14/07/2012

GATI PRENDE DROGAS EM SANTA TEREZINHA

A Equipe do GATI mais a policia Civil e GT local, de Santa Terezinha, apreendeu neste sábado 14/07, em poder de Vandeilton de Melo Lima (Itin) 42 bitucas de maconha e mais uma quantidade, pronta para o consumo em uma sacola de plástico. O mesmo foi entregue na DP para as providências cabíveis.

MP E COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA DE SEBASTIÃO DIAS APRESENTAM IMPUGNAÇÃO À CANDIDATURA DE MARCÍLIO PIRES



O Promotor de Justiça e a coligação partidária de Sebastião Dias apresentaram impugnação à Candidatura de Marcílio Pires, pelo fato do mesmo ter tido as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, referente a Administração da Câmara no exercício de 2009 quando esteve Presidente.

Conforme confirmação do Promotor de Justiça Leôcio Tavares, em sua impugnação as irregularidades cometidas por Marcílio Pires confirmam CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Fonte: Autos do Processo Público do Registro de Candidatura

13/07/2012

FRENTE POPULAR PARA O TRABALHO CONTINUA CONVIDANDO O POVO PARA A PRIMEIRA PLENÁRIA 40.

      
A Frente popular para o trabalho continuar em Tabira composta pelo PSB, PC do B E PV está divulgando em carro de som o convite para toda a militância para se fazerem presentes à primeira plenária 40 que será realizada no dia 21 de julho de 2012, às 19 horas, na casa de José Édson Cristovam de Carvalho, o popular Dinca Brandino, candidato a prefeito pela referida frente nas eleições de 2012.
Por Vagner Leandro.

MARCÍLIO PIRES, JACINETE VIEIRA E BENONE LEÃO SOFREM AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PELO MP



O Ministério Público continua entrando com ações de impugnação contra candidatos a prefeito na região do Pajeú. Em Tabira, o promotor Leôncio Tavares Dias entrou com tentativa de impugnação contra o candidato do PDT a Prefeitura de Tabira Marcílio Pires. Ele até havia saída da lista do TCE por conta de convocação e pagamento indevido de Sessão Extraordinária quando Presidente da Casa, mas, pela análise da Procuradoria Eleitoral, ainda não se livrou da ação por não recolhimento do INSS de legisladores no mesmo período em que presidiu a casa.

Em Solidão, o mesmo promotor entrou com ação de impugnação cdontra Jacinete Vieira de Melo, Neta, candidata a Prefeitura do município. Neta está na lista de políticos com contas rejeitadas pelo TCE e ainda responde a ação penal por fraude em licitação. Em São José do Egito, o candidato Benone Leão (DEM) também teve seu pedido de impugnação formalizado pelo MP. Nos três casos, caberá à Justiça Eleitoral acatar o pedido ou não. Caso sim, os candidatos ainda poderão recorrer ao TRE.

Por Nill Júnior

O Comunicador Leo Brasil, vai apoiar Aldo Santana para vereador nas Eleições de 2012, Leo Trabalha na Rádio Tabira-FM 89.7

         
                              Leo Brasil                                                    Aldo Santana

PROJETO DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DE MÃOS DADAS UFPE E TABIRA-PE: INTERIORIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ESPORTE E LAZER.

Depois das atividades da Excursão Didática na semana de emancipação política de Tabira pelos graduandos em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, a pesquisa continua sendo desenvolvida e mais ações do projeto. Nesta quinta-feira o estudante do 7º período do curso Ari Miron, efetuou a entrega de material esportivo, doado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (NIEL), da UFPE, destinado às escolas do município, culminando com momentos de alegria entre as crianças e os professores que terão complemento ao acervo para trabalhar nas aulas de educação física.

O intercâmbio entre o Ensino Superior e o Ensino Básico é fundamental para o processo ensino aprendizagem, pois não existe docência sem discência (Freire, 1996). Assim, as atividades de esporte e lazer na escola se tornam ferramentas que facilitarão o desenvolvimento da criança, acumulando conhecimentos para a formação cidadã, tendo como objetivo socializar os conhecimentos produzidos na universidade com e para a sociedade, construindo conceitos e princípios de jogos cooperativos, vivenciando-os para um compromisso com a humanização de homens e mulheres à luz de uma responsabilidade social, partindo da condição de estar cooperando para uma melhoria na qualidade social de vida.

As escolas contempladas:

Adeildo Santana, Andrea Pires, Antonio Nogueira, Arnaldo Alves, Carlota Breckenfeld, Cícero Correia, Cônego Luiz, Dona Toinha, Semente do Saber e Pedro Pires.

A entrega contou com a colaboração do estudante de Educação Física da Faculdade Integrada de Patos (FIP), Ricardo da Silva Lopes. Que também integra outro Projeto de pesquisa realizado pelo NIEL, O Futebol do Brasil para o Mundo: Impactos e Legados da COPA 2014 nas Práticas de Esporte e Lazer nas Escolas da Rede Pública de Pernambuco.



Recém Nascido morre em hospital de Água Branca

Na noite dessa quinta-feira (12/07) por volta das 19:00, a gestante Maria (a mãe pediu para seu nome não ser divulgado), deu entrada no hospital de Água Branca. Segundo depoimento de familiares, “ela deu entrada por volta das 7 da noite sentindo dores. Estava tudo pronto, inclusive a dilatação estava quase a 10cm, mas a criança não vinha. Por volta das 21:30 a criança nasceu já desfalecendo”. As enfermeiras tentaram reanimá-la, inclusive fazendo respiração boca-a-boca. Todo o processo circulou por cerca de 15 minutos, mas infelizmente veio a óbito. Após isso, segundo uma testemunha, ligaram para o medico, ao qual chegou, mas comentou que “infelizmente, não há mais jeito”. O recém nascido pesou cerca de 3.900 gramas e foi sepultado hoje pela manhã.

Por: Zé Luiz/Água Branca-PB

CONCLUSÃO DO CURSO DE PHOTOSHOP DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE







12/07/2012

ASSOCIAÇÃO DE ARBITRAGEM DE TABIRA- PE

Fundada em 16/06/2010 A. A. F. T (associação de arbitragem do Futebol de Tabira) Completou neste dia 16/06/2012 dois Anos de existência, tendo como presidente: Givanildo Ramos da Silva e vice-presidente Eronildes Barbosa de Lima e tesoureiro Célio Ricardo Barbosa.
lembrando que é uma Entidade sem fins lucrativos e já possui 20 Associados

Já atuou em vários campeonatos como Copa Damol, Copa Pajeú ,Campeonato Tabirense...
 E em varias Cidades como Solidão, Tuparetama, São José do Egito, Iguraci e Santa Terezinha.


Lombada causa acidente em Santa Terezinha!


Na tarde de ontem, na PE 285, altura do sítio Macaco, uma caçamba da cidade de Tabira tombou feio ao perder o controle quando foi surpreendido pelo quebra-mola que foi recém construído na frente do “Bar de Manoel”. O motorista relatou que “já faziam 08 dias que tinha passado nessa estrada e por isso não sabia da existência da lombada (quebra-mola), e quando o viu já era tarde, vindo a perder o controle da direção do veículo”. Junto com o motorista vinha um ajudante, os dois tiveram lesões leves.


Segundo o relato de testemunhas que estavam no local, a caçamba chegou a tirar os pneus do chão irçada pelo quebra-mola. Também colhemos no local a informação de que a lombada ainda não estava pintada (como você ver na imagem), estava apenas em branco, e que foi pintada imediatamente após o acidente.

É importante entender que toda medida que tenha o objetivo de preservar vidas será sempre bemvinda, relevante relatar que pelo menos duas vidas já foram ceifadas em acidentes neste local, entretanto é necessário que essas medidas sejam feitas dentro da legalidade e com todas a sinalizações peculiares para que PREVINA-SE os acidentes e não venha a causar mais acidentes.

Mais duas novas lombadas foram construídas na chegada de Santa Terezinha:





por Informativo Terezinhense

11/07/2012

LANÇAMENTO DO CORDEL DE CAMPOS NOVOS DO POETA CARÔCHA


Neste domingo às 10h acontecerá no Povoado de Campos Novos um Recital onde será feito o lançamento do Cordel contando a História de Campos Novos pelo Poeta George Alves popular Carôcha, com participação de vários Poetas Tabirenses como Dedé Monteiro, Eniel Alves, Gonga Monteiro, Paulo Monteiro, Zé de Mariano, Dudu Morais, Genildo Santana, Pitu, Aldo do Gás, Gilson Melo e muito mais. Esse evente tem o apoio da APPTA e da AJUPTA.

Participem!!!

Aldo Santana Candidato a Vereador pelo PCdoB de Tabira-PE


Aniversariante do dia Gisele Costa PARABÈNS



COODAPIS-NORDESTE pelo quarto ano consecutivo é sucesso na FENEARTE 2012 no stande do PRORURAL, a cooperativa consegue atrair muita gente para apreciação dos seus produtos que a cada dia vem aumentando os elogios, a cooperativa levou mais de 4 toneladas de mel para serem comercializados dentro do stande do PRORURAL e BANCO DO BRASIL.
A COODAPIS acabou de ter conhecimento por oficio hoje dia 09/07/2012 que vai fornecer 20 toneladas de mel em sachê partir de Agosto na merenda escolar de Jaboatão dos Guararapes, onde a empresa que ganhou foi desclassificada e a cooperativa COODAPIS por ter ficado em segundo lugar assume o contrato. Esse é mais um grande desafio que a cooperativa tem pela frente. Com determinação e trabalho de união venceremos.

(José Adelmo)

ESCOLA ARNALDO ALVES COMEMORA 100% DO IDEPE COM PASSEATA


A Equipe Gestora, Professores, funcionários e alunos da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti de Tabira comemoraram com uma grande passeata 100% das metas estabelecidas pelo IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco).
Era comum a gente ver a alegria estampada no rosto dos professores, funcionários e alunos, muitos não esconderam as lágrimas nos olhos o que faz a gente acreditar ainda mais no ideal de ser um (a) educador (a) e na força da própria educação.

Conforme nota produzida pelo professor e Educador de Apoio Elias Mariano “A Escola resgata sua tradição de oferecer um ensino de qualidade, com foco na formação integral do cidadão, para o exercício da cidadania e reafirma o seu compromisso na formação das gerações futuras, com indivíduos que possam intervir e interagir na busca de uma sociedade justa e igualitária.” Conforme ainda a nota “ A conquista do BDE (Bônus de Desempenho educacional), orgulha a família arnaldense, no entanto, a premiação serve apenas como estímulo, que revigora o nosso compromisso e responsabilidade com uma educação emancipadora e libertária, que congregue a vontade e os anseios da população, por isto e por muito mais, vocês merecem, o reconhecimento da população tabirense.”

A Escola Arnaldo segue firme com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Todos estão de parabéns, inclusive os pais de alunos, pois sem o apoio também deles as nossas metas não teriam sido atingidas. 


(Por Dedé Rodrigues)

 VIVA A FAMÍLIA ARNALDENSE! VIVA A EDUCAÇÃO EM TABIRA!

FOTOS: VAGNER LEANDRO

SUSPEITO DE MATAR CANDIDATO A PREFEITO DE BELO JARDIM É IDENTIFICADO

A polícia informou, nesta terça-feira (10), que já identificou o suspeito de cometer o assassinato contra o candidato a prefeito da cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, Gerlan de Barros Melo. De acordo com o delegado Gilberto Meira Lins, as investigações apontam que o crime teria ligações com questões pessoais, e não políticas. O suspeito ainda não foi preso.

“Estamos mantendo a investigação no maior sigilo possível para não atrapalhar o andamento. As investigações já estão em um estágio bastante avançado. Posso falar que o crime foi cometido por questões pessoais; não há qualquer indício que tenha uma ligação política”, informou Gilberto Meira Lins. O delegado contou ainda que vai esperar a conclusão do caso para contar maiores detalhes sobre tudo que aconteceu.

O enterro de Gerlan de Barros Melo aconteceu nesta terça, às 16h, no Cemitério de São Sebastião, em Belo Jardim. O candidato a prefeito, que ía concorrer pela primeira vez a um cargo público, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), foi assassinado a tiros na segunda-feira (9), por volta das 17h30, possivelmente por um homem.

Segundo a polícia, o crime ocorreu em uma estrada de terra próxima a uma fábrica de baterias, no centro de Belo Jardim. Ele teria sido atingido pelos tiros dento do carro; o corpo foi encontrado ao lado do veículo. O corpo da vítima tinha três marcas de tiro, sendo dois na cabeça e um no tórax.(Fontes: G1/Adielson Galvão)
Local do Crime.


 por Italo Renan

10/07/2012

ESCOLAS COMEMORAM RESULTADO DO IDEPE

Em Tabira as Escolas do Estado comemoram o resultado do IDEPE 2011
a Escola Estadual de Tempo Integral Professora Carlota Breckenfeld, Estadual foi 100% (Ideb 2011), Arnaldo Alves Cavalcanti 100% e Pedro Pires Ferreira 85%.

Equipe gestora, professores e funcionários da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti comemoram o ótimo resultado.

Na Carlota, os alunos cantaram os Hinos do Brasil e de Pernambuco. Em seguida, várias girândolas foram acionadas para festejar o resultado.

Idepe – Criado em 2008, o índice é formado pela soma das notas do Saepe, que avalia as disciplinas de português e matemática, e do fluxo escolar (taxas de aprovação e reprovação). O Idepe tem uma metodologia semelhante ao índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), elaborado pelo governo federal. São analisados os alunos do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

BLOG TABIRA HOJE DIVULGA QUE O TRIBUNAL DE CONTAS JULGA IRREGULARES CONTAS DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE TABIRA


As contas da Presidente da Câmara de Tabira, Genedy Siqueira Brito (PSC), referentes ao ano de 2011 foram rejeitadas pelo TCE. O relator foi o Conselheiro Dirceu Rodolpho.
O julgamento foi realizado no último dia 05 com a publicação realizada hoje. A rejeição de Contas de Câmara é sempre mais complicada de reverter, pois não são submetidos a julgamento dos legisladores. A responsabilidade de é julgamento exclusivo do TCE.

Fonte: Blog Tabira Hoje

O JOVEM EMPRESÁRIO PAULO RICARDO VAI PARA A MAIOR FEIRA GRAFICA DA AMERICA LATINA EM SÃO PAULO-SP

Empresário de Tabira vai à Feira Serigrafia Sign FutureTextil, maior Feira Grafica da America Latina em SP, nos dias 18/07 a 21/07 o empresário Paulo Ricardo Ferreira Batista, proprietário da Microempresa PR PRODUÇÔES, está em viagem para SP em busca de inovar, em contato com Paulo Ricardo antes de sua viagem, o empresário fala sobre o comércio de quadros em Tabira, ele fala que o comércio continua em alta produção, mais que está muito concorrido, sem lucro e assim ficando cada vez mais difícil de trabalhar, vivendo essas dificuldades o empresário diz que quer correr em busca do futuro da sua Microempresa e que está indo em busca de algo novo, algo que Tabira precisa, algo que agente não tenha em nossa cidade, mais que com certeza no setor gráfico e têxtil.

O jovem Paulo Ricardo Ferreira Batista de 21 anos começou seus trabalhos em 2006, antes já tinha trabalhado 9 meses em uma outra empresa, onde se profissionalizou, Hoje conta com 18 Funcionários, em sua empresa e dois ambientes de produção e um escritório central, na AV, Raul Pereira Amorim Nº 06, no prédio Madeira do Norte em Tabira-PE