01/06/2013

Conferência Intermunicipal de Educação acontecerá em Tabira‏.

O município de Tabira irá sediar nos dias 03 e 04 de junho a Conferência Intermunicipal de Educação, que contará com a presença de sete municípios, incluindo Tabira, e será discutido o Documento Referência da II CONAE-2014, cujo tema central será O PNE – O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
A abertura do evento acontecerá no dia 03 de junho, no Auditório da Secretaria de Educação, na Rua Eduardo Domingos de Lima, ás 19h, e contará com a presença dos prefeitos dos sete municípios: Sebastião Dias (Tabira), José Patriota (Afogados da Ingazeira), Francisco Dessoles (Iguaracy), Luciano Torres (Ingazeira), Maria Aparecida (Solidão), José Pereira Nunes (Quixaba) e José Mário (Carnaíba), além de apresentações culturais, delegações por municípios e uma importante palestra alusiva ao tema da Conferência, pelo professor  Dr. Janssen Felipe.
As atividades terão continuidade no dia 04 de junho, a partir das 8h, na Escola José Odano de Góes Pires, onde será discutido em oficinas os sete Eixos  temáticos do Documento Referência.
Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação, com o Prof. Gustavo César Barros Amaral, pelo Município de Solidão;
Eixo II -  Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, com a Prof.ª Viviane Fonseca, pelo Município de Ingazeira;
Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, com a Prof.ª Josefa Rita Lima, pelo Município de Carnaíba;
Eixo IV – Qualidade na Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem, com a Prof.ª Rosângela Queiroz, pelo Município de Iguaracy;
Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social, com o Prof. Ivan Nunes, pelo Município de Quixaba;
Eixo VI – Valorização dos Profissionais da  Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho, com a Prof.ª Sineide de Lima, pelo Município de Tabira;
Eixo VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos, com a Prof.ª Maria José Acioly, pelo Município de Afogados da Ingazeira.
O término da conferência se dará com uma apresentação em plenária, onde será apresentado o documento final da conferência.
Assessoria de Imprensa

GENTE DE TUPARETAMA - Abertura dos Jogos Escolares 2013 [02]

Fonte Tacio viu assim

EXCLUSIVO! BANDIDOS PODEM TER LEVADO MAIS DE 10 MILHÕES DE BANCOS DE PRINCESA ISABEL-PB

Segundo informações do jornalista Junior Duarte, a Polícia Civil de Princesa Isabel recebeu um alerta uma semana antes de um possível assalto a cidade. Um segurança dos Correios chegou a fazer o Boletim de Ocorrência e ainda procurou a 5ª Companhia de Policia Independente da cidade para informar à polícia que suspeitos estariam fazendo um mapeamento da cidade e teriam ido até os Correios perguntando endereços de várias ruas.

O denunciante chegou a entregar a polícia fotos do carro usado pelos suspeitos e até imagens do interior da agência dos Correios. Nem assim, os serviços de inteligência das polícias da cidade (se é que ela exista), deram ouvidos ao denunciante.

Uma semana após tais denúncias, Princesa foi invadida e metralhada por assaltantes que entraram sem pedir licença e sumiram como fumaça, levado uma quantia que pode chegar à casa dos R$ 10 milhões de reais
“O episódio deixou um ferida no nosso povo, e essa cicatriz sempre existirá” relatou o jornalista José Duarte Lima, em entrevista ao Rádio Verdade da Vilabela e Gazeta FM.

“O coração da justiça foi metralhado por bandidos, e isso fere nossa cidade” pontuou o vereador da cidade Isismar Mangueira (PC do B). O parlamentar se referiu ao prédio do Ministério Público Estadual que foi fuzilado pelo bando. No momento do assalto, o Promotor de Justiça do município Dr. Diogo D’rrola Pedroso Galvão teve que fugir as presas para não ser atingido.

A busca aos bandidos ‘esfriou’ e a possibilidade de captura é cada vez mais remota, disse o vereador Irismar mostrando desapontamento com a ação policial da Paraíba.

Até agora, a única pista da polícia, é a prisão de “um suspeito” detido pela GT de Carnaiba em território pernambucano na manhã da quinta feira 30 e encaminhado para Afogados da Ingazeira e posteriormente para a DP de Princesa Isabel.


 (POR CAUÊ RODRIGUES)

Orçamento Participativo de Serra Talhada visita mais dois bairros

No sábado passado (25), o Orçamento Participativo (O.P) de Serra Talhada atendeu as reivindicações de dois bairros: Borborema e Baixa Renda. A plenária teve inicio às 15 h no colégio municipal Antônio de Medeiros. A coordenação do O.P dos serra-talhadenses recebeu aproximadamente 200 moradores, que participaram ativamente da iniciativa sugerindo soluções e apontando falhas em áreas que devem ser priorizadas pelo prefeito Luciano Duque (PT).
Inaugurado em abril, essa foi a terceira edição da plenária realizada na cidade, e a segunda em um mês. Com a proposta de escuta popular já foram beneficiados os bairros Ipsep e Mutirão. Somadas as exigências dessas duas comunidades junto ao poder municipal, a prefeitura firmou compromisso de investir pesado em obras de infraestrutura, como calçamento e saneamento, nas localidades.

(por Sandro Ferreira)
Tabira em Tempo

Eleição do Conselho Tutelar acontece hoje em Afogados

A eleição para os cargos de conselheiro tutelar acontece neste sábado, em Afogados da Ingazeira. São 12 candidatos, sendo que serão eleitos cinco eleitos conselheiros e os outros cinco serão considerados suplentes. As urnas estão instaladas na Escola de Referência Antonio de Pádua Santos. O Conselho Tutelar trabalha da seguinte maneira: são cinco conselheiros, sendo que um dos conselheiros trabalha por dia, num esquema de plantão de 24 horas por dia, atuando na cidade atendendo denúncias. Estaremos na cobertura do processo.

Itamar França

Jovem de 26 anos é coroada Miss Canadá 2013 por engano

Os organizadores do concurso Miss Canadá 2013 admitiram que a jovem Denise Garrido, de 26 anos, foi coroada miss por engano no último sábado.

Em um comunicado, o diretor do concurso, Denis Davila, responsabilizou um funcionário inexperiente pelo erro em digitar as notas dadas manualmente pelos juízes para um programa de computador que determinava a vencedora.

"Fiquei chocada. Alcancei o meu sonho e, de repente, ele foi tirado de mim", disse Denise Garrido, que não irá mais representar o Canadá no Miss Universo em dezembro .

O erro foi descoberto durante a recontagem das notas por uma auditoria independente.

Após a alteração do resultado, Denise acabou em quarto lugar. A nova vencedora foi Riza Santos, também de 26 anos, que representava Calgary.

Novo tremor de terra é registrado por sismólogos no Agreste de PE

Imagem mostra área atingida pelo abalo. (Foto: Divulgação / Laboratório Sismológico UFRN)

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um novo tremor de terra às 17h38 desta sexta-feira (31), sentido em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, e cidades vizinhas. O abalo, de magnitude preliminar estimada em 2.3 graus na escala Richter, foi captado pela estação do município de Livramento, naParaíba.

De acordo com o sismólogo da UFRN, Joaquim Mendes, ainda não é possível informar as causa do tremor. “É considerado pequeno. Ainda não se sabe o que está ocorrendo, mas não se tem registro de abalos nessa região há algum tempo”, afirmou o professor do Departamento de Geofísica da universidade.

Joselma França tomou susto ao ouvir estrondo.
(Foto: Reprodução / TV Globo)

Na última quinta-feira (30), o Laboratório Sismológico já havia registrado um tremor de 2.5 graus no Agreste do estado. O abalo, que teve epicentro no município deCachoeirinha, foi sentido emSanharó, Belo Jardim, São Bento do Una e Tacaimbó.

O tremor foi o assunto do dia em Belo Jardim, que fica a 170 quilômetros da capital pernambucana. No momento do abalo, muitos ficaram sem entender o que estava acontecendo. Outros se assustaram com o estrondo. “As coisas ficaram batendo, foi criança chorando, todo mundo ficou muito nervoso”, disse a moradora Joselma França.

Classificação Geral dos Jogos Coletivos

Jogos Escolares Fase Municipal Tabira 2013 teve em sua classificação Geral dos Jogos Coletivos as seguintes Escolas:

1° Lugar - Escola Estadual Pedro Pires Ferreira (E.P.P.F) - 140 pontos;
2° Lugar - Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti (E.A.A.C) - 133 pontos;
3° Lugar - Escola de Referência em Ensino Médio Profª Carlota Breckenfeld (EREMPCB) - 124 pontos;
4° Lugar - Escola Municipal Antonio Nogueira Barros (E.M.A.N.B) - 52 pontos;
5° Lugar - Escola Municipal Cônego Luiz Muniz do Amaral (E.M.C.L.M.A) - 47 pontos.

A todas os Atletas, Alunos, Funcionários e Equipe Gestora que fazem a Família E.P.P.F – PARABÉNS, isto é fruto de trabalho e determinação.

“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”. (Vincent Van Gogh)

Dedicamos esta bela conquista a Professora Rosa Pires da Costa, que mesmo não estando presente em cada evento continua incentivando e torcendo por esta Família E.P.P.F.

Aguardando Resultado Final Geral dos Coletivos e Individuais dos Jogos Escolares Fase Municipal 2013.

Grato Prof° Maurílio Vasconcélos (Lilo) e Família

(Postado por Escola Futsal e Voleibol Futuro Feliz)

ARRAIAL DA ESCOLA PEDRO PIRES FERREIRA

É NESTE SÁBADO 01/06,  O GRANDE ARRAIAL DA PEDRO PIRES COM O SANFONEIRO LINDOMAR DE SOUSA E VOCÊ NÃO PODE FICA DE FORA.

31/05/2013

Suspeito de assaltar banco em princesa disse ter sido sequestrado, mas estava com anel de ouro e dinheiro.

De acordo com o delegado seccional de Afogados da Ingazeira, que auxilia nas investigações em Pernambuco, Jorge Damasceno, o homem detido apresentou diversas contradições em seus depoimentos. "Ele diz ter sido sequestrado na terça [28], entre Arcoverde e Venturosa, sendo liberado só no dia seguinte, mas ele foi encontrado com dinheiro e um anel de ouro. E ele foi encontrado justamente nos locais que fazíamos as buscas", afirma o delegado.

A manutenção da prisão dos suspeito, defende Damasceno, é essencial para o desenrolar das investigações, uma vez que há a possibilidade de que o homem teria saído do esconderijo para comprar comida ou algo assim para o resto da quadrilha. "Temos fortes indícios de participação de direta e indireta, mas é preciso aprofundar as investigações. A manutenção da prisão é imprescindível para averiguar", aponta.

A polícia não tem ainda a confimação da identidade do homem. "A identidade dele, pelo nome que ele deu, consta que é da Paraíba e a carteira nacional de habilitação do estado do Mato Grosso. Ele disse que era natural de Garanhuns [no Agreste de Pernambuco], mas averiguamos que o endereço que ele nos deu não existe. São muitas contradições que é preciso averiguar", detalha o delegado.

Segundo a delegacia de Carnaíba, a Polícia Militar de Pernambuco continua a fazer buscas e montar bloqueios na região em busca de outros suspeitos de envolvimento com o crime.

Fonte G1 PE

CONVITE MISSA

“Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição. Quando de volta à casa paterna, com o Pai os filhos se encontrarão”

Jacy Amaral, irmãos, filhos, tios e esposo, convidam a todos para a Missa de 7º Dia de Maria de Fátima Limeira Amaral, que irá acontecer nesta terça-feira dia 4 de Junho de 2013, às 19h na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios em Tabira/PE.

Desde já a família enlutada agradece o apoio e a solidariedade de todos neste momento de dor e tristeza.
Por: Professor Erivelton Gomes

ITAPETIM:' FESTA DE SÃO PEDRO 2013 DIA 28/DORGIVAL DANTAS E DIA 29/ALCEU VALENÇA...

DORGIVAL DANTAS ENTRA NO PALCO A MEIA NOITE DE 28/JUNHO


ALCEU VALANEÇA SERÁ AS 10 DA NOITE DO DIA 29/JUNHO

 (Por Marcello Patriota )

Situação da energia nuclear pós Rio+20

(Por Heitor Scalambrini Costa)

Sr. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Deputado Penna, meus agradecimentos pelo convite e oportunidade de discutir tema tão relevante. Parabenizo-o pela proposição desta audiência publica, assim como os demais membros desta Comissão por acolher e aprovar esta iniciativa. Aos membros da mesa e aos demais presentes meu bom dia.

A situação da energia nuclear depois de 1 ano da Rio+20 e da Cúpula dos Povos sofreu mudanças importantes com relação ao seu papel nas políticas energéticas de vários países industrializados.

A tragédia ocorrida no Japão, em 11 de Março de 2011, colocou em evidência mais uma vez as grandes questões que ainda não foram respondidas pela área nuclear.

PREFEITURA INGRESSA COM AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA EVANDRO VALADARES E EX ASSESSORES


A Prefeitura de São José do Egito ingressou com Ação Civil Pública contra o ex prefeito Evandro Valadares, mais seus ex assessores Rogaciano Leite, Paulo Jucá, Augusto Valadares, Hilma Aragão, Maria de Fátima Nóbrega , e Fabiana Lúcia do Prado Sidaury.

A ação se deve à inadimplência herdada pelo município em convênios com Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os convênios foram celerados entre os anos de 2007 e 2012.

A inadimplência tem prejudicado a celebração de novos convênios, segundo o atual gestor. O Processo, na Comarca de São José do Egito, tem o número 03.2013.8.17.1340.

Por Nill Júnior

FILHO DE TABIRENSE RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO O DELEGADO LUIZ ANDREY


O Diretor Integrado Metropolitano (DIM) da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Luiz Andrey Viana de Oliveira, 41 anos, recebe nesta segunda-feira (27), às 18h, o título de Cidadão de Pernambuco da Assembléia Legislativa do Estado. Proposto pelo deputado Sebastião Oliveira Júnior, o título é conferido ao delegado Luiz Andrey, natural do Rio de Janeiro, pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade pernambucana. O Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa, o Chefe de Polícia Civil, Osvaldo Morais e toda a cúpula da Segurança Pública do Estado irão participar da cerimônia que acontece no plenário do Palácio Joaquim Nabuco.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Luiz Andrey se mudou com os pais para Pernambuco aos 18 anos. Filho dos advogados pernambucanos,Gilberto Sebastião de Oliveira e Margarida Maria Viana de Oliveira, naturais de Tabira-PE, o delegado iniciou a carreira no funcionalismo público como oficial de promotoria do Ministério Público do Estado. Antes de ingressar na Polícia Civil em 1998, Luiz Andrey também exerceu a função de técnico processual no Ministério Público da União. Há mais de 14 anos na corporação policial, o delegado já atuou em várias unidades da capital e interior de Pernambuco. Na chefia do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, o profissional se destacou no comando de várias operações policiais que tiraram das ruas milhares de quilos de drogas e resultaram na prisão de centenas de traficantes com atuação interestadual.

No final de 2012, o delegado recebeu a notícia da aprovação no concurso de juiz de direito do estado da Paraíba. Após fazer o curso preparatório para magistrado, Luiz Andrey não se identificou com a carreira jurídica e retornou ao cargo de delegado de polícia em Pernambuco. Atualmente, o delegado Luiz Andrey exerce a função de Diretor Integrado Metropolitano da PCPE. Responde por todas as unidades policiais da Capital e Região Metropolitana.

Acidente na BR 232 Próximo a Serra Talhada deixa três pessoas feridas

Um acidente foi registrado por volta das 12:30 hrs, desta quinta feira 30, na BR 232, altura do Km 400, próximo a Serra Talhada. Informações dão contas que quando o motorista da F4000 de placa LVL 5177 Brasilia DF que vinha de João Pessoa-PB para Picos no Piauí, foi fazer uma ultrapassagem em uma Carreta de placa ARN 5876 Ponta Grossa-PR quando teve um problema mecânico perdendo o controle do veiculo invadindo a contra=mão vindo a colidir no para-choque do veiculo fazendo com que os dois veículos capotassem, os três ocupantes da F4000 foram socorridos para o Hospital Hospam em Serra Talhada e o motorista da carreta identificado como Aparecido Antônio Quispim, não sofreu nenhuma ferimento. As informações foram colhida no local)

fonte FloresNews
Fotos: BenjamimLeite


PLANTÃO DE POLICIA

MENOR ACUSADO DE DESORDEM E INVASÃO DE DOMICÍLIO EM SERRA TALHADA

Na Rua João Davi, nº 28, Alto do Bom Jesus, Serra Talhada a Elizabete Maria da Silva, 56 anos, amasiada, doméstica informou que o acusado, que é menor de idade havia ingerido bebida alcóolica e estava atirando pedras em sua residência, chegando a invadi-la, danificando a porta. O imputado e a vítima foram encaminhados até à DPC.

VIAS DE FATO EM FLORES

No Sítio dos Nunes, município de Flores, o policiamento foi acionado para averiguar um caso de vias de fato. Sendo informados por Roseane de Souza Teles, 27 anos, separada, domestica que o acusado, que é menor de idade, apagou todos os programas do seu computador, ao pedir satisfação ao mesmo, o menor exaltou-se e ambos entraram em vias de fato, sendo separados por uma vizinha. Os envolvidos foram conduzidos até a DPC de Flores.

MENOR ACUSADO DE AMEAÇAS EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE
Na Rua Manoel Raimundo, Centro, Santa Cruz da Baixa Verde a vítima Amadel Adriano de Lima, 34 anos, solteiro, agricultor informou que por conta de uma discussão acerca de um capacete, o acusado menor de idade o ameaçou com uma faca. O menor acompanhado pelo pai foi encaminhado juntamente com a vítima à DPC.

Fonte: 14º BPM

TABIRA: TRÊS FERIDOS EM CHOQUE DE MOTO COM BICICLETA
Na PE 320, próximo ao posto Nogueirão II, Tabira, Lucas Leandro Barbosa Torres, 17 anos, estudante, morador do Bairro de Fátima 1, pilotava a moto tipo cinquentinha da marca Tramy, cor azul, com Émerson Ferreira da Silva, 14 anos, estudante, do mesmo bairro na garupa, quando houve a batida contra a bicicleta de Valdeci Cordeiro da Silva, 52 anos, agricultor, morador da Rua Deca Marques. Valdeci apresentava sinais de embriagues e conduzia a bicicleta em zig-zag na pista. Os menores que estavam na cinquentinha fora socorridos para o Hospital com ferimentos na cabeça e nos braços. Já o ciclista apresentou ferimentos mais graves na cabeça e no rosto. A PM registrou a ocorrência.

30/05/2013

CHÁCARA DO DICINHA DO CALÇAMENTO

você agora tem o lugar certo! para seus fins de semanas, e feriados é na chácara do Dicinha do calçamento,  em Campos Novos, tem picanha na brasa,feijoada, galinha de capoeira etc...

Alem do Banho de bica e tirolesa.

SDS e bacamarteiros firmam acordo para porte da arma em PE

Uma reunião na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, área central doRecife, discutiu o transporte do bacamarte, uma arma usada tradicionalmente nas festas juninas. Representantes da secretaria, da Assembleia Legislativa e de associações de bacamarteiros participaram do encontro e firmaram acordo com relação ao que determina a lei.

De acordo com o deputado Augusto César (PTB), que convocou a reunião, alguns homens sofreram constrangimentos e foram registrados até casos de prisão no Sertão do estado por porte do bacamarte. “O problema é que eles têm uma licença dada pelo Ministério da Defesa, mas acabavam presos em abordagens feitas pela polícia. Tomei iniciativa de vir aqui conversar com [Wilson] Damázio (secretário de Defesa Social de Pernambuco) para que ele possa ouvi-los e procurar uma solução adequada”, disse.

O secretário de Defesa Social afirmou que vai orientar os policiais de Pernambuco. “A SDS vai emitir uma recomendação à Polícia Militar e à Polícia Civil para que os policiais se abstenham de causar qualquer tipo de embaraço aos bacamarteiros quando eles tiverem transitando legalmente seus artefatos”, disse Wilson Damázio.

EDMUNDO BARROS DEIXA GOVERNO SEBASTIÃO DIAS SEM SABER QUEM SERÁ O SEU SUBSTITUTO

Mesmo com todas as informações dando conta de que o Presidente Mário Amaral (PTB) será o novo Secretário de Obras do Governo Sebastião Dias, Edmundo Barros deixou a pasta sem saber a quem passar as informações.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, Edmundo Barros disse que quem ficou cuidando da Secretaria foi o dentista Alan Dias, filho do prefeito. Falando sobre a polêmica “cerquinha” que juntou a praça a Igreja da cidade, Edmundo disse que a ação teve por objetivo disciplinar o trânsito e não deixar a praça bonita.

Opinando sobre o nome de Mário Amaral para a Secretaria, Edmundo disse que o Presidente do PTB "estuda fora de Tabira e chega tarde em casa".



(Por Nill Júnior)

PREFEITURA E EMPRESA PROGRESSO INICIAM REFORMA DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE TABIRA

(Por Anchieta Santos)

A Prefeitura de Tabira, em parceria com a empresa Progresso iniciou a reforma do seu Terminal Rodoviário. Pernambuco tem hoje terminais em estado precário também nas cidades de Serra Talhada, São José do Belmonte, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim, Arcoverde, São José do Egito, dentre tantos outros.

Enquanto em Afogados da Ingazeira a Secretaria Estadual de Transportes reformou o Terminal Rodoviário, em Tabira o governo Sebastião Dias recorreu à empresa Progresso para reformar o seu.
Fonte Nill Júnior

POLICIAS CONTINUAM EM DILIGÊNCIAS EM CARNAIBA E SUSPEITO PRESO É LEVADO PARA AFOGADOS DA INGAZEIRA

Policiais Civis, Militar, GATI, CIOSAC e PM da Paraíba continuam em diligências na cidade de Carnaíba e zona rural nas proximidades com as divisas dos estados de Pernambuco e Paraíba na tentativa de capturas ao meliantes que assaltaram na ultima terça feira dois bancos na cidade de Princesa Isabel que faz fronteiras com os municípios de Quixaba, Flores e Carnaíba. A mega operação voltou a ficar intensiva depois da prisão de um suspeito na manha desta quinta feira nas proximidades do sitio Santa Rosa pela GT de Carnaíba. Viaturas de policias circulam pelas ruas de Carnaíba. O helicóptero cedido pela policia pernambucana deu uma trégua durante o período da tarde depois de ter sobrevoado a cidade de Carnaíba.
Por volta das 13:00 horas, o suspeito que estava detido na Delegacia de Policia de Carnaíba foi levado para a DP da cidade de Afogados da Ingazeira para ser ouvido.



( POR CAUÊ RODRIGUES)

Bebê resgatado em cano de esgoto na China deixa hospital

O bebê que foi resgatado no encanamento do esgoto de uma casa da província de Zhejiang, no leste da China, recebeu alta do hospital, informou nesta quinta-feira (30) a imprensa local.

