23/09/2011

Vigilância Sanitária determina suspensão de água em distrito de São José do Egito

Na última quarta-feira, 21, na sede da Igreja Católica daquela localidade, reuniram-se junto ao padre Luiz Marques os vereadores Bal Brito e Zé Bilú, o prefeito Evandro Valadares e secretário municipal de saúde Augusto Valadares. Cerca de 400 membros da comunidade compareceram.

Na última terça, 20, técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde estiveram no distrito, lacraram os reservatórios das escolas Máxima Vieira de Melo e Helena Maria de Siqueira Brito e determinaram a suspensão da distribuição de água baseados em laudo enviado à prefeitura. O documento revela a presença de bactérias na água do açude que abastece a localidade.

O vereador Bal alega que a prefeitura já havia sido alertada várias vezes sobre a suspeita de contaminação. Prova disso são requerimentos produzidos na Câmara e enviados ao prefeito desde o ano passado questionando a qualidade da água em Riacho do Meio.

A situação chamou a atenção quando várias pessoas passaram mal após o consumo. De acordo com os vereadores, 40 moradores do distrito, em média, tiveram diarréia e vômito, e foram atendidos no hospital de São José do Egito e diversas outras unidades de saúde de outros municípios.

O prefeito Evandro foi vaiado várias vezes durante seu pronunciamento e ao deixar a reunião. Um desses momentos foi justamente quando chamou o vereador Bal de mentiroso.

A contaminação tornou a água imprópria para consumo humano. Como paliativo, o prefeito informou que o município disponibilizará um carro pipa para atender a comunidade até que o problema seja solucionado.

Geraldo Palmeira Filho
Rádio Cultura AM - 1.320 KHz
Jornalista (DRT/PE 3674)

0 comentários: