03/08/2013

Radialista assume assessoria de Comunicação da Prefeitura de Solidão



O radialista Tabirense Paulo Silva é o novo assessor de comunicação do Governo Cida Oliveira em Solidão. Depois de uma passagem rápida pela equipe de comunicação da Prefeitura de Tabira, Paulo Silva está bastante motivado para desenvolver um bom trabalho em Solidão.

Resultado da licitação do Hospital de Tabira ficou para o dia 12 de agosto


Com 16 empresas concorrendo e com muita papelada para verificar a Comissão de Licitação da Prefeitura de Tabira transferiu para o dia 12 de agosto a abertura das propostas para definir quem construirá a reforma do Hospital Municipal. Antes a Comissão de Licitação divulgará um edital constando os nomes das empresas habilitadas entre as 16 que apresentaram carta proposta.
Anchieta Santos
Fonte; Blog o Dário de Tabira

Convite de Missa de 30º dia da Professora Rosa Pires



O Ministério da Integração Nacional pretende concluir e entregar as obras da Transposição do Rio São Francisco até 2015; para tanto, cerca de 2 mil trabalhadores deverão ser incorporados às frentes de trabalho até o próximo mês de outubro; atualmente, cerca de 5,8 mil pessoas trabalham nas obras da Transposição que, segundo o ministro Fernando Bezerra Coelho, já está 50% concluída

 O Ministério da Integração Nacional pretende concluir e entregar as obras da Transposição do Rio São Francisco até 2015. Para tanto, cerca de 2 mil trabalhadores deverão ser incorporados às frentes de trabalho até o próximo mês de outubro. Os trabalhadores serão alocados no trechos do canal que passa por Mauriti, no Ceará; São José de Piranhas e Monteiro, na Paraíba; e Sertânia, em Pernambuco. Atualmente, cerca de 5,8 mil pessoas trabalham nas obras da Transposição que, segundo o ministro Fernando Bezerra Coelho, já está 50% concluída.

No início desta semana, foi concluído o processo de licitação para a chamada 3 Leste e, na próxima semana, deverá ser emitida a ordem de serviço para a execução do último trecho do Eixo Leste, em Monteiro (PB). A próxima licitação é para a chamada 3 Norte, em Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB). Com a entrada em operação destas novas frentes, toda a obra da Transposição será retomada integralmente.

Os cinco torcedores do Corinthians estão presos na Bolívia desde fevereiro; eles serão liberados ainda esta noite e devem chegar ao Brasil no sábado (3) às 12h no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP); eles fazem parte do grupo de 12 corintianos acusados pela morte do adolescente boliviano Kevin Spada, atingido por um sinalizador, durante um jogo entre o Corinthians e o San José, válido pela Taça Libertadores da América, em Oruro, na Bolívia; Itamaraty emitiu nota sobre o caso

 O Ministério da Justiça informou no começo da noite desta sexta-feira (2) que a Justiça boliviana decidiu libertar os cinco torcedores do Corinthians presos na Bolívia desde fevereiro. Eles serão liberados ainda esta noite e devem chegar ao Brasil amanhã (3) às 12h no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Os cinco torcedores fazem parte do grupo de 12 corintianos acusados pela morte do adolescente boliviano Kevin Spada, atingido por um sinalizador, durante um jogo entre o Corinthians e o San José, válido pela Taça Libertadores da América, em Oruro, na Bolívia. Sete torcedores foram libertados no começo de junho.

CHAPA 2 DO CREMEPE QUER CONQUISTAR MÉDICOS DO INTERIOR E RECLAMA DA ATUAL DIRETORIA


Na próxima segunda e terça-feira, 5 e 6 de agosto, haverá votação do Cremepe, para eleger a nova gestão da entidade. Porém apenas cinco dos 185 municípios de Pernambuco terão urnas disponíveis para os médicos votarem. Nos demais 180 municípios os médicos só poderão votar por correspondência. Cerca de 15 mil profissionais deveriam votar em todo o Estado.

O questionamento é da "Chapa 2 – Novo Cremepe", que faz oposição a atual gestão. A chapa conseguiu na Justiça Federal, que o juiz Frederico José Pinto de Azevedo, concedesse liminar ampliando o número de urnas em mais doze cidades (Araripina, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Limoeiro, Salgueiro, Palmares, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e São José do Egito, além de Olinda, Paulista e Cabo de Santo Agostinho, e mais urnas volantes em todo município que tenha mais de três unidades hospitalares). Porém no dia 25 de julho a desembargadora Margarida Cantarelli cassou essa liminar, voltando a restringir o direito dos médicos do interior do Estado de votarem através das urnas.

"O voto por correspondência ocasiona diversas dificuldades para a categoria, de acordo com o próprio Cremepe, cerca de 600 médicos estão com o endereço desatualizado. Além do mais, os profissionais que votarem por carta poderão não ter o voto válido, pelo fato de não dar tempo de chegar no dia das eleições pelos correios", diz nota da chapa, afirmando que o Cremepe tem dificultado a votação dos 4 mil médicos, ao limitar o número de urnas, além de enviar tardiamente os votos por carta e remeterem o material de propaganda sete dias após o envio dos votos por carta.

Por Nill Júnior

DUDU MORAIS: CONFERÊNCIA DE CULTURA EM CARNAIBA





Tabira: Programação da Festa da Padroeira 2013

Prefeitura entrega novos equipamentos para escolas da Zona Rural


Na manhã desta quinta-feira (1º), o prefeito Sebastião Dias e a secretária de Educação, Aracelis Batista, fizeram entrega de vários itens para escolas da Zona Rural de Tabira. Foram entregues geladeiras, birôs, Kits pedagógicos para professores e alunos, além de material de trabalho para merendeiras e auxiliares de serviços gerais.

A iniciativa, segundo Arecelis, se deu a partir das necessidades que foram surgindo nas escolas. “O prefeito nos solicitou que fosse feito um levantamento nas escolas da Zona Rural e vimos que tinha escola sem geladeira para armazenar alimentos. A meta da Educação é proporcionar o conforto dos funcionários no local de trabalho”, frisou.

As Professoras e alunos estavam no momento da aula quando receberam a visita da equipe da gestão Governando Com o Povo, e ficaram surpresos com a presença do prefeito. A coordenadora das escolas Rurais, Jadilma Cordeiro e a diretora de ensino, Jacira Ramos, também estiveram presentes durante as entregas.

Foram beneficiadas as escolas Antônio Francisco Nogueira (Nova Espanha), Lúcio Virgínio dos Santos (Cachoeira), José Caetano da Silva (Cajá de Cima), Vicente Correia Brasil (Boqueirão), Antônio Gomes da Silva (Caldeirãozinho) e o anexo na fazenda Alvorada, Antônio Pereira de Carvalho (Jurema) e João Ribeiro de Lima (Riacho de Fora).

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tabira
José Ivan Dias
Jornalista
DRT-PE 4444

02/08/2013

A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira/PE, dará início a tradicional Festa dos Remédios. De 09 de agosto até o dia 18 acontecerão diversas atividades religiosas em homenagem à Virgem Maria, a Senhora dos Remédios.
O Pe. Aldo Guedes, Administrador Paroquial, já divulgou a programação alusiva à Festa e espera a participação da população tabirense, como também, dos visitantes das cidades circunvizinhas para prestigiar uma das maiores e clássicas festas da cidade de Tabira.

A Festa da Padroeira é a festa do povo tabirense, tempo de graça, alegria e louvor. Momento forte para a oração, a partilha e para renovarmos os laços de fraternidade, sob a proteção de Deus, aquecidos pelo amor maternal de Maria, ícone da comunidade cristã.

Dia 09 de Agosto:


Presidente da Celebração: Revmº Padre Luciano Guedes e Revmº Padre Aroldo da Diocese de Campina Grande - PB

- 5h: Alvorada festiva;
- 18h30: Procissão da Bandeira. Saída da casa de Emília Oliveira
- 19h: Solene Celebração Eucarística de Aniversário da Dedicação da Igreja Matriz e Abertura Festiva dos louvores à Virgem dos Remédios.
Erivelton Gomes (Pastoral da Comunicação da Paróquia de Tabira)

PRÓXIMA REUNIÃO DA COPAP SERÁ EM TABIRA, DIA 10. VEREADORES AGUARDAM PRESENÇA DO SECRETÁRIO ALDO SANTOS

A próxima reunião da COPAP - Comissão Parlamentar do Alto Pajeú - a ser realizada na Câmara Municipal de Tabira, dia 10 de agosto, a partir das 9 horas da manhã discutirá o problema da estiagem e da convivência do homem com o semiárido.


Para a reunião foi convidado o Sr. Aldo Santos, Secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco. O convite formal onde foi enviado com AR no dia 17 de julho de 2013, portanto, com tempo suficiente para determinações e deliberações sobre o tema. O secretário ainda não confirmou sua presença.


O vereador Joel Gomes (Tuparetama) presidente da COPAP disse ao blog que está confiante no sucesso de mais uma reunião da Comissão: "Esperamos contar com todos os vereadores(as) da região, para que apresentemos ações que corroborem com o desenvolvimento e melhorias na dura convivência do sertanejo com a região, vida difícil que vêm se mantendo a muitos e muitos anos, sem que haja uma definição real e metódica para manter o crescimento regional. Faltam projetos de convivência com o semiárido que tenham continuidade, com início, meio e fim" . Joel Gomes também garantiu que o vereador Biu Farias, Presidente da UVP - União dos Vereadores de Pernambuco, se fará presente na reunião agendada para o próximo dia 10 de agosto.


Abaixo, cópia do convite enviado ao secretário de estado, Aldo Santos:
Fonte Blog Tarcio Viu Assim

Bairro Vermelho de Tabira ganha troca de tubulação e nova rede de esgoto

Mais ruas de Tabira estão recebendo melhorias para garantir os serviços básicos à população. A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras em parceria com a Compesa estão trocando a tubulação de água em nove ruas do Bairro Vermelho e instalando 120 metros de rede de esgoto na Rua Lindalva Joana da Conceição, no mesmo bairro.

O secretário de Obras Mário Amaral, afirmou que a tubulação que está sendo substituída vai melhorar a distribuição de água para as residências.

“O bairro ganha uma tubulação de grande porte. Os canos eram finos e atrapalhava a vazão da água para as casas fazendo com que muitas famílias passassem vários dias sem ter água na caixa d’água”, afirmou Amaral.

 Por Devyd Santos

MOTOCICLISTAS PAJEUZEIROS/SERTANEJOS PARTICIPAM DE EVENTO EM BRASÍLIA

O comunicador Celso Brandão (Rádio Pajeú) viveu uma aventura com outros motociclistas da região. Seguiu do Sertão do Pajeú para Brasília, onde participou de um encontro do gênero.

No roteiro, passagem por cidades como Caldas Novas-GO. Na volta, Brandão aproveitou para ver de perto a bela Chapada Diamantina. Ele esteve com os companheiros Nelson Galvão e Érico Amorim.

Veja fotos :



Informações de Marcello Patriota

Higiene do Matadouro é responsabilidade dos marchantes, diz Prefeitura de Tabira

Alegando ter atendido todas as exigências feitas pela Adagro a Prefeitura de Tabira se exime das acusações de que não estaria cuidando da higiene do Matadouro Publico. De acordo com o Secretário Flávio Marques da Administração o município banca 05 funcionários, transporte, água e luz gastando cerca de 15 mil/mês. Enquanto isso arrecada apenas 2 mil reais com a taxa de abate. E de acordo com Flávio a higiene é por conta dos abatedores (marchantes). A Prefeitura vai se reunr com a categoria para cobrar providencias.

Por Anchieta Santos.
Jornal Tabira

AVIANCA RETOMA VENDA DE PASSAGENS EM PE

Após ser punida com a suspensão de vender passagens por oito dias para qualquer destino do Brasil a partir de Pernambuco, a companhia aérea Avianca fechou um acordo com o Procon-PE, que também prevê o pagamento de uma multa no valor de R$ 200 mil, para poder voltar a comercializar os bilhetes; a suspensão da medida vigorou efetivamente por apenas dois dias

Procon-PE - O PROCON Pernambuco se reuniu durante todo o dia de ontem (31/07), com representantes do departamento jurídico da empresa Avianca, que estava impedida de comercializar novas passagens aéreas no Estado desde ontem (30/07), por conta dos cancelamentos seguidos do voo 6311 e 6305 (Recife-Guarulhos).

MUNICÍPIOS SERTANEJOS “CAEM” NA FISCALIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DO FUNDEB FEITA PELA CGU EM PERNAMBUCO. SAIBA QUAIS


Clique na imagem e tenha acesso a informações do relatório

O Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo (AEPG) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), revela que, nos quatro estados e 120 municípios fiscalizados na amostra, foram detectados casos de professores recebendo valores abaixo do piso nacional e, em vários municípios, foram verificadas despesas incompatíveis com o objetivo do Fundeb, além de irregularidades em licitações.

No Sertão, foram fiscalizados na amostragem os municípios de Serra Talhada, Tabira, Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Araripina, Carnaubeira da Penha, Granito, Ingazeirae Petrolina. O relatório não traz dados específicos sobre cada cidade, mas aponta problemas genéricos apontados na auditoria especial. A informação é da Assessoria de Comunicação Social da CGU.

SOCORRO RAMALHO: "O ARNALDO FICOU COM A MELHOR COLOCAÇÃO EM TABIRA NOS JOGOS REGIONAIS".

A Professora de Educação Física Socorro Ramalho compartilhou com os colegas da Escola Arnaldo Alves a alegria de ter aquela instituição ficado com a melhor colocação em Tabira nos Jogos regionais. A escola também evoluiu em relação ao ano passado, pois ficou nesse ano colocada em 5º lugar na Região do Pajeú, quando no ano passado tinha ficado no 6º. Socorro foi muito aplaudida pelos colegas quando apresentou as 06 taças que a escola ganhou esse ano. Para ela 
"diante de tantas dificuldades com os jogos realizados no período do recesso essa vitória se torna ainda mais importante". Conforme ela "no judô não deixamos para ninguém, fomos classificados para a etapa Pernambucana e ficaremos num hotel cinco estrelas no Recife". Ela ainda disse também que classificou duas duplas para os jogos de praia. Socorro concluiu com muita alegria dizendo que "todas as equipes que foram para Afogados conseguiram pontuar para a escola". A Diretora da escola Solange felicitou Socorro por mais essa conquista para a escola e disse que vai oferecer um jantar para ela e para os atletas. fonte tabira noticia .
Por Dedé Rodrigues
Blog do Júnior terra

Mineradora Vale do Pajeú Pede Espaço Para Esclarecer Matérias Publicadas em Sites e Blogs Sobre Desapropriação de Terras


Foto:Inauguração da Fabrica de Cimento Pajeú. Jornalista Vanderlei Miron, Funcionários da Fabrica e o Comunicador Vagner Leandro.


MINERADORA VALE DO PAJEÚ LTDA., por seu Diretor ao fim assinado, e diante do conteúdo de notícias veiculadas nesta quarta-feira, dia 31/07/2013, vem, em exercício do direito de resposta e no intuito de melhor elucidar as polêmicas debatidas nas matérias jornalísticas de blogs e portais de notícias, apresentar os seguintes esclarecimentos:

Com forte embasamento no contexto de importância econômica para o desenvolvimento da região, o empreendimento da fábrica de cimento localizado no Município de Carnaíba, Estado de Pernambuco, foi concebido por iniciativa privada, apoiado pelo Governo do Estado de Pernambuco e pela Prefeitura do Município de Carnaíba, conforme inclusive consta de Protocolo de Intenções assinado pelos três interessados, ou seja, o Estado, o Município e a Empresa.

Diversamente do que foi noticiado, o empreendimento não foi edificado com recursos públicos, mas sim com custeio por parte de iniciativa totalmente privada. Conforme Protocolo de Intenções já mencionado, o Governo do Estado de Pernambuco assumiu a obrigação de instalar linha de transmissão de energia elétrica, bem como de enquadrar o empreendimento no PRODEPE, considerando para tanto a relevância estratégica verificada na atividade específica, em vários níveis da cadeia econômica.

01/08/2013

HOMEM CIUMENTO E CHIFRUDO MATA O FACEBOOK....SE A MODA PEGA....



 (Por Marcelo Patriota)

Um homem de 42 anos acabou preso depois de ter atirado contra um computador em Várzea Grande, no Mato Grosso. Ele se irritou de ver que a mulher não saia Facebook e efetuou os disparos.

A mulher chamou a polícia, mas tentou despistar os agentes quando eles chegaram até o local. Os policiais insistiram e entraram na casa. A espingarda e algumas munições foram achadas.

O homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e também porque crianças presenciaram o disparo, o que colocou a vida delas em perigo.
Mas se essa moda pega,não vai ter mais computador para atirar,pois quase todo mundo hoje conversa pelo computador e o namoro corre solto.

SANCIONADA LEI QUE ESTABELECE ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE ESTUPRO

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (01/08) sem vetos a  lei que garante às mulheres vítimas de estupro atendimento imediato na rede pública de saúde, incluindo a indicação da pílula do dia seguinte. A norma entre em vigor em 90 dias.
Entidades religiosas pediam o veto à lei, alegando que o termo “profilaxia da gravidez” abriria brechas para a prática do aborto. O governo manteve a previsão de oferecer contraceptivos de emergência, mas para dar fim a polêmicas sobre interpretação, irá encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei alterando a forma como a prescrição está descrita. O termo será substituído por “medicação com eficiência precoce para a gravidez decorrente de estupro”.
Com a medida, hospitais do SUS devem prestar serviço multidisciplinar à mulher vítima de violência sexual, prática que já era prevista pelo Ministério da Saúde. O atendimento deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.
A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal e estabelece que a paciente deverá receber amparo psicológico, além de encaminhamento para o órgão de medicina legal e orientação para o devido registro de boletim de ocorrência.

F.4000 BATE EM CARROÇA E MATA AGRICULTOR NA PE-320 EM TABIRA

O acidente aconteceu na PE 320, próximo ao curral do gado em Tabira quando uma F. 400 cor azul, placa KGK 9416 seguindo sentido Tabira São José bateu em uma carroça de tração animal que seguia no mesmo sentido, ocasionando a morte da vitima Erasmo Pereira da Conceição, 53 anos, casado, agricultor, residente no Sitio Jurema. Após o acidente o imputado abandonou o veículo e evadiu-se do local sem prestar socorro. Foram efetuadas buscas, porem sem êxito. A ocorrência foi repassada a DP local juntamente com o veículo abandonado para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte Blog Miron News

Empresário Arimateia estará no programa do Léo Brasil na Tabira FM


O empresário Arimateia será o entrevistado de hoje /01/08/ do comunicador Léo Brasil na rádio Tabira FM ás 14:h você pode acompanhar toda entrevista pela internet www.tabirafm.com.br

1ª Parte: Vereadores visitam Órgãos Públicos de Tabira

Os vereadores Aldo Santana, Val do Archote e Djalma das Almofadas visitaram na manhã desta Quinta-Feira (01-08), o Matadouro Público Municipal com objetivos de fiscalizar os setores públicos de Tabira, em prol de melhorias e qualidade de vida do povo Tabirense.
(Fonte Tabira em Debate)





Câmara do Uruguai aprova a legalização da venda da maconha


Na Câmara, deputados aprovam a legalização da venda da maconha. (Foto: Miguel Roho/AFP)


A Câmara do Uruguai aprovou na noite desta quarta-feira (31) a legalização da venda da maconha. Agora, o projeto segue para sanção do Senado. Se aprovado, o país será o primeiro do mundo a adotar tal medida. O projeto apoiado pelo presidente José Mujica prevê que o Estado assuma o controle de todo o processo de produção e venda de cannabis.

Em outros países, como Holanda, Espanha e alguns estados dos Estados Unidos, é permita apenas a produção, o cultivo em clubes ou o consumo com restrições de maconha, de acordo com os casos.

O texto foi aprovado com 50 votos a favor entre 96 deputados, graças ao partido governista Frente Ampla (FA), que conseguiu impor uma maioria suficiente na Casa, impedindo a oposição de bloquear a proposta.

O projeto uruguaio foi lançado em junho de 2012 como parte de uma série de medidas para combater o aumento da violência.

Gerente Regional de Saúde admite aumento de casos de diarréia e investigação de mortes na região

A Gerente Regional de Saúde da X Geres, Mary Delânia Souza admitiu nesta quarta-feira (31/07) que os casos de diarréia vêm aumentando no Pajeú. A endemia na sua regional aparece com um percentual alto. Sobre os dois óbitos ocorridos em Santa Terezinha, Delânia afirmou que é preciso fazer uma investigação para que se confirme de fato se as morte foram causadas por diarréia. Ela pediu ao Promotor de Justiça Dr. Lúcio uma garantia de que a água saia clorada do manancial para que possa chegar tratada na casa dos beneficiários.

(Fonte Itamar França) 

31/07/2013

MÉDICOS DOBRAM GOVERNO, QUE RECUA EM 2 ANOS NO SUS


Protestos de profissionais e estudantes de Medicina em todo o País, nas últimas semanas, levaram o governo a recuar da proposta de tornar obrigatório um período de dois anos de permanência no SUS para a obtenção do diploma de graduação na carreira; agora, curso de seis anos é mantido, mas residência médica após a graduação deverá ser obrigatória a partir de 2018; "Terá vaga para todo estudante de medicina", disse o ministro Aloizio Mercadante, após reunião com Alexandre Padilha, da Saúde; pressão foi total

COMUNIDADE VIZINHA DE FÁBRICA DE CIMENTO PAJEÚ GRITA SOCORRO : DIZEM QUE POR CONTA DAS INDENIZAÇÕES PROPOSTAS, FICARÃO DESABRIGADOS


A chegada da Fábrica de Cimentos Pajeú, cujo papel econômico e social, criando 140 empregos na região não se discute do ponto de vista de sua importância. Mas qual o preço para isso ?

Moradores da pequena comunidade de Santa Rosa, município de Carnaíba, com cerca de 40 famílias, reclamam que o processo de indenização proposto para que saiam da área rica em calcário, em virtude da exploração da Fábrica de Cimento Pajeú, da forma como está é praticamente um processo de expulsão das suas terras.

Indenizações baixas, que não ajudam a comprar outra área de mesmo tamanho, falta de informações, pessoas que nasceram e foram criadas na comunidade sofrendo com a notícia de que deixarão sua terra, advogados que querem pegar a causa tentando explorar moradores são apenas alguns problemas apontados.


Morador vizinho da fábrica em Santa Rosa : vivendo um drama

Em jogo, uma área que para eles tem muito mais que o alto valor de mercado por conta doouro branco, explorado pela fábrica. Tem um valor sentimental, afetivo. As famílias moram lá a décadas. Desde a chegada da fábrica, perderam a paz. Não bastasse o barulho provocado pela operação das máquinas, a forma como a negociação tem ocorrido.

O Programa Manhã Total (Rádio Pajeú) escuta hoje no Debate das Dez Mayara Lima, 21 anos, e Valmir Simão, representantes da comunidade, que externam o drama. Do local, Juliana Lima escuta moradores. E o que dizem representantes da Prefeitura, fábrica, Defensoria Pública, Fetape, Ministério Público e Igreja, na busca de uma solução para o problema. Você pode ouvir sintonizando AM 1500 ou pela internet no www.radiopajeu.com.br.

Por Nill Júnior

Acidente no centro de Tabira.


A colisão aconteceu nesta noite de terça-feira(30) na avenida Coronel Zuza Barros, próximo ao Fórum de Tabira.


Segundo testemunhas o veículo Uno de cor vermelha trafegava sentido centro, quando a carga de trilhos de cimento que vinha sendo carregada em um reboque caiu travando uma das rodas, atrapalhando a movimentação do veículo.

O carro chegou a rodar, ficando em sentido contrário na via, atingindo também outro veículo que estava estacionado. No acidente houve apenas danos materiais, a Polícia Militar foi ao local e registrou a ocorrência.
(Fonte Jornal Tabira) 
A maior festa religiosa de nossa cidade é a semana de comemoração do dia de louvor à Virgem dos Remédios. São recepcionadas diversas pessoas e nossa cidade fica bem pequena com as demonstrações de amor e carinho à Virgem dos Remédios. Os diversos padres e filhos de nossa terra, celebram juntos a missa à padroeira. Desde os tempos áureos da festa, na época do saudoso Padre Luíz Florídi, a devoção aumenta a cada ano e todos os párocos que por aqui passam organizam de forma magnífica a festa de Nossa Mãe Senhora dos Remédios.
Este ano, a festa terá início no dia 09 de Agosto, dia em que comemoramos também o Aniversário da Dedicação de nossa Igreja Matriz, e transcorrerá até o dia 18, data em que toda a comunidade paroquial se reúne para a grande Celebração da Santa Missa de encerramento e a tradicional Procissão, que reúne milhares de pessoas nas ruas de nossa cidade.
Queremos convidar todos os Movimentos, Pastorais e devotos de nossa querida mãe a Senhora dos Remédios, para marcarem presença nos dias de Novenário, de modo a enchermos de fé, de amor e de esperança os caminhos que dão acesso a nossa Igreja Matriz. Lembramos também, que a programação, bem como todas as notícias da festa de nossa padroeira, você encontra no Facebook da Paróquia de Tabira.
Aproveitemos este tempo de graça para renovarmos a nossa alegria cristã e nossa devoção amorosa a Santa Mãe de Deus e nossa, que sempre está de braços abertos a nos acolher e nos confortar com as suas divinas mãos maternais.
OBS: A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi criada com o decreto nº 01/26, que nos desligava da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios em Afogados da Ingazeira. E o nosso primeiro vigário foi o saudoso italiano, Padre Luíz Florídi.