O recém-nascido, um menino com cerca de 2,8 quilos, passa bem e não apresenta nenhuma sequela.

A criança foi entregue a seus familiares, embora não se saiba se ele estaria com seu pai ou seus avôs maternos.

O caso ocorreu no último sábado (25), quando uma mulher de 22 anos - a própria mãe da criança -, avisou os donos de uma residência próxima sobre o choro de uma criança vindo de dentro dos canos. Posteriormente, a mulher, cujo nome não foi revelado, reconheceu ser a mãe do bebê.

Enfermeira observa o bebê resgatado de dentro de uma tubulação de esgoto em Jinhua, na China. A queda do recém-nascido no vaso sanitário foi acidental, e a mãe não será indiciada, informaram as autoridades locais. (Foto: Reuters/China Daily)

Dois dias depois, a mãe admitiu à polícia que tinha dado à luz ao bebê em segredo em um banheiro do condomínio em que vivia. Como o pai da criança era contrário a gestação, ela decidiu se submeter sozinha a um aborto - prática relativamente comum na China - porque não tinha dinheiro para pagá-lo.

Segundo a jovem, que manteve a gestação em segredo vestindo roupas largas, o bebê escorregou ao sair do ventre e desceu pelo encanamento.

Após tentar tirá-lo, sem sucesso, e com medo da descoberta de que ela era a mãe, a jovem alertou um vizinho sobre o choro do bebê vindo dos canos, o qual chamou os serviços de emergência.
Bombeiros cortam cano para retirar bebê. (Foto: AFP Photo)

O bebê foi resgato duas horas depois, ainda com sinais da placenta da mãe, e levado ao hospital ainda preso ao pedaço de cano, que não tinha nem dez centímetros de diâmetro.

Os bombeiros e os médicos romperam o cano pedaço a pedaço e, finalmente, tiraram o bebê, que sofreu apenas alguns cortes e arranhões no rosto.
saiba mais
A mãe, que renunciou à guarda da criança, não receberá qualquer tipo de condenação, já que as autoridades entenderam o fato como um acidente e não como um fato delitivo, como poderia parecer inicialmente.

O fato gerou milhares de comentários nas principais redes sociais do país, onde se multiplicaram as ofertas de ajuda à criança.
G1 PE

Escolas do Campo Homenageiam "Tabira" nos seus 64 anos.


Dentre as homenagens que as escolas fizeram nos 64 anos de Tabira, as escolas do campo estavam presentes destacando a agricultura no nosso município. A quadrinha da música Louvação a Tabira de Dedé Monteiro fala bem o que é Tabira:

"Minha Tabira cidade formosa
És uma rosa não há como tu"




Parabéns Tabira!!!
Obrigada professoras
Coordenadora: Jadilma Cordeiro

POLÍCIA AFIRMA QUE BANDO QUE INVADIU PRINCESA CONTINUA LIVRE



(Por Junior Duarte)

Um agente da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga), que participa da operação para prender o bando que assaltou duas agências bancárias na cidade de Princesa Isabel, acaba de informa a redação do blog, que não procedem às várias informações levadas ao público de confronto das policias com o bando. Ninguém foi preso, muito menos ferido e veio a falecer, informa a fonte ao blog.

Segundo o agente da CIOSAC foi montada uma operação de guerra com policias dos dois estados, Paraíba e Pernambuco, além de dois helicópteros que sobrevoaram durante toda manhã desta quarta (29) localidades próximas a Quixaba, onde os bandidos provavelmente estariam. Ninguém foi encontrado, e as várias denúncias que chegaram à polícia, eram infundadas.



As buscas vão entrar pela madrugada, informou o agente, que revelou ainda, achar pouco provável que os bandidos estejam por perto.

“A região que vasculhamos e pequena, se eles estivessem lá, teríamos achado alguém, creio que o bando pode ter usado outra rota de fuga, e já estejam longe daqui” finalizou. (Fotos de um dos carros usados pelo bando, queimado momentos depois em uma estrada na zona rural)

(blog tv web sertão)