08/12/2012

Bandidos explodem cofre do Banco Itaú em Serra Talhada


Uma quadrilha ainda não identificada pela polícia, arrombou na madrugada deste sábado, 08, um caixa eletrônico da agência do Banco Itaú, no centro da cidade de Serra Talhada. De acordo com testemunhas, os policiais que estiveram no local constataram que grande quantidade de explosivos foi utilizada no arrombamento. A polícia fez o isolamento e se encontra no local. Ainda não se sabe se outros caixas foram arrobados. A quantia subtraída não foi informada pela gerência da agência. Durante todo o dia traremos mais informações! Foto: (Nayn Neto).

por: Itamar França

PREFEITO ELEITO SEBASTIÃO DIAS TEM AS CONTAS DE CAMPANHA REPROVADAS.

Conforme divulgação no mural do Cartório Eleitoral local 05 vereadores, entre eleitos e suplentes, tiveram as suas contas aprovadas, 08 tiveram as contas aprovadas com ressalvas e 04 tiveram as sua contas desaprovadas. A surpresa da vez é que entre os 05 nomes que tiveram as contas de campanha reprovadas, está o nome do prefeito eleito, o poeta Sebastião Dias Filho. Assim começa o suplício do novo prefeito Sebastião Dias que está sendo reprovado nas contas de campanha de 2012 pelo judiciário e por isso pode ser alvo também de processo na justiça. Não custa lembrar que as contas de campanha de 2012 de Dinca Brandino e Joel Mariano foram aprovadas. Por Dedé Rodrigues.

Postado por Tabira em Tempo

Tabira recebe prêmio em Brasília de Gestão Eficiênte da Merenda Escolar

 
Categoria: Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional 

No dia 05 de dezembro de 2012, membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Dinalva Lima Pereira Bezerra - Diretora de Finança, Cristiana Oliveira da Silva Manoel - Nutricionista e Josinalva Leite Soares de Oliveira - Coordenadora de Merenda Escolar) estiveram representando o município de Tabira na Solenidade de Premiação da 9ª Edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, o qual dentre os municípios da Região Nordeste foi premiado na categoria de Eficiência Nutricional e Educação Alimentar, bem como, o único a ser premiado entre os municípios do estado de Pernambuco.
Sem sombra de dúvidas, um reconhecimento merecido inaltecendo o trabalho da gestão, chegamos a este ponto pelo trabalho feito em equipe, que contou principalmente com o compromisso das pessoas citadas abaixo: 
- O Prefeito José Edson Cristovão de Carvalho, que deu condições suficientes para a execução do programa; 
- O Secretário Municipal de Educação Prof. Gustavo César Barros Amaral e a Diretora de Finanças, Profª Dinalva Lima Pereira Bezerra, que Conscientes do valor nutricional da merenda escolar para o desenvolvimento da aprendizagem, valorizaram o Programa de Alimentação Escolar, garantindo qualidade, segurança alimentar e nutricional aos estudantes da Rede Municipal de Ensino; 
- A dedicação da equipe do setor de merenda (Josinalva Leite Soares de Oliveira - Coordenadora de Merenda, Cristiana Oliveira da Silva Manoel - Nutricionista e todos os colaboradores, diretos e inderetos do setor, os quais foram de grande valia para a execução do trabalho (Leonardo Brasil, Henrique Nogueira, Maria do Carmo Morais, Aucilânia Nunes, Pedro Severo, Paulo Marcelo Estevão, Fábio Barros e Pedro Pereira), equipe esta, empenhada e totalmente ciente de suas responsabilidades perante trabalho tão sério relacionado à execução do dinheiro público e do direito da criança de se alimentar; 
- Parceria com grupo de agricultores familiares da região e todos os fornecedores que nos permitiram, através do fornecimento de gêneros alimentícios, atender às necessidades nutricionais e a qualidade que o cardápio exigia continuadamente. 
- Interação da equipe de Vigilância Sanitária e Agentes comunitários, através da Secretaria Municipal de Saúde, de Agricultura, Administração, Cultura, Planejamento e Tesouraria; 
- Fiscalização atuante do CAE ( Conselho de Alimentação Escolar ); 
- Cumplicidade da equipe pedagógica através da Diretora de Ensino-Profª Maria Luzinete Marques Pereira, Diretores Escolares, Coordenadores e Professores da Rede Municipal de Ensino, pelo papel assumido de multiplicadores de informações sobre alimentação saudável e sustentável; 
- Sabendo ainda que nada disso seria possível sem o trabalho árduo das merendeiras e auxiliares de serviços gerais, que garantiram a excelência do produto final, que é a merenda no prato de qualidade, durante os 200 dias letivos. 
Por tudo isso, agradecemos a todos a valiosa participação nesse programa, que resultou na conquista do Prêmio "Gestor Eficiente da Merenda Escolar" e o destaque do nosso município como o único no Estado de Pernambuco e entre os melhores do Brasil.

EDILENE TEM 99% DOS VOTOS VALIDOS E CONTINUA SENDO A DIRETORA DA ESCOLA PEDRO PIRES EM TABIRA


Hoje 07/12/12 aconteceu nas escolas do estado à eleição de Diretor Escolar, na escola Pedro Pires Ferreira em Tabira, atual diretora Edilene Lopes de Sousa Silva, foi candidata única e teve 99% de aprovação.
votantes 402
Edilene: 398 votos
Nulos: 03 votos
Branco: 01 voto

Este resultado foi passado por Givany Mariano, da GRE de Afogados da Ingazeira. Que estava na referida escola acompanhando todo trabalho da Eleição.

Parabéns Edilene isto é fruto do seu Trabalho!!!

07/12/2012

Biodigestor transforma vida de agricultores na região


Produzido pelo esterco do gado, o biodigestor sertanejo, economiza no bolso do homem do campo, sendo responsável pela redução do desmatamento de árvores da Caatinga para coleta de lenha e produção de carvão vegetal, eliminando também o uso do gás butano. O uso desta tecnologia vem possibilitando o aproveitamento das fezes dos animais, mantendo o curral limpo; evitando a emissão do gás metano na atmosfera, minimizando o efeito estufa e contribuindo com a sanidade animal, já que um curral limpo diminui os riscos de contaminação. O projeto da Diaconia vem transformando a vida de agricultores no sertão.

Fonte:Itamar França

Você já ouviu falar em Carboxiterapia?



O procedimento consiste na aplicação de Anidro Carbônico (Gás medicinal puro), no tecido subcutâneo através de uma agulha bem fina (como a de insulina).

“A Carboxiterapia tem apresentado excelentes resultados na medicina estética, pois trabalha com a redução de gordura localizada, redução de marca de expressão, rugas, olheiras, celulites e flacidez. Resumindo: melhora a autoestima da mulher”, complementa Draª Leni Gomes, fisioterapeuta da Clinica Corpus, clinica de fisioterapia e estética em tabira.

Além de todos o benefícios descritos acima, podemos citar a redução da “papada” do pescoço, tratamento da calvície e complementar a lipoaspiração e pós-operatório. A partir da quinta sessão feita, já é possível notar a pele mais saudável e lisinha e a redução de centímetros nas medidas.

O método inclui cerca de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou três vezes na semana – tempo que o corpo precisa para metabolizar o gás. É possível notar a pele mais saudável e firme logo após as primeiras sessões. O método precisa ser associado a uma alimentação livre de gorduras e à prática de exercícios físicos.

Recuo para evitar fiasco maior

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Ao editar a medida provisória 579 em 11 de setembro último, que trata da renovação das concessões do setor elétrico e da redução de preços nas tarifas de energia, o governo deu um prazo final para a assinatura dos aditivos contratuais até terça-feira dia 4 de dezembro, para que as empresas envolvidas decidissem se aceitavam ou não a proposta governamental.

Ao todo estão em jogo, 20 contratos de geração (num total de 22 mil MW potência instalada – total de usinas hidroelétricas 78,5 mil MW), nove contratos de transmissão (num total de 85 mil km de linhas – total no Brasil 103 mil km) e 44 contratos de distribuição que vencem entre 2015 e 2017, e para os quais o governo ofereceu um valor de indenização para os ativos que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considerou ainda não amortizados. Pela proposta, as concessionárias terão um novo contrato, por mais 30 anos, ficando com uma tarifa que cubra os custos de operação e manutenção e uma taxa de remuneração de 10% (há controvérsias sobre estes valores impostos pela Aneel). Sem dúvida a empresa mais afetada, foi a Eletrobrás, estatal federal, cuja diretoria não entrou em polêmicas públicas com sua controladora, a União.

Desde então, sem nenhuma discussão a priori com os envolvidos na questão, os responsáveis pelo setor energético no país, sempre afirmaram, no alto da prepotência e da arrogância, peculiar a estes servidores públicos, que não modificariam a MP 579. Era reafirmado para quem quisesse ouvir que o governo não raciocinava com a hipótese de aumentar o valor das indenizações nem no valor das tarifas.

A reação contrária a MP foi muito grande, e partiu não só das empresas atingidas (com alguns dirigentes se pronunciando contrários às medidas anunciadas), mas também da academia, de especialistas do setor elétrico, de sindicatos de trabalhadores e de várias organizações não governamentais. Além do governo federal os únicos defensores da MP 579 foram a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que lançaram uma campanha publicitária - nos jornais e na televisão, e mais recentemente a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A pressão das empresas e de seus controladores surtiu efeito. Levou o governo a editar uma outra medida provisória a MP 591 (29/11) que reconheceu os investimentos em linhas de transmissão anteriores a maio de 2000, e que não tinham sido levados em conta anteriormente, pois eram consideradas totalmente amortizadas. Também editou a portaria interministerial MME-MF nº 602 (29/11), com os valores retificados das indenizações referentes às usinas hidrelétricas a serem pagas aos concessionários de geração. Os valores de ressarcimento de geração foram corrigidos e levados em conta os gastos que elas tiveram ao construir suas usinas hidrelétricas, reconhecendo assim os chamados “custos retardários” (modernização de turbinas, contingências judiciais por desapropriações, investimentos sócio-ambientais ao longo do período de concessão, ....). Quando definiu o cálculo das indenizações para as geradoras, o governo usou a metodologia conhecida como Valor Novo de Reposição (VNR), que remetia para os custos de hoje o quanto às empresas gastaram no momento de construir seus ativos. Segundo técnicos governamentais a alteração na metodologia pode levar a um acréscimo de até 10% no VNR. E nas vésperas do chamado dia “D” (3/12) oficializou através do decreto no 7850, um novo incentivo às empresas para que renovem antecipadamente seus contratos de concessão. As companhias geradoras terão agora até o fim de 2013 para fornecer informações complementares sobre os investimentos realizados em seus ativos e, assim, se tornarem elegíveis a novas compensações oferecidas pelo governo. A nova compensação poderá vir na forma de reajuste nas indenizações pagas pelo governo ou com um aumento tarifário.

Mesmo com estas medidas as assembléias gerais de acionistas das empresas como a CESP, CELESC, COPEL, CEMIG decidiram não renovar as concessões. Já empresas como a Eletrobrás com cerca 30% da capacidade instalada total da companhia e no caso das subsidiárias Eletrobras Chesf e Eletrobras Furnas, respectivamente, 86,8% e 38,3% de sua capacidade instalada, decidiram por renovar suas concessões. Já algumas empresas se anteciparam em anunciar a decisão de renovar as concessões como foi o caso da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul.

Agora resta as empresas aguardarem a tramitação da MP 579 no Congresso Nacional para manifestarem o interesse pela renovação dos contratos de concessão que poderá sofrer modificações (pouco provável). Do ponto de vista dos trabalhadores destas empresas, sem dúvida, sofrerão em breve os reflexos das contenções de despesas que certamente ocorrerão por parte das empresas, que já reativaram seus planos de demissões voluntárias e incentivadas.

De toda maneira fica uma lição deste episódio, a necessidade mais que urgente de se democratizar as decisões tomadas pelo governo federal responsável pelo setor elétrico, tão estratégico para o país. Certamente fica também constatado que para as empresas sempre haverá a possibilidade do governo recuar, mas para os trabalhador@s, .....

INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TABIRA-PE


(FOTOS PEDRO PEREIRA)