Nossa Senhora dos Remédios, rogai a Deus por nós!

Por: Erivelton Gomes (Pastoral da Comunicação da Paróquia de Tabira)


A Prefeitura de Tabira através da Secretaria de Educação promoveu mais uma capacitação para professores da rede municipal de ensino. A formação aconteceu na última segunda-feira (29), na Escola Municipal José Odano de Góes Pires e reuniu professores mestres da Gerência Regional de Ensino (GRE) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano que abordaram diversos assuntos referentes a educação especial, educação no campo, dentre outros.

O prefeito Sebastião Dias esteve no encontro e junto com a secretária de Educação Aracelis Batista, fizeram a entrega de 11 tablets para funcionários da Educação entre diretores, coordenadores e professores que se destacaram nas suas funções no ano letivo de 2012.

Tabira terá Associação de Proteção e Defesa dos Animais

Tabira terá uma Associação de Proteção e Defesa dos Animais idealizada por Diana Queiroz e Aparecida Viana, com objetivos de cuidar melhor dos animais que são maltratados em nosso município. As idealizadoras juntamente com mais tabirenses preocupados com a situação, decidiram forma à referida associação.

O grupo está contando com o apoio do Governo Municipal para abraçar esta iniciativa de prevenir e proteger os animais em risco. Em conversa com Diana Queiroz, ela nos relata que esta muito feliz em realizar e promover ações para cuidar dos nossos animais, frisando ainda os que estão em grandes riscos.

A associação está quase regulamentada para procedimentos legais em determinados casos. Às idealizadoras juntamente com demais membros da sociedade, já iniciaram com algumas providências em etapas, sendo elas:

1ª Levaram aos Vereadores locais a verdadeira situação que encontram-se os animais de Tabira e ouvir suas propostas e palavras de apoio.

2ª Encontraram-se com os Secretários de Juventude e Meio Ambiente e Governo, para planejar o Estatuto que será apresentado em Planária para votação e em seguida registrá-la.

3ª Reunião de Aprovação do Estatuto e composição da Mesa Diretora, que em seguida levará tal estatuto aprovado pela sociedade tabirense ao conhecimento e aprovação do Poder Judiciário.

DILMA LIBERA R$ 2 BI CONTRA DERROTAS NO CONGRESSO



Presidente discutiu estratégia com 10 ministros nesta terça; repasses de outros R$ 4 bilhões serão feitos em setembro e novembro. Isso resultaria numa liberação de R$ 6 milhões, em média, por parlamentar. Dilma visa manter vetos em temas espinhosos como a nova distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o fim da multa adicional de 10 por cento sobre o saldo total do FGTS, paga pelos empregadores ao governo em caso de demissão sem justa causa

30/07/2013

Médicos de 22 Estados se unem contra 'Mais Médicos'


Mobilização destas terça e quarta-feira envolve marchas e a suspensão do atendimento ao público em alguns Estados; serviços de urgência e emergência serão mantidos; "Sem pressão no governo, não conseguiremos nenhum resultado. O problema é de anos e agora temos certeza de que é preciso atitude ousada", diz o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira; médicos também protestam contra vetos da presidente Dilma à Lei do Ato Médico e preparam grande marcha a Brasília, no dia 8 de agosto

Encontro do CBHSF com comitês dos afluentes teve saldo positivo



O encontro dos comitês das bacias hidrográficas dos afluentes do rio São Francisco, que aconteceu no último dia 17.07, em Belo Horizonte (MG), funcionou como um importante momento de união daqueles que representam os rios que desaguam no Velho Chico, servindo ainda para apresentação de demandas e discussão de propostas com vistas à preservação do São Francisco, seus aquíferos e recursos naturais. Promovido pela primeira vez pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, o evento foi também uma grande oportunidade de troca de experiências, expectativas e particularidades entre os comitês participantes.