11/03/2012

CARNAIBA DEFINITIVAMENTE PERDEU O BELO RIO PAJEÚ

O Rio Pajeú nasce na chapada de BORBOREMA no maciço dos Cariris Velho Serra da Balança entre (PE/PB ) divisor de águas, no município de Brejinho.
Localidade:Sítio Brejinho dos Ferreira, propriedade do Sr Agenor Ferreira dos Santos. O Sítios Brejinho dos Ferreira fica 8 KM de distância da pequena cidade interiorana de Brejinho. O Local onde o rio nasce é um branco escuro com muitas pedras soltas e avermelhadas, quando a temperatura baixa e chove, Brejinho começa a minar. Da nascente a aproximadamente 400 M tem o 1º açude depois o rio continua o percurso em direção leste cruzando a BR 110 em Placa de Piedade, a 5 KM da cidade de Brejinho e segundo entrando no município Itapetim.
Até 1963, a nascente do Rio Pajeú constava na Serra da Balança no município de Itapetim (Brejinho antes pertencia ao município de Itapetim )
Em 1964 Brejinho tornou-se município, desmembrando-se de Itapetim.
A nascente do Rio Pajeú que ate 1963 figura parte da história de Itapetim, passou a pertencer a historia de Brejinho desde 1964.


2 )Fonte de pesquisa:Dere de Afogados da Ingazeira


O Rio pajeú nasce na Serra da Balança, no município de Itapetim. Localidade: Sitio Pimenteira, propriedade do Sr. Luiz Herculano a 8Km, aproximadamente, da cidade de Brejinho, indo pela BR 110, entrando depois da Ponte de Placa da Piedade, passando por Piedade, em direção Leste – no município de Itapetim.
Da residência do Sr. Luiz Herculano à nascente do Rio, o percurso é de 2 km e tem 2 açudes.
O local onde o rio nasce está e tem aparência de um pequeno riacho, que juntando a outros riachos um pouco abaixo dos açudes formam o leito do rio que desce em direção à cidade de Itapetim. Cruzando portanto os municipios de São José do Egito, Tabira, Iguaracy, Afogados da Ingazeira, Carnaiba, Flores, Calumbi e Serra Talhada.
É uma pena que tudo o que tinha de belo acabou! Cidades como Afogados da Ingazeira, Carnaiba e Flores contribuiram para o desastre ambiental contra o Rio Pajeu, cantado por muitos interpretes da musica popular brasileira. Em Carnaiba até a década de 90, o Rio era um lugar de lazer dos carnaibanos. Familias se reuniam aos domingos pra tomar banho em suas águas. Garotos da época jogavam futebol na areia. Outros tiravam de suas rasas cacimbas, água para o consumo do dia-a-dia. O transporte era de canoa quando o belo Rio chegava as enchentes. Nos governos de Didi e Tota de Juvenal foi concluida a ponte ligando o Bairro de Carnaiba Velha ao centro da cidade.
Hoje, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente nada faz em pró do Rio Pajeú que infelizmente está 100% poluido. Esgotos são jogados à sua margem! Lixos! Areia não existe mais! Cadê as providência do Poder Executivo? Cadê a providência da Secretaria do Meio Ambiente?

POR:CAUÊ RODRIGUES

0 comentários: