08/06/2013

EXCLUSIVO: GRAVE ACIDENTE NA PE 320 EM CARNAIBA


Por volta das 21:15 deste sábado 08, três veículos se envolveram em um acidente na PE 320 nas proximidades da cidade de Carnaíba na saída para Flores. Segundo informações de uma das vitimas, o senhor Antônio Bezerra dos Santos, de 33 anos, morador do Distrito de Fátima, município de Flores, o mesmo se encontrava em Carnaíba e quando segui para Flores presenciou a colisão de uma D-20 de cor Branca, de placas CPK - 1254 - Carnaíba -PE, guida por um senhor identificado apenas como Raimundo, morador do Povoado de lagoa do Caroá, zona rural de Carnaíba com um carro Classic, de cor cinza, de placas KHH - 7111 - triunfo -PE, guiada pela pessoa identificada apenas como Cardoso, Policial, morador da cidade de Triunfo-PE colidindo frontalmente com a D20 e sendo jogado para fora da pista.

Ainda segundo Antônio Bezerra, seguia sentido Flores guiando um Frontier, ano 2008, de placas NHK - 6497 - Madre de Deus -BA, ao tentar desviar dos veículos, o mesmo perdeu o controle capotando e caindo fora da pista. O mesmo ainda se encontrava no local prestando depoimentos para a Policia e afirmou ainda que dentro do veiculo tinha o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e um celular no valor de R$ 2.250,00 (dois mil, duzentos e cinquenta reais). As vitimas foram socorridas para o hospital Drº José de Souza Dantas Filho em Carnaíba. O Policial Cardoso em estado grave, já os ocupantes da D-20 apenas com lesões leves.
Na D-20 seguiam mais três pessoas, entre elas uma senhora de 66 anos e outra identificada apenas como Lucinha de Rita de Lau, que vinha da cidade de São paulo rever os parente em Carnaíba. Por vir em um transporte que seguia para a Cidade de Princesa Isabel -PB, a mesma trocou de veiculo em Flores, uma criança de 07 anos também estava na D-2O. A ocorrência foi registrada pela GT de Carnaíba comandada pelo Sargento Almeida , Cabo Adnilton e SD Denver.
Breve mais informações.
POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES

FINAL DO CAMPEONATO TABIRENSE DE FUTEBOL 2013

Aconteceu neste sábado 08/06 a final do Campeonato Tabirense,o América do Riacho do Gado foi o grande Campeão e Palmeiras da COHAB Vice Campeão,o prefeito Sebastião Dias anunciou que o prêmio do ano que vem será de 5 mil para o campeão,o secretario de Cultura Edgley Freitas ate brincou no Facebook que iria forma um time. 

(Fotos Edgley Freitas)








SEGUNDA ETAPA DA ADUTORA DO PAJEÚ NÃO CUMPRIRÁ CRONORAMA ORIGINAL NEM PROMESSA DE MINISTRO

A se levar em conta a declaração da coordenadora estadual do DNOCs em Pernambuco, Rosana Bezerra, ao Jornal do Comércio, os trabalhos para conclusão da Adutora do Pajeú em sua segunda etapa nem vão obedecer ao cronograma original, que previa a conclusão em dezembro, nem ao político, após a promessa do Ministro Fernando Bezerra Coelho em reunião na cidade de Afogados da Ingazeira.
“O cronograma inicial era para dezembro de 2013. Queríamos entregar em julho, como foi combinado com o Ministro Fernando Bezerra Coelho, por causa dos colapsos que as barragens estão prestes a sofrer”, disse.
Com a reunião com donos de terra de Calumbi, Flores, Carnaíba e Afogados que ocupam margens com cercas ilegalmente na próxima semana com o MP, espera-se dar mais celeridade à obra.   Mas em uma previsão otimista, a água não chega antes de final de setembro ou início de outubro.
 
 
Por Nill Júnior

O atraso da adutora do Pajeú, Promotores Intimaram Proprietários de Terras que estão com cercas nas Terras de Domínio do Estado – DER


Após a Reunião com prefeitos do Pajeú e promotores públicos, DNOS – Departamento Nacional de Obras de Saneamento, ficou claro que proprietários de terras nas margens da PE – 320, que insistirem com suas cercas nas terras de domínio do Estado, ou seja, do DER - PE (Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco) serão intimados e responderem por crimes, de invasão de propriedade publica. E por atrapalharem a conclusão da adutora do Pajeú.

Art. 20 - Invadir, com intenção de ocupá-las, terras da União, dos Estados e dos Municípios. Pena - detenção de 6 meses a 3 anos.
Parágrafo único - Na mesma pena incorre quem, com idêntico propósito, invadir terras de órgãos ou entidades federais, estaduais ou municipais destinadas à reforma agrária.

O prefeito Sebastião Dias deixou um mote “DEIXEM A ÁGUA PASSA” esse é tema da campanha.

Por Vanderlei Miron

JUÍZA ASSASSINADA A TIROS DENTRO DE FÓRUM NESTA SEXTA-FEIRA

A juíza Glauciane Chaves de Melo foi assassinada a tiros na manhã desta sexta-feira durante o expediente dentro do Fórum da Comarca de Alto Taquari (MT), a 479 quilômetros de Cuiabá. O suspeito é o ex-marido da vítima, Evanderly de Oliveira Lima. O casal era natural de Belo Horizonte (MG), não tinha filhos e estava separado desde 10 de dezembro do ano passado.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Lima entrou no gabinete da magistrada, ao qual tinha livre acesso, e teve início uma discussão. Logo depois foram ouvidos disparos. O suspeito fugiu correndo do local a pé. O segurança do Fórum chegou a persegui-lo e fazer alguns disparos na direção dele, mas o ex-marido se escondeu em um matagal.
Lima trabalhava como enfermeiro do Hospital Municipal de Alto Taquari. A Coordenadoria Militar enviou uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para ajudar nas buscas. A corporação também entrou em contato com o Comando Militar da região do Araguaia para auxiliar as diligências. Serão feitos ainda bloqueios das estradas que dão acesso aos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Matéria na íntegra do Jornal do Brasil

TV WEB SERTÂO

Decisão do Campeonato Tabirense 2013

O Prefeito do Município de Tabira Sebastião Dias Filho e o Diretor de Esportes Diomedes Rocha, convida toda população para prestigiarem a emocionante final do CAMPEONATO TABIRENSE 2013 que será realizado neste Sábado, dia 8 de Junho no Estádio: O Cordeirão.

Antes teremos uma partida inaugural das seleções femininas de Tabira -PE x Água Branca – PB.

E logo após teremos a decisão com os times: América de Riacho do Gado x Palmeiras da Cohab.

O confronto das equipes foi interrompida no dia 26 de Maio de 2013, devido a uma forte chuva que caiu no local e deixou o campo impraticável para o esporte, tendo os times jogado apenas 1 Tempo e terminando empatado em 0×0.

Por André Sundek

UNIDADES DO SAMU VÃO ATENDER 12 MUNICÍPIOS DO ALTO E MÉDIO PAJEÚ

 
Em reunião realizada na tarde desta Sexta (07), em Afogados da Ingazeira, o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira, anunciou para Setembro a chegada das unidades do SAMU ao Sertão do Pajeú. Em reunião com os Prefeitos de Afogados da Ingazeira, Tabira, Itapetim, Quixaba, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama, Santa Terezinha e São José do Egito, ele apresentou o modelo de gestão do SAMU e as contrapartidas financeiras dos municípios. Por cumprirem agenda no Recife, os Prefeitos de Brejinho e Solidão enviaram os respectivos secretários municipais de saúde.
Serão duas unidades em Afogados da Ingazeira e duas em São José do Egito (uma ambulância básica e uma avançada, com UTI); além de uma unidade de suporte básico em Tabira. Afogados da Ingazeira vai atender aos municípios de Quixaba, Carnaíba, Iguaracy e Ingazeira, além, é claro, de Afogados. Já as unidades de São José do Egito, atenderão aos municípios de Itapetim, Brejinho, Tuparetama e Santa Terezinha. A de Tabira vai atender também ao município de Solidão. A Central de Regulação 192 está sendo implantada em Serra Talhada e deve entrar em funcionamento em Setembro, junto com o atendimento do SAMU na região.

07/06/2013

DINCA BRANDINO ANUNCIA O 9º ARRAIAL DO DINCAO

O Ex-Prefeito Dinca Brandino anunciou as atrações do 9º Arraial do Dincao que será no dia 24 de junho as 21 hs na Rua Cloves Siqueira Xavier em frente a residência de Dinca.

Atrações :

Toinho de João de Cicera

Delmiro Barros

Sirano e Sirino

Fonte Tabira em Debate


Zé Ramalho, Flavio Leandro e Gatinha Manhosa estarão entre as atrações da Expoagro em Afogados da Ingazeira.

Contra fatos não há argumentos. O Secretario de Cultura Alessandro Palmeira negou mais de uma vez que o cantor Zé Ramalho não estaria entre as atrações da Expoagro/2013 em Afogados da Ingazeira. Tudo por causa de uma informação do face do artista...

Empresários e Ministério Público discutem alternativas para a gestão eficiente do lixo reciclável

Os empresários, Ministério Público, prefeitos, recicladores de materiais e representantes da sociedade civil vão discutir alternativas para a gestão eficiente do lixo reciclável no Polo Gesseiro do Araripe. O encontro acontecerá no seminário “Diálogo Sustentável no Araripe”, realizado na próxima segunda-feira (10), às 14h, no Centro Tecnológico do Araripe (Araripina). "Nós queremos estabelecer um compromisso coletivo para a implementação na região das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos", afirma o presidente do Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso), Ariston Pereira.

Os realizadores do evento são o Sindusgesso e o Ministério Público de Pernambuco (MPE). "A ideia é alinhar as dimensões econômica, social e ambiental em propostas visando a utilização das melhores tecnologias disponíveis para eliminação dos gargalos que dificultam a gestão eficiente dos resíduos", afirma Dhyan Shamma, consultora de projetos socioambientais da Matura - Projetos & Inovações de Economia Circular, empresa coordenadora do evento.

Está sendo realizado pela Secretária de Agricultura de Tabira, a entrega do milho da CONAB.

O governo municipal através da Secretaria de Agricultura do Município de Tabira–PE, iniciou nessa sexta–feira (07/06/13) a terceira entrega do milho da CONAB, na qual está sendo entregue 23 toneladas a 25 agricultores do município. O secretário de agricultura Beto Santos afirmou que no final desse mês, será enviada uma nova lista e que a secretaria estará recebendo uma nova quantia de 25 toneladas de milho. A entrega está sendo realizada na referida secretaria das 07 às 13 horas de segunda a sexta.


 Fonte:Assessoria de Imprensa
Tabira Hoje

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é comemorado com lançamento do Cordel do Meio Ambiente, em Tabira.

Poetas Participantes do Cordel do Meio Ambiente


Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, a Secretaria de Juventude e Meio Ambiente realizou na noite da última quarta-feira, 05 de junho, na Praça Gonçalo Gomes, o lançamento do Cordel do Meio Ambiente “A natureza decantada e defendida pelos nossos Poetas”.





Na ocasião o prefeito Sebastião Dias cantou a música de sua autoria “Canção da Floresta”. Diversos Poetas Repentistas e Declamadores também participaram homenageando a natureza com seus versos e músicas.

O ex-secretário de Juventude e Meio Ambiente Sandro Ferreira esteve presente no evento levando sua contribuição como ecologista. “agradeço a Zé Carlos pelo convite, e agradeço ao Prefeito Sebastião Dias pelo apoio que esta contribuindo para o meio ambiente" frisou Sandro Ferreira.

Durante o evento cultural foi distribuído o Cordel do Meio Ambiente para todo o público.

NOSSA NATUREZA É SANTA
E O SEU VERDE É ALEGRIA,
POIS QUANDO AMANHECE O DIA
O PÁSSARO ALEGRE CANTA.
SUA CANÇÃO ME ENCANTA
POR SER BELA E AFINADA.
JÁ O PEIXE BRINCA E NADA
NA ÁGUA DA CORRENTEZA.
NO CANAL DA NATUREZA
MINHA TV “TÁ” LIGADA.

(Vagner Leandro)
Junho 2013

POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES

Cantoria beneficente será realizada hoje dia 07, em Tabira.

Poetas tabirenses

(Por Vagner Leandro)

Hoje sexta-feira, dia 07 de junho, a partir 20h00min, no Bar do Espetinho enfrente a estátua do Padre Cícero, em Tabira, será realizada uma cantoria beneficente em prol do nosso amigo Zé de Jota, cunhado de Arlindo do churrasco, que sofreu um acidente automobilístico e necessita fazer uma segunda cirurgia.

Convidamos todos os amigos, poetas e admiradores da poesia de Tabira e região para esse evento cultural e solidário.

Você pode participar colaborando com um quilo de alimento ou qualquer quantia em dinheiro. Esta cantoria tem a organização de Arlindo e família.

06/06/2013

EDY FREITAS FARA UMA APRESENTAÇÃO NESTA SEXTA FEIRA NO SBT

Nesta sexta feira 07/06 o artista Edy Freitas fara uma participação com o personagem de Ney Mato Grosso. no programa   de Cristina Rocha  no SBT ás 5:30,

o artista Edy Freitas visita centro universitário senac em São paulo e fica encantado com o espaço Ney Matogrosso


CLINICA CORPUS CUIDANDO DA SUA SAÚDE


CLINICA CORPUS informa:
Dor no joelho,rigidez articular (articulação presa), dificuldade em levantar-se após  algum tempo, pode ser sinal de artrose.
 O que é artrose?
 Doença degenerativa, progressiva que atinge as articulações, iniciando por a cartilagem e posteriormente o osso adjacente, também conhecida como osteoartrose. É uma da s doenças mais frequentes na espécie humana e um dos principais fatores que leva a incapacidade física no idoso.
 Quais as articulações afetadas?
 Todas podem ser envolvidas, porem mais frequente: joelhos, pés (tornozelo), coluna, ombro, também as dos dedos das mãos(muito comum em mulheres após a menopausa).
 Quem corre maior risco?
 Mulheres, obesos e pessoas com idade acima de 45 anos.
 Quais são os sintomas?
 A dor e o primeiro sintoma, que aumenta em geral com a pratica de exercício. Em alguns casos a articulação pode estar rígida depois de dormir ou de qualquer forma de inatividade. A articulação pode perder mobilidade e inclusive ficar completamente rígida numa posição incorreta á medida a medida que piora a lesão provocada pela artrose.
 Como se dar o diagnostico?
 Através do quadro clinico do paciente observando as queixas de dor(localização, duração e característica) e exame radiológico.
 Como tratar?
 Através de medicamentos anti-inflamatorios, analgésicos, fisioterapia e em alguns casos faz-se a astroscopia (procedimento cirúrgico endoscópico minimamente invasivo através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação).
 Por Dr. Amanda da rocha B. morais (CREFITO 156507-F) atendendo de segunda a sexta das 8:00-12:00 horas e das 14:00 as 17:00 horas, na clinica CORPUS.

ÔNIBUS ABANDONADO ESTA SERVINDO DE MOTEL EM TABIRA

Um ônibus abandonado próximo a Robério Auto peças em Tabira, esta servindo de motel durante a noite diz os moradores, e pedem que o proprietário do ônibus, tome uma providencia!

SERRA : PEDIATRIA DO HOSPAM CONTINUA UM CAOS


Mãe teve que improvisar leito com cadeirinhas. "Criança chegou às 10 da noite e só foi medicada às 3 da madrugada", relata

O relato é de Michelle Andrade Moreira e mostra a situação caótica do setor de pediatria do Hospam em Serra Talhada. No último dia 02, ela precisou da unidade para tratar de sua filhinha, a pequena Laura, com quadro de febre alta e necessidade de internamento.

Não havia leito disponível e a alternativa foi improvisar um com três cadeirinhas. “Chegamos às 10 da noite mas só às três da madrugada a criança foi medicada”, relata a mãe. A foto é revoltante e mostra que o quadro na pediatria da unidade em nada mudou.

Por Nill Júnior