09/04/2013

EXAGERO? PREFEITURA DEIXA 16 COVAS ABERTAS NO CEMITERIO DE CARNAIBA/PE

Será um exagero por parte do poder público?

Em grandes cidades comoOsasco, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e até mesmo no Recife, pode até ser normal se deparar nos cemitérios públicos com dezenas de covas abertas.
Mas em Carnaíba, sertão de Pernambuco, município com menos de 20 mil habitantes, a situação se extrapolou. No cemitérioSão Judas Tadeu, o único da cidade, estão abertas em uma única filheira um total de 13 covas e mais três um pouco mais a direita, totalizando o número de 16. O flagra foi feito pela equipe do Blog do Cauê Rodrigues no final da tarde da ultima sexta feira 05.
Segundo a crença do sertanejo isso gera como um "agouro" aos viventes!

Na crença popular do nordestino, de acordo com Getúlio César (1941?, p. 89), os brasileiros são “um povo extremamente crédulo e de uma credulidade pueril. Basta dizer que o grito da coruja é considerado como mau agouro porque ele corta mortalha no seu canto sentimental; sapato com o solado para cima está chamando o dono para a cova;... tesoura aberta aguarda cortar a mortalha de quem assim a deixou;...vender sal à noite trás caiporismo; um enterro que pára em frente de uma casa é sinal de que ali vai morrer alguém... Euclides da Cunha nos Sertões diz que a primeira coluna que seguiu para Canudos, saiu de Juazeiro no dia 12 de novembro, à noite, para não sair a 13, dia aziago (sic). E ia combater o fanatismo.”


Nos últimos meses, muitas mortes vem acontecendo no município envolvendo na maioria das vezes motociclistas, como foi o caso do mês de Janeiro de 2013 que em apenas 15 dias morreram 07 carnaibanos, seis deles em acidente automobilístico. Mesmo assim, populares acham o numero de covas abertas um exagero!

Depois das leves chuvas que vem caindo na cidade, algumas das covas acabaram enchendo e até transbordando lamas, o que no caso, se tivesse de acontecer algum enterro neste período, a cova teria que ser "esgotada" para que um sepultamento pudesse ser feito.
POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES

0 comentários: