07/09/2013

CAMPANHA JUVENTUDE VESTINDO A CAMISA

A Casa das Juventudes em Tabira, iniciou neste dia 06 de Setembro de 2013 a Campanha: “JUVENTUDE VESTINDO A CAMISA”, a referida Campanha trás a ideia de confeccionar Camisas com a Logo Marca da Casa das Juventudes, através de uma parceria entre o Município, Comercio local, e Empresário local e regional. O objetivo da Campanha é caracterizar os jovens como participantes dos programas da Casa. Evidenciamos que de acordo com a confirmação dos Parceiros as Camisas serão feitas e distribuídas gratuitamente aos jovens de 15 a 29 anos, que estão cadastrados na Casa das Juventudes. O primeiro Empresário a aderir a Campanha foi o jovem Paulo Ricardo da Empresa PR DESIGN, que fez a entrega de Camisas nesta manhã na Casa das Juventudes a dez estudantes da Escola Pedro Pires Ferreira, estudantes estas que foram Campeãs Pernambucanas 2013 na Categoria de Voleibol Mirim Feminino e que na próxima segunda-feira dia 09/09 irão representar o Estado de Pernambuco em Natal – RN em jogos a Nível Nacional na categoria já citada. Na ocasião o Secretário de Juventude José Carlos e o Diretor Aílson Alves Parabenizaram e desejaram boa sorte as Jovens Atletas. “Joguem como se fosse o último jogo da vida de vocês” disse o Secretário.

Com 180 mil beneficiados, Educa Mais Brasil completa 10 anos

Educa Mais Brasil completa, na próxima terça-feira (10), uma década de atuação no cenário educacional. Através de parceria com instituições do ensino superior comprometidas com a sociedade e assumindo sua responsabilidade social, o projeto já contribuiu para a formação de mais de 180 mil pessoas com bolsas de 50%, da educação infantil à pós-graduação.

“Concluí meus estudos recentemente graças a minha bolsa. Hoje ganho quatro vezes mais do que quando trabalhava como operadora de telemarketing, além de realizar meu sonho de me tornar contadora”, afirma a baiana Cássia Lopes, recém-formada em Ciências Contábeis.

O programa, que é destinado a pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades integrais, disponibiliza bolsas de estudo de até 50% para o ensino básico, graduação, pós-graduação e cursos técnicos nas modalidades presencial e EAD.

Com mais de 2.600 instituições parceiras o Educa Mais Brasil está presente em mais de 600 municípios brasileiros. Segundo a Diretora de Expansão e Relacionamento do programa, Andréia Torres, a meta é continuar ampliando e beneficiar cada vez mais pessoas. “Esse momento é um marco para nós porque caracteriza o resultado do trabalho desempenhado por todos que fazem parte desse projeto e buscam o mesmo objetivo”, finaliza.

Os Grandes Desfiles de 7 de Setembro


A comemoração do 7 de Setembro em Tabira, em tempos passados, era um grande espetáculo que enchia os olhos da população que saia com muita alegria às ruas para verem seus filhos desfilarem nas grandes escolas de nosso Município. Empolgados, aguardavam as famosas escolas como: Colégio Comercial de Tabira, Ginásio Cenegista Eduardo Coelho, Colégio Normal de Tabira, Escola Professora Carlota Breckenfeld, Escola Pedro Pires Ferreira e tantas entidades que se juntavam nesta grande parada cívica. Quem não se lembra da Banda do Professor João Gabriel de Vasconcelos que tinha como regente o Maestro Oswaldo Fernandes de Melo?
Todas as escolas e a Banda Marcial se esmeravam meses de ensaio, nas coreografias para que nada falhasse nas apresentações feitas perante as autoridades do município e dos familiares. O Colégio Normal de Tabira, que depois passou-se a chamar, Escola Padre Luíz Florídi, desfilava com as estudantes vestidas com a farda de gala, saia de pregas de cor vinho e blusa de mangas compridas de cor branca, sapatilha e meiões brancos. O pelotão das bandeiras que abriam o desfile. Tudo isso fez parte dos 64 anos de história de nossa cidade. Outro detalhe importante que precisa ser ressaltado é que os alunos retornavam ao colégio, desfilando e lá chegando é que se dispersavam. Educação, sim! Disciplina, sim. Obediência, sim. Os desfiles atualmente não despertam mais o entusiasmo, a euforia, a vontade das pessoas de se deslocarem de casa para assistir. Os tempos mudaram, o patriotismo desapareceu, o que vemos são alunos mascando chiclete, com garrafas de água na mão, com roupas impróprias para um desfile que está homenageando a nossa Pátria, o nosso País.

