia, a insatisfação crônica, a falta de credibilidade, e a constatação de uma vulnerabilidade inaceitável neste setor essencial e estratégico para o país.

Além desta situação de instabilidade persistente, temos ainda que arcar com o alto custo da tarifa elétrica, que assola os consumidores. A tentativa de redução de tarifas, através de uma ação mal conduzida e autoritária (comum às decisões do setor), restou apenas à propaganda governamental com toda pompa e esplendor produzido pelo marketing político, sem os resultados concretos anunciados.

Não caberia neste singelo artigo de opinião, relatar as inúmeras “atrapalhadas” comandadas pelos sábios e “experts” de um setor, que se caracteriza pela falta de transparência.

Para citar apenas três situações esdrúxulas causadas pelos erros e/ou incompetência, vamos recordar atrasos na construção das linhas elétricas que impediu a conexão de 622 MW de aerogeradores instalados na Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, e que desde o término das obras, em meados de 2012, ainda não estão totalmente conectados a linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Um desperdício, que deixa assim de injetar energia no Sistema Integrado Nacional (SIN).

TABIRA: ''DEMISSÕES EM MASSA NÃO ATINGE PARENTES DO PREFEITO SEBASTIÃO DIAS''

O período de demissão já começou em Tabira, segundo o que próprio prefeito falou serão duzentas pessoas que entrarão na lista da “degola”, varias pessoas já começaram a receber a carta de exoneração.

Fato estranho é que as pessoas ligadas por laços de sangue com prefeito não estão nem um pouco preocupados com o “fantasma” do desemprego. Como a esposa do prefeito (Sr.ª Iêda Melo), a nora (Esposa de Alan Dias), a filha de criação e seu esposo (Joyce e Jandson) a cunhada de sua filha Joyce (Janise), sua outra filha de criação ( a diretora do hospital, Zeza), o sobrinho de sua esposa (Ricardo de Ioni, seu irmão, sua irmão, mãe e esposa),na casa de apoio (, Seus filhos, Elvira e Junior), e enquanto o prefeito de Carnaíba anda no mesmo carro de antes (GOL geração 4) para completar o prefeito de Tabira aluga um carro de luxo(FRONTIER 4X4) com o dinheiro do povo.

Como sempre a corda quebra do lado mais fraco, e as pessoas que mais necessitam e fizeram compromissos esperando pelo salário da Prefeitura estão sendo demitidos sem nenhuma justificativa, mães e pais de famílias que só tinham “esse” (EMPREGO) para sobrevivência estão sendo tirados de seus empregos por falta de responsabilidade e compromisso de uma administração totalmente desastrosa.

Fica a dica: se o prefeito começar organizar a “CASA” o dinheiro com certeza vai render.

DIZ: ROBERTO SANTOS

Fonte: Blog do Marcello Patriota

ITAPETIM,TABIRA E AFOGADOS REPRESENTANDO O PAJEÚ EM EVENTO DE POESIA EM SAMPA....


Os poetas Alexandre Morais (Afogados da Ingazeira), Genildo Santana (Tabira) e Zé Adalberto (Itapetim) seguem felizes da vida, em São Paulo. A cada dia um novo bom momento é vivido e a agenda vai deixando os três se sentir em casa.
Depois da apresentação no 7º Festival de Repentistas da Zona Leste, o trio ruma para atividades em escolas e editoras paulistas e para interiores como Nova Odessa e Caçapava. Nesta terça (10) acompanha a gravação do programa Viola, minha viola, da TV Cultura.
Dias 13 e 14 participam da Feira Nacional de Cordel e Cultura Popular, no Memorial da América Latina e no dia 15 lançam o CD de declamações Retrato 3 por 3 no Centro de Tradições Nordestinas, no Bairro do Limão. Ainda no dia 13 promovem recital no Recanto Sertanejo, em Sapopemba.

Fonte: Blog do Marcello Patriota

ALUNOS DA ACADEMIA DAS CIDADES HOMENAGEIAM PROFESSOR NO DIA DO EDUCADOR FÍSICO

NO DIA 03 DE SETEMBRO AS ALUNAS DA ACADEMIA DAS CIDADES DO BAIRRO DE FÁTIMA PRESTARAM UMA HOMENAGEM AO PROFESSOR PAULO AMARAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO EDUCADOR FÍSICO.

ESTAVAM PRESENTES O COORDENADOR DAS ACADEMIA DAS CIDADES CARLOS MOURA E TODA SUA EQUIPE.


Escola Estadual em Água Branca realiza feira de Ciências

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Nominando em Água Branca – PB realizou nessa terça-feira, dia 10 de setembro, a feira de ciências da Escola. Com a feira, houve varias visitas de pais de alunos e visitantes da localidade, vieram prestigiar e aprender com os projetos desenvolvidos pelos alunos. Havia projetos de todo tipo e gosto e curiosidade, cultura, artes e poesia com os poetas do município e outros. O projeto “Matemática na Saúde” apresentou uma planilha no Excel onde, através de gráficos e do peso e altura do “curioso”, sabia-se se ele estava no peso correto ou não ou se precisava realizar atividades físicas. O mais frequentado, foi o laboratório de robótica, onde os alunos construíram projetos fascinantes, inclusive um robô com rodas de nome “XT” que, através de um programa de computador, ele realizava no chão, um quadrado ou havendo uma faixa pintada de preto no chão, o “XT” andava pela faixa, se saísse, o robozinho parava instantaneamente. E outros modelos criados e eletrificados pela carga da luz solar, guindastes e etc...a diretora da escola, Maria do Socorro “ Socorrinha”, contemplou a feira como “um sucesso de aprendizado”. Confira as fotos abaixo:









(Por José Luiz - Água Branca-PB)