Professor Erivelton Gomes

FUGIU DA CADEIA DE ARCOVERDE ''O HOMEM ARANHA'' UM 10 MAIS PROCURADOS DO ESTADO...

Um detento do Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, conseguiu fugir na tarde desta quinta-feira (5). De acordo com o agente penitenciário Roberto Rodrigues, o presidiário Marcos Rodrigues dos Anjos, de 31 anos, pulou um dos muros de sete metros de altura.
Ainda segundo o agente, o muro não tinha nenhum tipo de arame ou cerca. “Não sabemos como ele pulou, nem se teve ajuda de alguém ou se tinha alguém esperando do outro lado”, disse. Marcos Rodrigues dos Anjos estava preso há mais de um ano. Ele é suspeito de praticar vários homicídios na região e era um dos homens mais procurados de Pernambuco, também de acordo com o agente penitenciário. A Polícia Militar já iniciou as buscas nos arredores do presídio e na região para tentar localizar o fugitivo.

MARCOS RODRIGUES NO DIA 22/JAN/2012,QUANDO FOI PRESO A CERCA DE 2 ANOS ATRÁS, PELA ROCAM

Por Marcello Patriota

06/09/2013

Escola Esmar realiza aula passeio na Cachoeira Maria Mendes em Tabira - PE


LUIZ GONZAGA: ATO PÚBLICO EM TABIRA CONTRA A FALTA D'ÁGUA VIROU UM PALANQUE DE ATAQUE AO GOVERNADOR


A mobilização da sociedade tabirense contra a falta de água aconteceu muito tarde e, apesar da intenção ser boa, conforme o convite,  tornou-se um palanque de ataque ao governador Eduardo Campos. Mesmo sem vir aqui, Eduardo e Dilma foram os governantes que mais fizeram por Tabira. Para lembrar a Sebastião eu cito como obras do Governo Eduardo Campos a Reforma do Hospital, duas academias das Cidades, o Canal da Granja e praticamente toda infraestrutura hídrica do campo.   Penso que Eduardo não veio aqui porque as nossas lideranças que governam esse município atualmente sempre falaram mal dele e votaram contra. A gente precisa de uma liderança de esquerda que reúna todas as forças progressistas em torno de um projeto avançado para a nossa cidade que atraia a vinda e de mais investimentos do Governador Eduardo campos. Qual é a solução para o problema da falta d'água nesse momento em Tabira se não for o carro pipa? Leia abaixo a minha opinião.   

Penso que nesse momento não há outra solução que não seja o carro pipa. Todo mundo sabia que a Barragem de Brotas ia secar por isso essas “lideranças” deveriam ter convidado o povo para protestar há 06 meses em busca de uma solução. O “nosso Prefeito”, além de não pegar as cisternas prometidas por João Veiga, não construiu caixas d’água perto dos poços que já existem, não fez limpeza e nem cavou novos poços, conforme prometeu no Espírito Santo Velho. 

O problema é que Sebastião dormiu em berço esplêndido durante os oito meses de mandato.  Do jeito que vai com esse governo Tabira vai crescer para trás, como rabo de cavalo. Numa democracia cada povo tem o governo que elege, mas nesse caso de Tabira “cada povo tem o governo que merece”, embora, quem não votou nessa “mudança” não mereça o que está passando. Por Luiz Gonzaga Sobreira. (Colaborador).

Fonte: Blog Tabira Notícias

SERRA TALHADA INAUGURA GALPÃO DE RECICLAGEM NESTA SEXTA-FEIRA


A Prefeitura de Serra Talhada em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e instituições privadas inaugura, nesta sexa-feira (6), às 15h, um galpão de triagem para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Capital do Xaxado.
O espaço, que com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem 400m² com refeitório, cozinha, vestiário, sanitários, salas, escritório, além de equipamentos como carroças, triciclo, prensa, balança, computador e caminhão.
A ação faz parte do Projeto Recicla PE, do governo do estado. O Recicla PE no município fez valorizar os materiais vendidos às indústrias que compram plástico, papelão e metal. Esse trabalho aumentou a renda média dos catadores serratalhadenses de R$ 100 para R$ 400.
Ao todo, 25 pessoas vinculadas à cooperativa serão beneficiadas, juntas a outras 30 que trabalhavam no lixão do município, prestes a ser desativado. As coletas atualmente são realizadas nas áreas da AABB, Centro e Alto Bom Jesus, por meio do porta a porta e da doação de material por 37 instituições.
Fonte: Blog Nill Junior

POETAS DO PAJEÚ LANÇAM TRABALHO EM SÃO PAULO


Os poetas sertanejos Alexandre Morais, Genildo Santana e Zé Adalberto já estão colhendo os frutos do belo trabalho de declamações “Retrato 3 por 3”. O CD será lançado no dia 15 de setembro, ao meio dia, no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. “Será o encontro do Brasil com seu interior geográfico e humano”, como definem os autores.
Representantes da contemporânea safra de poetas do sertão do Pajeú pernambucano, berço da poesia popular nordestina, os poetas resumem em 15 faixas o passado, o presente e o futuro desta riquíssima manifestação artística. Além dos poemas autorais, o trabalho louva novos nomes da poesia e relembra ícones como Catullo da Paixão Cearense, Jansen Filho e Zé da Luz.
Além do lançamento, os poetas se apresentarão em escolas e eventos culturais e fecharão contratos com editoras para lançamentos de novas obras. Alexandre Morais é de Afogados da Ingazeira, Genildo Santana, de Tabira e Zé Adalberto, de Itapetim.
Sertanejos em São Paulo e admiradores da declamação tão bem repreetada na obra podem acompanhar a agenda do trio:
Dia 08, ao meio dia: Entrevista no Programa Viola de Canto a Canto. Rádio Cumbica AM 1.500 – Guarulhos e 14h, Apresentação no Festival de Cantadores do Nordeste em São Miguel Paulista
Dia 13: Participação na Fenacordel – Feira Nacional de Cordel e Cultura Popular
Dia 14 às duas da tarde: Entrevista com Marconi Soares, na Rádio Paraíso FM 90.9 – Nova Odessa
Dia 15, ao meio dia: Lançamento do CD Retrato 3 por 3 no Centro de Tradições Nordestinas – Bairro do Limão – SP
Dia 16: Participação em Encontro de Escritores no Colégio Marupiara – Vila Carrão – SP.
Fonte: Blog Nill Junior

PÚBLICO PRESTIGIA BALÉ POPULAR, XAXADO E FORRÓ NA 8ª NOITE DE FESTAS EM SERRA TALHADA

 O público lotou, nessa quinta-feira (5), os polos de shows da Lagoa e Cultura Viva, localizados no centro de Serra Talhada, na oitava noite da 223ª edição da Festa da Padroeira do município, Nossa Senhora da Penha. Grandes atrações marcaram presença no evento. Destaque para o Balé Popular do Recife, que realizou uma belíssima apresentação evidenciando o que há de melhor na cultura pernambucana.
Também se apresentou o grupo de dança Cabras de Lampião, já consagrado pelo público serratalhadense, fazendo lembrar porque a cidade é conhecida como a Capital do Xaxado. Fechando o polo cultural, subiu ao palco Roberta Aureliano e Fulô de Maracujá, compondo uma boa mistura de ritmos populares com repertório rico em coco, baião, ciranda, forró e embolada.
No polo das atrações nacionais, na Lagoa Maria Timóteo, mais uma vez o forró comandou a noite regido pelas bandas Limão com Mel, As Coleguinhas e a prata da casa Vizzu. A Festa da Padroeira de Serra Talhada também contou, durante os dias 3, 4 e 5, com mostras teatrais, cinematográficas e encontro de escritores.
A iniciativa de inserir na programação novas perspectivas culturais foi acolhida com satisfação pelos serratalhadenses. “Estamos procurando mostrar, aos poucos para a população, o quanto podemos ser também multiculturais e como isso é importante para o engrandecimento da cidade. Fizemos isso durante o São João e tivemos uma ótima resposta popular”, disse o prefeito Luciano Duque.
Seguindo o roteiro da diversidade, nessa sexta-feira (6), tem mais dança no palco Cultura Viva com a Cia. de dança Filhos do Sol, Balé Cultural de Afogados da Ingazeira, Cia. de dança Sesc Petrolina com o espetáculo Fuá na casa de Zé Mané, fechando com a banda Vozes do Campo.

No polo da Lagoa, o público vai curtir a noite com o Forró das Estrelas, a dupla Fábio e Nando e cantor Gabriel Diniz. A festa da Padroeira de Serra Talhada homenageia este ano a maestrina Rosa Pau Ferro e chega ao fim no próximo dia 8.

Fonte: Blog Nill Junior

Prefeitura de Afogados da Ingazeira acelera obras de pavimentação de ruas. Cinco já estão concluídas

 Em Abril o Prefeito de Afogados da Ingazeira reuniu as lideranças comunitárias do município para definir ruas prioritárias para obras de calçamento. Em apenas seis meses, após o processo de elaboração de projetos, licitação e contratação das empresas, a Prefeitura próxima de concluir as nove ruas escolhidas pelo povo.
 Da listagem apresentada pela população, a Prefeitura já conclui os serviços nas Ruas Coronel Luiz de Góes (Vila da Estação, ao lado do Posto Brasilino), Sossego (Vila Macambira) Rua Onze (Cohab), Tancredo Neves (Costa) e Floriano Peixoto (São Braz). Nessa última, a Prefeitura está negociando a desapropriação de um imóvel que foi construído no meio da via.

Já as Ruas Possidônio Gomes (Rua do PSF do Borges) e Santa Catarina (Ponte) terão as obras de calçamento concluídas até a próxima terça-feira (10). Até o final deste mês, a Prefeitura de Afogados pretende concluir as obras de calçamento das Ruas José Pereira de Sá (São Francisco) e 2ª Travessa Berta Céli (Sobreira). Ao todo, a Prefeitura está investindo R$ 753.444,57, com o apoio do Governo do Estado. As obras representam mais de dois quilômetros de ruas pavimentadas.
“Quero governar ouvindo o povo. Essas obras de calçamento são fruto da participação efetiva da sociedade. Os resultados preliminares do PPA tem mostrado que a pavimentação de ruas é uma das prioridades da população,” avaliou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.
Núcleo de Comunicação Social

Fonte: Blog Tabira em tempo

DESFILE 05 DE SETEMBRO DE 2013

Nesta noite de quinta-feira, 05 de setembro de 2013, os alunos da Escola Técnica Profº João Gabriel de Vasconcelos, juntamente com os atletas da Escola Estadual Pedro Pires Ferreira e os integrantes da Banda Marcial Mirim Maurício Ricardo Pereira de Vasconcelos desfilaram pelas principais avenidas da cidade, relembrando os desfiles realizados nesta mesma data pelo saudoso Profº João Gabriel e sua Banda Marcial.




" A saudade lembra de lembranças tantas

Que por si navegam nessas águas mansas..."
(Jessé)

Foram várias as evoluções de canções desenvolvidas pela Banda Marcial Mirim, diversas pessoas acompanharam o desfile.








"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião.
Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro.
Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo.
Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente..."

Fonte Escola Futsal e Voleibol Futuro Feliz